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- Capital intelectual: revisão de literaturaPublication . Sousa, Sílvia; Ferreira, AntónioO mundo empresarial e as organizações debatem-se, constantemente, com mudanças e novos desafios aos mais diversos níveis, exigindo uma capacidade de adaptação e supremacia às frequentes vicissitudes. O conhecimento é, hoje, reconhecido pelas organizações como um recurso de caráter intangível que, combinado com outros recursos da organização, cria e desenvolve novas capacidades, permitindo às empresas adquirirem vantagem competitiva e melhorarem o seu desempenho organizacional.
- Fatores de sucesso no contexto das PME: um estudo empírico realizado em PortugalPublication . Franco, Mário; Ferreira, AntónioAs PME são consideradas importantes para o crescimento e estabilidade das economias, pois contribuem para a criação de emprego, para o crescimento do Produto Interno Bruto nacional e para as receitas fiscais. Torna-se, por isso, essencial determinar quais os fatores que contribuem para o sucesso destas. Após realizada uma revisão de literatura sobre o tema, é visível que não existe um consenso sobre quais os fatores que levam ao sucesso das PME. Deste modo, efetuou-se um estudo empírico com base num questionário aplicado a uma amostra de PME de excelência portuguesas. Os resultados obtidos revelaram os fatores que menos contribuem para o sucesso das PME: (1) habilitações académicas, (2) o género do(s) fundador(es) e (3) orientação exportadora. De facto, as PME têm consciência que o seu sucesso passa sobretudo por manter uma boa relação com os clientes e pela qualidade dos seus produtos e/ou serviços. Algumas implicações para a prática empresarial são também sugeridas.
- Comprometimento organizacional: perspetivas atuais e tendências futurasPublication . Cunha, Karina Ferreira; Ribeiro, Célia; Ribeiro, PauloO comprometimento organizacional está entre os temas mais estudados nas últimas décadas. Parte do interesse pelo tema justifica-se pelas constantes mudanças ocorridas no ambiente de trabalho. Assim, o construto do comprometimento organizacional insere-se na longa tradição dos estudos que procuram identificar e compreender os fatores pessoais que determinam o comportamento humano. Este artigo pretende mostrar a evolução dos estudos sobre o tema até os dias atuais, a partir de um percurso histórico do desenvolvimento teórico e empírico do construto comprometimento, com ênfase, em especial, ao modelo Tridimensional de Meyer e Allen (1991), seguido pelas críticas ao desenvolvimento do conceito, os estudos atuais e perspetivas futuras da investigação.
- Understanding the influence of ISO 9001 certification on SMEs performance: two Portuguese case studiesPublication . Mendes, Luís; Ferreira, António; Lourenço, LuísConsidering the importance of small and medium-sized businesses in the economy and that the majority of quality management systems (QMS) implemented in SMEs are based on the requirements of the ISO 9001 standard, with this work our focus is on studying the influence of ISO 9001 standard certification on performance in SMEs. The data was collected through interviews in two SMEs. The study showed that the implementation of an ISO 9001-based QMS has distinct effects on the performance of the SMEs studied. While the implementation of such QMS had significantly improved the performance in one of the companies, in the other, the few changes brought by certification were in terms of external image and organization of documentation and may not be deemed to affect performance significantly.
- Certificação de estruturas residenciais para idosos e qualidade de vidaPublication . Vasconcelos, Debora Gualdani de; Amado, João Daniel NevesDa evolução demográfica em Portugal ressalta o peso dos indicadores de envelhecimento da população, daí a importância do estudo da qualidade de vida e das certificações de qualidade na área da gerontologia e cuidados prestados aos idosos, em especial as Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI). A pertinência deste estudo é analisar a relação entre existência de certificação de qualidade e ganhos para a saúde dos idosos institucionalizados, a qual reforce a manutenção e expansão do programa de qualidade do Instituto de Segurança Social (ISS) nas ERPI portuguesas. Método quantitativo transversal, em duas ERPI nos Distritos de Porto e Vila Real, somente uma com certificação ISO 9001. Houve aplicação de dois questionários, um ao diretor técnico para informações sociodemográficas, o outro aplicado aos profissionais, este sobre a qualidade de vida dos utentes percecionada pelos colaboradores. Os dados colhidos foram submetidos a análise estatística para correlação e interação entre variáveis. A amostra foi de 50 colaboradores, divididos em dois grupos de 25 participantes. Utilizou-se o teste não-paramétrico Qui-quadrado para avaliar associação entre as variáveis. Não se verificaram diferenças significativas entre as duas instituições. Contudo as análises resultantes das respostas quantitativas foram contrariadas pelas respostas qualitativas, onde se relataram quais benefícios a certificação representou na qualidade de vida do idoso. Limitações a que este estudo esteve sujeito: 1. A situação pandémica da Covid-19 e as restrições e condicionamentos impostos às instituições; 2. Tamanho da amostra comparada ao tamanho amostral de profissionais da instituição, sem se acautelar a idade e o tempo de formação; 3. O tempo de trabalho dos inquiridos, localização geosocial das instituições e respetiva situação sanitário-clínica. Este estudo alerta para a importância de um plano global de atendimento ao idoso, com vista ao atendimento das suas necessidades básicas e sentidas, nomeadamente com a certificação de qualidade à instituição.
