Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Fatores de sucesso no contexto das PME: um estudo empírico realizado em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10034_Article_Text_17346_1_10_20210518.pdf327.46 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As PME são consideradas importantes para o crescimento e estabilidade das economias, pois contribuem para a criação de emprego, para o crescimento do Produto Interno Bruto nacional e para as receitas fiscais. Torna-se, por isso, essencial determinar quais os fatores que contribuem para o sucesso destas. Após realizada uma revisão de literatura sobre o tema, é visível que não existe um consenso sobre quais os fatores que levam ao sucesso das PME. Deste modo, efetuou-se um estudo empírico com base num questionário aplicado a uma amostra de PME de excelência portuguesas. Os resultados obtidos revelaram os fatores que menos contribuem para o sucesso das PME: (1) habilitações académicas, (2) o género do(s) fundador(es) e (3) orientação exportadora. De facto, as PME têm consciência que o seu sucesso passa sobretudo por manter uma boa relação com os clientes e pela qualidade dos seus produtos e/ou serviços. Algumas implicações para a prática empresarial são também sugeridas.
Small and medium-sized enterprises (SMEs) are considered important for economies’ growth and stability, as they contribute to job creation, the growth of Gross National Product and tax revenue. It is therefore essential to determine the factors contributing to their success. After carrying out a review of the literature on the subject, there is clearly no consensus on the factors leading to SME success. Therefore, an empirical study was made based on a questionnaire applied to a sample of Portuguese SMEs of excellence. The results obtained revealed the factors contributing least to SME success: (1) academic qualifications, (2) the gender of the founder(s) and (3) exporting orientation. Indeed, SMEs are aware that their success depends above all on maintaining good relationships with clients and on the quality of their products and/or services. Some implications for business practice are also suggested

Description

Keywords

Fatores de sucesso PME Desempenho organizacional Competitividade Success factors SME Organizational performance Competitiveness

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue