CEPCEP - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Para uma suma do saber: a cultura do humanismo no renascimentoPublication . Lopes, Marília dos SantosA partir de alguns exemplos representativos,intenta-se demonstrar como a historiografiado Renascimento, presa a teorias conceptuais, não tem dado a devida atenção ao grande contributo dos humanistas para o conhecimento e a divulgação dos novos informes sobre o orbe terráqueo na época moderna. Os humanistas, apesar do seu apreço ao mundo greco-romano, não ficaram indiferentes às grandes mudanças e novidades divulgadas pela expansão europeia, sendo, muitas vezes, nas suas obras, mesmo quando se tratavam de reedições de obras clássicas, que se difundiram muitos dos novos dados geográficos e antropológicos. Construindo uma inestimável suma de saber, os herdeiros da antiguidade clássica, ao compilarem e debaterem os novos alicerces do conhecimento,foram dos principais mediadores entre o velho e o novo mundo. Conscientes da herança greco-romana, não deixaram de olhar com grande curiositaspara os desafios que lhe colocava o presente.
- A persistência das ideias republicanas sobre a educação feminina no «Coração e Cérebro» (1935)Publication . Lopes, Ana Maria Costa
- Conto e tradição popular chinesesPublication . Lopes, Ana Maria Costa
- Entrevista a Maria Regina Tavares da SilvaPublication . Lopes, Ana Costa
- As baixas qualificações, a massificação e a educação integral na educação. Reflexão de uma perspetiva sistémica 50 anos depois da revoluçãoPublication . Melo, Rodrigo Queiroz eA população portuguesa tem um défice histórico de qualificações. Este facto obrigou a que o processo de massificação do ensino, iniciado por altura da Revolução do 25 de Abril, fosse feito sem haver docentes qualificados em número suficiente. Daqui decorreu a criação de um sistema escolar baseado num currículo prescrito, determinado, sem espaço para a autonomia profissional dos docentes. Cinquenta anos depois da Revolução, estamos em plena mudança de paradigma curricular, com políticas de autonomia e flexibilidade que abrem caminho para uma verdadeira educação integral.
- Recordamos um dia de trabalho..Publication . Lopes, Ana Costa; Lopes, Marília dos Santos
- Nota de aberturaPublication . Lopes, Ana Costa; Lopes, Marília dos Santos