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Atividade do formador : variabilidade e os seus efeitos nas relações laborais

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Abstract(s)

O principal objetivo deste estudo é a compreensão da atividade dos formadores internos e as suas variáveis, pela exploração das perceções que estes têm acerca do seu trabalho e como esta sinfluenciam o seu desempenho. Para a total perceção desta atividade procurou-se distinguir os dois grupos de formadores internos, sendo estes permanentes ou eventuais, bem como as dificuldades sentidas pelos mesmos ecomo é que as relações interpessoais com os seus colegas de trabalho podem afetar a sua profissão. Oito participantes foram entrevistados, quatro dos quais exercem atividades de formadores internos permanentes e os restantes de formadores internos eventuais. Os principais resultados do estudo sugerem que a grande maioria das dificuldades apontadas se relacionam com fatores externos, tais como a desmotivação ou resistência à formação e a necessidade de ter que constantemente adaptar o discurso, dependendo das situações em que se encontra. Contudo, foi observado que relações laborais positivas facilitam o exercício das tarefas de formação, conjuntamente com a criação de um ambiente de trabalho positivo. Assim, destaca-se a necessidade da criação de relações interpessoais positivas que sejam pertinentes para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo para a criação e manutenção de um nível de produtividade constante.
The primary purposes of the study are the comprehension of the activity of the internal trainer and their variables, as well as exploring the perceptions of the trainers about their role and how this could influence their performance. For the total understanding of this activity it was sought out to distinguish the differences between the two different groups of internal trainers, permanent and eventual, as well as the difficulties these might face and how their relationship with their co-workers affect their professions. Eight participants were interviewed; four of which have roles as permanent internal trainers while the remaining have the role of eventual internal trainers. The principal results obtained suggest that most difficulties faced are related to external factors, such as demotivation or resistance from the trainee’s as well as the need to constantly adapt discourse depending on the situation at hand. Furthermore, it was shown that positive interpersonal relationships facilitate the executions of training tasks as well as provide a pleasant work place environment. Thus, we highlight the necessity for the creation of positive work place relationship, which are pertinent to the development of positive work place environments in order to create and maintain a steady flow of productivity.

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Keywords

Formação Formador Relações laborais Atividade de formação Formador interno Training Trainer Work relationships Training activity Internal trainer

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