CEPCEP - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- L'histoire singulière d'Angelina de Sousa Mendes en FrancePublication . Lopes, AnaNão é de admirar que Angelina de Sousa Mendes, mulher de Aristides de Sousa Mendes, um herói intemporal, tenha permanecido na invisibilidade. Os actos desinteressados não puderam ser bem avaliados principalmente depois do funesto destino deste casal e dos seus filhos, em Portugal. Com efeito, Angelina não se limitou a cumprir os papéis tradicionais femininos. Esta multifacetada senhora ultrapassou-os de longe ao aderir a causas humanitárias e ao assumir uma missão e uma actividade perigosas em tempo de guerra. Sai agora da invisibilidade e do esquecimento mostrando como está bem para além do seu tempo.
- Para uma suma do saber: a cultura do humanismo no renascimentoPublication . Lopes, Marília dos SantosA partir de alguns exemplos representativos,intenta-se demonstrar como a historiografiado Renascimento, presa a teorias conceptuais, não tem dado a devida atenção ao grande contributo dos humanistas para o conhecimento e a divulgação dos novos informes sobre o orbe terráqueo na época moderna. Os humanistas, apesar do seu apreço ao mundo greco-romano, não ficaram indiferentes às grandes mudanças e novidades divulgadas pela expansão europeia, sendo, muitas vezes, nas suas obras, mesmo quando se tratavam de reedições de obras clássicas, que se difundiram muitos dos novos dados geográficos e antropológicos. Construindo uma inestimável suma de saber, os herdeiros da antiguidade clássica, ao compilarem e debaterem os novos alicerces do conhecimento,foram dos principais mediadores entre o velho e o novo mundo. Conscientes da herança greco-romana, não deixaram de olhar com grande curiositaspara os desafios que lhe colocava o presente.
- A persistência das ideias republicanas sobre a educação feminina no «Coração e Cérebro» (1935)Publication . Lopes, Ana Maria Costa
- Conto e tradição popular chinesesPublication . Lopes, Ana Maria Costa
- Entrevista a Maria Regina Tavares da SilvaPublication . Lopes, Ana Costa
- As baixas qualificações, a massificação e a educação integral na educação. Reflexão de uma perspetiva sistémica 50 anos depois da revoluçãoPublication . Melo, Rodrigo Queiroz eA população portuguesa tem um défice histórico de qualificações. Este facto obrigou a que o processo de massificação do ensino, iniciado por altura da Revolução do 25 de Abril, fosse feito sem haver docentes qualificados em número suficiente. Daqui decorreu a criação de um sistema escolar baseado num currículo prescrito, determinado, sem espaço para a autonomia profissional dos docentes. Cinquenta anos depois da Revolução, estamos em plena mudança de paradigma curricular, com políticas de autonomia e flexibilidade que abrem caminho para uma verdadeira educação integral.
- Recordamos um dia de trabalho..Publication . Lopes, Ana Costa; Lopes, Marília dos Santos