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A relação entre o capital psicológico e a comunicação numa organização desportiva

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Abstract(s)

O presente estudo tem como principal objetivo examinar a relação entre o Capital Psicológico e os diferentes tipos de Comunicação no setor dos serviços, mais concretamente dentro de uma organização desportiva. A amostra é constituída por 80 trabalhadores da respetiva organização. Trata-se de um estudo quantitativo transversal, através de questionário, aplicado em diferentes departamentos da organização, de forma abranger o maior leque de profissões possível. Tendo sido aplicado de forma a que nenhum dos intervenientes se sentisse avaliado ou sentisse algum tipo de constrangimento ao responder, pois era importante obter resultados transparentes e sem enviesamentos. Desta forma, foram colocados os questionários dentro de uma caixa de papel em locais específicos da organização. Os resultados obtidos mostraram que o Capital Psicológico está positivamente relacionado com a perceção dos subordinados quanto à qualidade de Comunicação Descendente. Esta perceção encontra-se ainda positivamente associada com as quatro facetas do Capital Psicológico: Esperança com valor de correlação de, 0,80; a Resiliência com valor de correlação de 0,83; o Otimismo com valor de correlação de 0,83, e por fim, a Autoeficácia com valor de correlação 0,80. De um ponto de vista prático os resultados sugerem a necessidade das organizações de atentarem á importância da comunicação descente pois esta pode auxiliar na criação e desenvolvimento de meios para influenciar os níveis de Capital Psicológico. As limitações encontradas ao longo deste estudo relacionam-se com o seu carácter transversal e com as dificuldades impostas por parte da organização.
The aim of this study is to analyze the relationship between the Psychological Capital and the different types of Communication in the service sector, specifically within a sports organization. The sample is composed by 80 employees from the respective organization. This is a cross-sectional quantitative study, carried out through a questionnaire, applied in different departments of the organization, in order to cover the widest possible range of professions. This research has been made in a way that none of the participants felt evaluated or felt any kind of embarrassment when answering it, because it was essential to obtain transparent and unbiased results. Thus, the questionnaires were placed inside a paper box in specific places of the organization. The results showed that the Psychological Capital is positively related to the subordinates' perception on the quality of the Downward Communication. This perception is positively associated to the four facets of the Psychological Capital: Hope with correlation value of 0,80; Resilience with a correlation value of 0,83; Optimism with correlation value of 0,83 and finally Self-efficacy with correlation value 0,80. From a practical point of view, the results suggest the need for the organizations to consider the importance of the Downward Communication, as it can influence the levels of the Psychological Capital. The limitations encountered throughout this study are related to the transversal nature of the study and to the difficulties imposed by the organization.

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Keywords

Capital psicológico Comunicação Desporto Setor de serviços Psychological capital Communication Sports Service sector

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