- Crianças adotadas : percurso desenvolvimental nos contextos de família, escola e comunidadePublication . Pinto, Maria Irene da Silva Barros da Rocha; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daEste trabalho tem como objetivo desmistificar a perceção negativa sobre a adoção tardia. É apresentada a prática profissional junto de crianças e jovens, enquanto docente de Educação Moral Religiosa e Católica, o investimento na formação, e a experiência de trabalho ao longo de dezoito anos. Entre as várias problemáticas acompanhadas, destacase o contacto com crianças institucionalizadas e adotadas, sobre as quais é dedicada particular atenção. Ao longo deste trabalho, em que participaram uma fratria de três irmãs biológicas e a mãe adotiva, vamos percecionar os desafios que a adoção fez despontar no seio familiar e como se adaptaram a esta nova realidade sem uma preparação prévia, tanto a nível psicológico e emocional, como ao nível da gestão de todas as situações novas que passaram a surgir diariamente. Veremos também como se integraram à uma nova realidade, bem diferente da que tinham até integrar uma nova família, nomeadamente, como foi a adaptação à família nuclear e que relações estabeleceram com a família alargada, bem como as mudanças que decorreram no seu percurso escolar. As famílias adotivas têm características e tarefas específicas que implicam relacionarem-se quer com o período anterior à adoção (decisão, espera, vivências e transição para a parentalidade/filiação), quer com o período posterior (integração, adaptação, comunicação e a criação de vínculos), sendo que a adoção de crianças mais velhas reveste-se ainda de características mais específicas e requer desafios adicionais. Veremos que, com todos os desafios, angústias e dúvidas ao longo do processo, atualmente considera-se que as crianças, agora jovens, se encontram bem-adaptadas. Os dados recolhidos sugerem pistas importantes para o sucesso da adoção de fratrias em idade tardia e vêm revelar que os desafios adjacentes podem ser ultrapassados quando a família adotiva tem como objetivo o bem-estar da criança que deve ser entendido, como define (Kickbusch, 2012)1 , pela realização do potencial da pessoa por intermédio do desenvolvimento das dimensões física, emocional, mental e espiritual.
- As vivências do familiar cuidador no regresso a casa do idoso dependente, após o internamento em cuidados intensivosPublication . Veiga, Cláudia Machado Vales; Amaral, Maria Teresa Mendonça PintoO envelhecimento populacional tem-se manifestado também nas unidades de cuidados intensivos. Os sobreviventes de doença grave são agora idosos, já com fragilidade e vulnerabilidade prévias, que retornam à comunidade ainda mais fragilizados e a necessitar de maior suporte familiar, exigindo aos cuidadores conhecimento e preparação no regresso a casa do idoso dependente. Partilhando desta preocupação, desenvolvemos um estudo, cujo objetivo principal foi compreender a vivência do Familiar Cuidador aquando do regresso a casa do idoso dependente, após o internamento em cuidados intensivos, identificando fatores facilitadores e dificultadores nesta vivência, as estratégias utilizadas, bem como as expectativas quanto ao futuro, perspetivando uma assistência de enfermagem holística. Optamos por uma abordagem fenomenológica-hermenêutica. Realizamos oito entrevistas. As narrativas foram interpretadas de acordo com os pressupostos de van Manen. Emergiram três temas: “Como tudo começou” onde se compreende a importância da notícia do internamento, do período de internamento do idoso em cuidados intensivos e se reconhece como os participantes decidiram ser cuidadores. O tema “Agora Cuidador: a vivência”, descreve os sentimentos experienciados no papel de cuidador, as dificuldades sentidas, as estratégias implementadas e os recursos utilizados. Identifica-se o idoso como parte ativa no processo de cuidar, podendo ser facilitador ou dificultador. Por fim, o tema “Uma vida diferente”, revela como os participantes encaram a nova vida, neste papel de cuidador. Concluímos que a vivência do Familiar Cuidador no regresso a casa do idoso dependente, após o internamento em cuidados intensivos, compreende o confronto com um evento súbito de doença grave e o que esta implica. Aquando da perspetiva do regresso a casa do idoso, surge o confronto com a necessidade de identificar quem vai cuidar. No regresso a casa do idoso, a vivência de Ser Cuidador encerra a experiência de sentimentos, de atributo mais ou menos positivo, experienciam-se dificuldades, implementam-se estratégias e ativam-se recursos. O sentido atribuído ao cuidado ao idoso, pelos Familiares Cuidadores, contribui para a aceitação e integração deste papel, manifestando-se satisfeitos com a nova vida ou, por outro lado, a frustração com o papel, torna-os insatisfeitos com a vida, desejando a sua vida de volta. O conhecimento desta vivência, abre a perspetiva de uma prática de enfermagem adequada e específica relativamente à preparação do Familiar Cuidador para o regresso a casa do idoso dependente após o internamento em cuidados intensivos.
