Browsing by Author "Sobral, Sandrina"
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- Corporate social responsibility communication practices in the Portuguese bankingPublication . Sobral, Sandrina; Passos, Clotilde; Ribeiro, Célia; Fonseca, PaulaIntroduction: In a world shaped by globalization, where organizations are forced to adjust their objectives to the most notable environmental and social changes as well as the prominent crisis of values, society has awakened to the importance of corporate social responsibility (CSR). CSR communication practices promote and disseminate initiatives based on social and ethical principles, mobilizing companies to adopt and take part in them. Objetive: conduct a survey of the typology of CSR actions communicated by the Portuguese banking sector as well as to evaluate bankers' perceptions about the subject. Methods: The study is developed according to a descriptive and exploratory typology and uses case study methodology in a banking institution. Results: Results indicate there are multiple disclosure actions, namely social and environmental, mostly aimed at the external community, widely known and recognized by employees. Conclusion: These findings provide valuable information for banking professionals and lay the foundation for future research.
- A gestão de conflitos nas organizações: conceptualização e diferenças de géneroPublication . Sobral, Sandrina; Capucho, FilomenaA forma de perspetivar o conflito tem sofrido significativas alterações com implicações para as organizações, constituindo-se estas em verdadeiras arenas para a sua formação. Por um lado, surge a visão tradicional, onde o conflito era sinónimo de violência, destruição e irracionalidade e, por outro lado, a visão emergente, onde o conflito é sinónimo de produtividade, ao fomentar a criatividade e a inovação. A comunicação surge como causa e solução, em simultâneo, devendo ser instigadas estratégicas ajustadas à natureza e à situação de conflito, baseadas na cooperação entre as partes, naturalmente distintas. Através de uma revisão bibliográfica, objetivou-se refletir o “estado da arte” no âmbito da gestão de conflitos nas organizações, dando ênfase às diferenças de género. Os resultados não evidenciaram um estilo estritamente associado ao género masculino ou ao feminino; contudo, reconhece-se a utilização de uma estratégia de negociação e menos de confrontação pelas mulheres, em oposição aos homens. Identifica-se escassa investigação empírica em Portugal neste domínio, podendo este estudo contribuir no seu progresso, ao estabelecer bases teóricas que a sustentem.
- A liderança no feminino: teorias, obstáculos e implicações na responsabilidade social das organizaçõesPublication . Sobral, Sandrina; Ribeiro, Célia; Passos, ClotildeA sub-representação feminina na liderança é um facto, sendo mais evidente à medida que aumenta a hierarquia das responsabilidades. Porém, nos últimos anos, os progressos revelam-se encorajadores. As mulheres estão a alcançar o seu espaço na liderança imprimindo uma visão estratégica, inovadora e de responsabilidade social nos negócios. Neste artigo apresentam-se as principais teorias, numa perspetiva de género, expõem-se as principais condicionantes à sua ascensão e são apresentadas as caraterísticas, estilos e implicações organizacionais da liderança no feminino, particularmente na responsabilidade social das organizações (RSO).
- A liderança no feminino: uma revisão da literaturaPublication . Sobral, Sandrina; Ribeiro, CéliaA liderança surge como uma temática vastamente estudada nas várias publicações científicas nacionais e internacionais. Nesse sentido, importa averiguar se a liderança no feminino merece destaque idêntico. Objetivou-se analisar a produção científica publicada na biblioteca do conhecimento online (b-on) entre 2010 e 2017, inclusive. Para tal foram analisados 20 artigos, em resultado da limitação da pesquisa através das palavras-chave “liderança”, “feminina” e “género”. A maioria dos estudos revelaram-se descritivos, qualitativos, exploratórios e de cariz transversal, com a recolha de dados a ser efetuada através de entrevistas, e a análise de conteúdo como método de tratamento de informação. Os estudos focaram-se nas dificuldades de ascensão feminina a cargos de hierarquias superiores, bem como nas suas características e estilos de liderança. As amostras de estudo tipicamente consistiram em mulheres executivas, de diversos setores. Verifica-se um aumento das publicações nesta matéria; ainda assim, são propostas recomendações para futuras investigações.
- A perceção do trabalho digno num departamento de projetosPublication . Sobral, Sandrina; Almeida, Joana; Ribeiro, Célia; Pereira, Susana; Correia, SofiaO conceito de trabalho digno foi proposto pela Organização Internacional do Trabalho em 1999 tendo na sua essência o alcance e a garantia de direitos aos trabalhadores numa escala global. O trabalho digno é um conceito integrador que visa a promoção da justiça social e um desenvolvimento sustentável. Este estudo tem como objetivo a avaliação da perceção dos trabalhadores quanto à presença de trabalho digno no seu contexto de trabalho. Após uma revisão bibliográfica foi adotada uma abordagem quantitativa, do tipo descritivo e exploratório, recorrendo a um estudo de caso num departamento de projetos de telecomunicações. Os resultados revelam que, em média, os trabalhadores concordam moderadamente que o seu trabalho é digno. A adequação do tempo e carga horária, a remuneração significativa para o exercício da cidadania e a proteção social revelaram-se dimensões com uma concordância reduzida, apresentando-se deficitárias. As demais dimensões mereceram a concordância moderada. Nesta medida, verifica-se margem para melhoria das condições laborais, onde as chefias, em consonância com o departamento de recursos humanos, podem assumir um papel fulcral e diferenciador. O estudo fornece informações valiosas para os trabalhadores e entidades coletivas, estabelecendo bases para futuras investigações.
- Responsabilidade social das organizações: uma revisão aos principais modelosPublication . Sobral, Sandrina; Passos, Clotilde; Ribeiro, CéliaA Responsabilidade Social das Organizações (RSO) é encarada como um dos temas de investigação do século vigente, apresentando-se com uma extensa e diversa evolução concetual, ao incluir novos constructos e dimensões, explicada pela crescente valorização e interesse da sociedade pela temática. Começou a ser estudada desde a segunda metade do século XX e o seu desenvolvimento gerou várias modelos e teorias. Nesse sentido, objetivou-se analisar os modelos de RSO, evidenciando a sua influência nas diferentes fases do conceito, recorrendo a uma metodologia qualitativa. Foram apresentados e analisados criticamente dez modelos, particularmente: teoria e modelo dos stakeholders; modelo piramidal de Carroll (1979); modelo bidimensional de Quazi e O’Brien (2000); modelo dos três domínios de Schwartz e Carroll (2003); modelo de mapeamento do território de Garriga e Melé (2004); modelo de 3C-SR de Meehan, Meehan e Richards (2006); modelo integrativo de Porter e Cramer (2006); modelo das três abordagens chave de Windsor (2006); modelo de VBA de Schwartz e Carroll (2008) e o modelo dos compromissos sociais de Almeida (2010). Em resultado, destaca-se a importância e a forte integração dos stakeholders na RSO, sendo um conceito transversal às diversas teorias revisadas.