CEPCEP - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
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- Conto e tradição popular chinesesPublication . Lopes, Ana Maria Costa
- A persistência das ideias republicanas sobre a educação feminina no «Coração e Cérebro» (1935)Publication . Lopes, Ana Maria Costa
- Para uma suma do saber: a cultura do humanismo no renascimentoPublication . Lopes, Marília dos SantosA partir de alguns exemplos representativos,intenta-se demonstrar como a historiografiado Renascimento, presa a teorias conceptuais, não tem dado a devida atenção ao grande contributo dos humanistas para o conhecimento e a divulgação dos novos informes sobre o orbe terráqueo na época moderna. Os humanistas, apesar do seu apreço ao mundo greco-romano, não ficaram indiferentes às grandes mudanças e novidades divulgadas pela expansão europeia, sendo, muitas vezes, nas suas obras, mesmo quando se tratavam de reedições de obras clássicas, que se difundiram muitos dos novos dados geográficos e antropológicos. Construindo uma inestimável suma de saber, os herdeiros da antiguidade clássica, ao compilarem e debaterem os novos alicerces do conhecimento,foram dos principais mediadores entre o velho e o novo mundo. Conscientes da herança greco-romana, não deixaram de olhar com grande curiositaspara os desafios que lhe colocava o presente.
- Self-assessing of the emotional intelligence and organizational intelligence in schoolsPublication . Dagiene, Valentina; Juškeviciene, Anita; Carneiro, Roberto; Child, Camilla; Cullen, JoeThe paper presents the results of an evaluation of the Emotional Intelligence (EI) and Organisational Intelligence (OI) competences self-assessment tools developed and applied by the IGUANA1 project. In the paper Emotional Intelligence and Organisational Intelligence competences are discussed, their use in action research experiments to assess and support the development of innovation in schools is presented, together with the results of these experiments. The paper also discusses how innovation support in schools was linked to a 'Theory of Change' approach in the IGUANA project and applied to support innovation plans developed by Portuguese and Lithuanian schools. Finally, the results of the use of the Theory of Change approach are discussed.
- Entrevista a Maria Regina Tavares da SilvaPublication . Lopes, Ana Costa
- The participation of young children (under 8) in qualitative researchPublication . Brito, Rita; Dias, PatríciaIn the last decades, the role of children in qualitative research has changed, from unknown and incapable subjects, to attentive subjects and active participants. But for your participation to be appropriate and ethical, it is convenient to adopt some methods. Thus, it is intended with this article to make a critical review regarding the participation of children, up to 8 years, in qualitative investigations. Some techniques of data collection used by the authors will be presented in qualitative investigations, with the intention that the children be participative and active subjects. It is also intended to contribute to the methodological discussion and ethical issues in qualitative research with children.
- Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produçãoPublication . Brandão, Nuno Goulart; Burnay, Catarina DuffO presente paper procura discutir, de forma preliminar e ensaística, o uso do placement de marcas, produtos e temas na ficção televisiva, enquanto estratégia comercial, mas também enquanto estratégia social. Num tempo de superabundância de oferta de conteúdos e de proliferação de plataformas de distribuição e de dispositivos de acesso, o recurso a alternativas criativas de produção e financiamento de conteúdos procura garantir a fidelização de telespectadores e, por consequência, desencadear a compra, num constante processo dialógico entre anunciantes/marcas, canais/conteúdos e recetores/consumidores. Assim, e numa atitude reflexiva, é explorado o product placement enquanto conceito, atendendo às suas potencialidades e impactos, fazendo-se o contraponto e a analogia com o placement de temas (merchandising social), enquanto campo disciplinar dentro dos estudos dos media, mas ainda com pouca expressão analítica e académica em Portugal.