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- Quantitative analysis of PIN choices: a contribution to the establishment of authentication requirementsPublication . Carvalho, José Carlos; Sá, Vítor; Magalhães, Maria José; Magalhães, Sérgio Tenreiro deThe authentication using a PIN number remains one of the most used ways to enter a system (mobile phone, ATM, etc.). Many people seem to dislike this form of authentication because they simply despise their use, placing unsafe PINs just because they have to put some. Some relevant results are the combination 1234, thecombinations using only one digit (example: 1111), or the central line of the numerical keypad. On the other hand there is some understanding because it is proven that remember strong passwords is a difficult task for humans, and the tendency is to choose the simplest ones. This research had a sample of 497 participants and aimed to understand the preferred choice of the participants in relation to the number of digits used for a PIN number (a choice between four and/or six digits) and realized the amount of times that each of the available digits was used. To this end it was developed a web-based tool for entering the data. This application was intended only to the data collection process, being the information processed further. Through this application, the user was asked to enter four and/or six-digit PINs. The method does not raise any doubt on the participants, which were informed about the anonymity and confidentiality of the data, and never they were asked to identify themselves. Participants were asked to use the PINs that they normally use in other contexts. With the analysis of the data it was possible to understand the distribution of digits per position in a PIN, check which digits is more/less used in each position, and check which digit is more/less used regardless of its position. Among the conclusions it appears that the layout of the numeric keypad of the system influence the PIN choice.
- História da rádio em Portugal: dos pioneiros à rádio nova (1924-1974)Publication . Santos, RogérioO objetivo do texto é traçar a periodização da história da rádio em Portugal entre 1924 (primeiras emissões regulares) e 1974 (final do regime do Estado Novo), em cinco etapas, seguindo a investigação que tenho trabalhado (Santos, 2005; 2014). Irei abordar o tema em especial nas perspetivas cultural, social e tecnológica e realçar algumas personalidades mais importantes ou representativas do período em análise.
- The comparative study between buddhism and christianity on peace and warPublication . Cherropihtun; Gassner, Franz
- Desafios 10 - cadernos de trans_formaçãoPublication . Palmeirão, Cristina
- Surface characterization of a new ceramic dental implantPublication . Miranda, Mónica; Marques, Tiago; Correia, André; Lobo, Fábio; Fernandes, Helena; Miranda, Célia; Araújo, FilipeThis research compares the polished and rough surface of three commercially available dental implants, made of zirconia, titanium grade IV and titanium zirconium. The analysis was done on a Confocal Profilometer at 50x. Results from this analysis show a similar average roughness over the polished surface (Sa value) of the titanium (0,1290 mu m), titanium zirconium (0,1642 mu m) and zirconia implant (0,1523 mu m). However, the results of the analysis of the rough surface show a lower average roughness of the zirconia implant (1,5835 mu m) compared to titanium (3,5986 mu m) and titanium zirconium implant (3,0878 mu m).
- Entrevista a Maria Regina Tavares da SilvaPublication . Lopes, Ana Costa
- A governança educativa local : a alfabetização pelas direções provinciais em AngolaPublication . Mendes, Carolina; Matias Alves, José; De Carvalho, PauloAs reflexões apresentadas emergem de um trabalho de investigação de maior dimensão, ainda em desenvolvimento, sobre novos agentes da cooperação e a sua ação na área da educação. É um trabalho que pretende compreender fluxos de práticas de cooperação para o desenvolvimento, raramente contabilizados pelas instituições de cooperação internacional. Com base na concretização do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) em Angola, a investigação debruça-se sobre as parcerias sociais governamentais (ou não) no âmbito da alfabetização e perceber se estas estarão a ser um catalisador de desenvolvimento segundo o ponto de vista dos agentes envolvidos recorrendo à análise do trabalho de três tipos de instituições tais como: privadas, religiosas e ONG. A presente comunicação alimenta-se da ideia base de que fazer é pensar, tal como refere Sennett, e de que os sujeitos podem tornar-se intérpretes competentes da própria experiência. Desta feita apresenta-se uma análise das políticas educativas no âmbito da educação de adultos em Angola, tendo por referência não só o conceito de Cooperação Dialógica de Sennett (2012) como também o conceito de Governança de Kissler e Heidemann (2006). É deste doble teórico, que observamos e analisamos uma parte dos dados recolhidos em Angola durante o mês de março (2015) numa visita de campo ao Zaire, Malange, Kwanza Sul e Benguela. Enquadrados numa metodologia qualitativa e através de uma análise de conteúdo de três entrevistas semiestruturadas a três coordenadores provinciais do PAAE, apresentam-se evidências sobre diversas dimensões, nomeadamente no que refere à constituição de parcerias, à sua formalização, à implementação do PAAE, às pessoas que o frequentam, à sua monotorização, aos desafios e as inovações que vão emergindo.