- Responsabilidade social das organizações: uma revisão aos principais modelosPublication . Sobral, Sandrina; Passos, Clotilde; Ribeiro, CéliaA Responsabilidade Social das Organizações (RSO) é encarada como um dos temas de investigação do século vigente, apresentando-se com uma extensa e diversa evolução concetual, ao incluir novos constructos e dimensões, explicada pela crescente valorização e interesse da sociedade pela temática. Começou a ser estudada desde a segunda metade do século XX e o seu desenvolvimento gerou várias modelos e teorias. Nesse sentido, objetivou-se analisar os modelos de RSO, evidenciando a sua influência nas diferentes fases do conceito, recorrendo a uma metodologia qualitativa. Foram apresentados e analisados criticamente dez modelos, particularmente: teoria e modelo dos stakeholders; modelo piramidal de Carroll (1979); modelo bidimensional de Quazi e O’Brien (2000); modelo dos três domínios de Schwartz e Carroll (2003); modelo de mapeamento do território de Garriga e Melé (2004); modelo de 3C-SR de Meehan, Meehan e Richards (2006); modelo integrativo de Porter e Cramer (2006); modelo das três abordagens chave de Windsor (2006); modelo de VBA de Schwartz e Carroll (2008) e o modelo dos compromissos sociais de Almeida (2010). Em resultado, destaca-se a importância e a forte integração dos stakeholders na RSO, sendo um conceito transversal às diversas teorias revisadas.
- Perceções de avaliadores e avaliados sobre o atual modelo de ADD: conhecer para compreender e (re)agirPublication . Arnaud, Paula; Ribeiro, CéliaNo âmbito da atual gramática escolar, a supervisão pedagógica surge como uma estratégia de promoção do desenvolvimento organizacional e profissional, pelo que deverá ser percecionada como uma metodologia de trabalho que incentiva à (auto)crítica, desocultação de constrangimentos e (re)construção da profissionalidade docente. No entanto, no contexto da Avaliação de Desempenho Docente (ADD), a vertente supervisiva parece estar desvalorizada, não existindo consenso relativamente aos seus contributos para a construção do saber e para a melhoria do desempenho dos professores. A ADD tem-se constituído como uma prática social complexa, desgastante e, por vezes, com repercussões no ambiente interno das escolas. Consideramos que não deve ser entendida como uma ameaça e um constrangimento para os professores, mas antes ser encarada como um desafio e uma oportunidade, desencadeando processos supervisivos-avaliativos com reflexos na prática docente e preditores da aprendizagem e sucesso educativo de todos os alunos. Preocupados com os desafios e dilemas que integram esta problemática da supervisão pedagógica em contexto de ADD e tendo como objetivo geral analisar a perceção de avaliadores (internos e externos) e avaliados sobre o contributo das práticas de supervisão pedagógica para o desenvolvimento profissional em contexto de ADD, realizámos uma investigação de tipologia descritiva e quantitativa, onde foi aplicado um questionário, construído para o efeito, a 321 docentes da educação pré-escolar ao ensino secundário. Constatou-se que a supervisão pedagógica, a ADD e a observação de aulas não se desenvolveram de acordo com os referenciais teóricos, prevalecendo uma lógica mais sumativa e classificativa em detrimento da lógica formativa, de reflexão e apoio. Os professores consideram que o atual modelo de ADD está muito aquém do que era desejado no tocante ao seu contributo para a melhoria do desempenho e desenvolvimento profissional. Referem, no entanto, que a observação de aulas é pertinente e necessária, devendo estar inserida num projeto global de Escola para a melhoria e incluir o ciclo de supervisão pedagógica com vista a promover o trabalho colaborativo entre avaliador-avaliado, bem como privilegiar práticas de supervisão pedagógica, autoavaliação e autorreflexão sobre a prática.