Repository logo
 
Publication

Fatores de sucesso no contexto das PME: um estudo empírico realizado em Portugal

dc.contributor.authorFranco, Mário
dc.contributor.authorFerreira, António
dc.date.accessioned2021-05-24T09:17:55Z
dc.date.available2021-05-24T09:17:55Z
dc.date.issued2021-05-18
dc.description.abstractAs PME são consideradas importantes para o crescimento e estabilidade das economias, pois contribuem para a criação de emprego, para o crescimento do Produto Interno Bruto nacional e para as receitas fiscais. Torna-se, por isso, essencial determinar quais os fatores que contribuem para o sucesso destas. Após realizada uma revisão de literatura sobre o tema, é visível que não existe um consenso sobre quais os fatores que levam ao sucesso das PME. Deste modo, efetuou-se um estudo empírico com base num questionário aplicado a uma amostra de PME de excelência portuguesas. Os resultados obtidos revelaram os fatores que menos contribuem para o sucesso das PME: (1) habilitações académicas, (2) o género do(s) fundador(es) e (3) orientação exportadora. De facto, as PME têm consciência que o seu sucesso passa sobretudo por manter uma boa relação com os clientes e pela qualidade dos seus produtos e/ou serviços. Algumas implicações para a prática empresarial são também sugeridas.pt_PT
dc.description.abstractSmall and medium-sized enterprises (SMEs) are considered important for economies’ growth and stability, as they contribute to job creation, the growth of Gross National Product and tax revenue. It is therefore essential to determine the factors contributing to their success. After carrying out a review of the literature on the subject, there is clearly no consensus on the factors leading to SME success. Therefore, an empirical study was made based on a questionnaire applied to a sample of Portuguese SMEs of excellence. The results obtained revealed the factors contributing least to SME success: (1) academic qualifications, (2) the gender of the founder(s) and (3) exporting orientation. Indeed, SMEs are aware that their success depends above all on maintaining good relationships with clients and on the quality of their products and/or services. Some implications for business practice are also suggestedpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10034pt_PT
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33171
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFatores de sucessopt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_PT
dc.subjectCompetitividadept_PT
dc.subjectSuccess factorspt_PT
dc.subjectSMEpt_PT
dc.subjectOrganizational performancept_PT
dc.subjectCompetitivenesspt_PT
dc.titleFatores de sucesso no contexto das PME: um estudo empírico realizado em Portugalpt_PT
dc.title.alternativeSuccess factors in the SME context: an empirical study carried out in Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage309pt_PT
oaire.citation.startPage291pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10034_Article_Text_17346_1_10_20210518.pdf
Size:
327.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format