- Desenvolvimento pessoal nas escolas : a possibilidade de práticas alternativas e inovadorasPublication . Costa, Liliana Raquel Cunha; Matias Alves, JoséNo atual contexto sociocultural verificamos alterações significativas nos paradigmas de educação e de formação, sendo que a formação oferecida por grande parte das instituições formativas não permite a preparação dos jovens nos diferentes âmbitos da sua vida, tanto do ponto de vista pessoal e social, como do ponto de vista vocacional. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento crescente da investigação na temática do desenvolvimento positivo dos jovens, com vista ao seu crescimento integral. Têm, assim, sido desenvolvidas formações de desenvolvimento pessoal, na quais os jovens são encarados como dotados de potencialidades que podem ser desenvolvidas e potenciadas. Com este estudo pretendeu-se avaliar a eficácia da formação de desenvolvimento pessoal “Zoom Talentos” no desenvolvimento positivo dos jovens, verificando o seu impacto ao nível da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação, bem como o impacto causado nos professores participantes, quer ao nível pessoal, quer ao nível profissional. A formação foi realizada com jovens do 10ºano de escolaridade (N=91), em cinco escolas secundárias diferentes. Os resultados demonstraram um aumento nos índices da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação.
- Descentralização administrativa e autonomia das escolas : 2015 : o ano em que se dá mais um passo em frente?Publication . Azevedo, JoaquimCom a publicação do Decreto-lei nº 30/2015 e com a aplicação do Programa Aproximar, as autarquias ganharam aparentemente um protagonismo novo no que diz respeito à evolução das políticas de administração da educação e, mais precisamente, na “coordenação local da educação”. É esta iniciativa política que este texto interroga, à luz da história recente da administração da educação em Portugal, do profundo reordenamento da rede de escolas e agrupamentos escolares e da investigação recente sobre estas questões. Será um novo processo de descentralização da administração da educação? Será um apoio ao reforço da autonomia das escolas? Ou será um modo de transformar os municípios no principal interlocutor local do Ministério da Educação? Porque é que a “coordenação local da educação”, neste caos experimental, deveria ser diferente, se tudo à volta deles continua na mesma, o mesmo modelo de administração central, o mesmo modelo de regulação de controlo do Estado? Defendemos, com outros, que o local não é o local dos milagres para os problemas educacionais que o centro não consegue resolver. O local será sobretudo o novo centro dos problemas, no quadro profundamente errático, indefinido e sem espaço público em que a política de descentralização e de territorialização da educação está mergulhada.
- The absent players : the impact of firms with no trading activity : estudo exploratórioPublication . Conceição, Rafael dos Santos Borges; Alves, Paulo Alexandre PimentaO nosso estudo têm por objetivo analisar as diferenças que existem entre os níveis de transação em empresas que se encontram cotadas no mercado de capitais e perceber o motivo pelo qual permanecem cotadas, com recurso a uma nova medida que analisa a percentagem de dias em que não existe qualquer retorno, denominada por Zero-Return Metric. Utilizando uma base de dados de 2.502 empresas para o período entre 2004 a 2014 do principal índice acionista do Reino Unido, é apresentado uma mediana de 58,7% de dias em que não existe qualquer retorno. Partimos do pressuposto que as empresas pretendem aceder a esta estrutura de financiamento devido às vantagens que apresenta, contudo nem todas as empresas conseguem captar de igual forma os seus benefícios. Com base nisto, é possível observar diferenças significativas na visibilidade, nas necessidades de capital, no grau de concentração da estrutura acionista e na liquidez entre as empresas, o que pode explicar algumas diferenças no nível de transação. Como consequência, a taxa de sobrevivência deste tipo de empresas é bastante inferior, sendo um importante indicador do seu grau de desempenho. O nosso objetivo passa por apresentar um estudo compreensivo sobre este efeito, lançando as bases para um estudo mais aprofundado nesta área.