Browsing by Author "Morgado, Elsa"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- O corpo na performance musical: perceções, saberes e convicçõesPublication . Leonido, Levi; Licursi, Beatriz; Cardoso, Mário; Morgado, ElsaO estudo que se apresenta inscreve-se no processo de reflexão sobre a relação, relevância e intervenção do corpo na performance musical. Considerando que todo o processo performativo exige e reclama uma participação unificada do instrumento, mente e do cor po, revela - se a necessidade de aprofundar a reflexão acerca dos percepções, saberes e convicções do corpo docente, discente e profissional da área da música. Dada a acção de complementaridade existente entre a dimensão corporal e performativa é fundamental considerar a qualidade que essa relação assume nos processos de aprendizagem. Face aos objetivos do estudo, optámos, assim, por uma concepção metodológica que possibilita uma articulação de abordagens qualitativas e quantitativas, fundamentais para compre ender, descrever e interpretar as diferentes representações/percepções dos participantes. Deste modo, foi utilizado como instrumento de recolha de dados a inquirição por questionário (Questionário I e II), dirigido ao corpo docente e discente da área da mú sica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e investigadores da Associação Brasileira de Performance Musical. Os resultados obtidos evidenciam que a coordenação diferenciada e os movimentos corporais assumem condição essencial para o músico e respetiva performance.
- Correlation between suicidal ideation and addiction to various social media platforms in a sample of young adults: the benefits of physical activityPublication . Mendes, Liliana; Leonido, Levi; Morgado, ElsaThe rise in suicide death rates has become a major public health concern, which has led to increased addiction to internet and social media platforms. Despite the limited research available on the relationship between suicidal ideation and addiction to social media such as Instagram and TikTok, this study aims to examine this connection. The study design is cross-sectional, quantitative, comparative, and correlational, with a quasi-experimental approach. The sample includes 315 young adults aged 20 to 30 who were surveyed through the administration of the Suicidal Ideation Questionnaire (SIQ) and the Social Media Disorder Scale-Short Form (SMDS-SF) surveys. The results showed differences in addiction levels based on the type of social media, specifically between TikTok and other social media platforms. The study found that female participants who engage in physical activity (PA) four times a week had lower levels of suicidal ideation than those who did not; there were no differences compared to male participants. This suggests that PA may be a potential strategy for preventing and reducing suicide-related phenomena. The results also indicate that addiction to social media was a statistically significant predictor of suicidal ideation, after controlling for gender and PA.
- A criatividade revelada: cenas de teatro espontâneo com estudantes universitáriosPublication . Viana, Rebeca Sales; Viana, Levi Sales; Morgado, Elsa; Leonido, LeviEste artigo descreve duas cenas de Teatro Espontâneo realizadas com estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil. A ação fez parte de uma pesquisa que objetivou investigar e desenvolver a criatividade de estudantes universitários. O método utilizado foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa. Participaram da ação 30 indivíduos, divididos em dois grupos. O principal resultado foi que nas cenas foram sintetizados metaforicamente todos os temas que surgiram no momento como acreditar em si mesmo, vencer o medo, superar obstáculos, poder escolher e encontrar soluções. Ao final, concluiu-se que: a atividade proporcionou interação entre alunos de diversos cursos; foram representadas cenas criativas, atingindo o objetivo do exercício; o Teatro Espontâneo apresentou-se como espaço significativo para o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade dos acadêmicos.
- Dimensões do desenvolvimento profissional do administrador: de práticas didáticas ativas e interdisciplinaresPublication . Bezerra, Sefisa Quixadá; Morgado, Elsa; Leonido, Levi; Rodrigues, JoãoO presente estudo pretende mostrar a influência da aplicação de um conjunto de práticas didáticas ativas e interdisciplinares no processo de desenvolvimento profissional dos alunos do curso de graduação em Administração (n=478) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) no estado do Ceará – Brasil. Partindo do pressuposto que a inserção de práticas didáticas interdisciplinares possibilitam a introdução e reforço das diferentes dimensões (conhecimentos, competências, habilidades e atitudes) do profissional de gestão/administração, foi perfilhado um paradigma de investigação que assumiu dois percursos (quantitativo e qualitativo) que integram métodos mistos na recolha e análise dos dados. Para o tratamento e análise dos dados recolhidos foram privilegiados procedimentos estatísticos de natureza descritiva e inferencial através da utilização do software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Do cruzamento dos diferentes dados resultam indicadores que reforçam a necessidade de se repensar a formação curricular e procedimentos didáticos de forma a contribuir para uma ampliação da aprendizagem em contexto de sala de aula e consequentemente o desenvolvimento das diferentes dimensões/competências necessárias à formação do perfil do profissional do administrador/gestor contemporâneo.
- Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristãPublication . Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonildo Fernandes da; Morgado, ElsaPropomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano.
- Os efeitos de uma proposta didática de educação auditiva na performance musicalPublication . Cardoso, Mário; Morgado, Elsa; Silva, LeviOne of the challenges of the contemporary educational musical context is the urgency of building and developing a multidisciplinary and multidimensional vision that can, on the one hand, contribute to the overcoming of fragmented pedagogical practices of the context and musical syntax, and, on the other hand, contextualize and develop a set of auditory, cognitive and expressive abilities. This fact is observed in the pedagogical practices of the curricular units associated to the construction and development of the musical formation of the individuals, whose paradigms are based on the technical-expressive development, isolation of fundamental elements of the musical syntax and lag between contemporary production and its teaching processes and learning. Based on the relevance and contemporaneousness of these pedagogical practices in the current context, an experimental, methodological approach was developed to verify if the implementation of a multidimensional and multidimensional model of auditory education affects performance improvement and understanding. This empirical research was developed in a context of Higher Education, using an experimental, methodological line, with a control group with pre-test and post-test. From the analysis and interpretation of the results emerge indicators that the teaching and learning process is based on the Multidimensional Model of Auditory Education, contributes to the development of learning and recognition of elements (rhythmic and metrical structure, melodic and harmonic organization, expressive elements and stylistic and instrumental diversity) fundamental in the understanding of musical syntax.
- A essência e finalidade da educação cristã patrísticaPublication . Silva, Levi Leonido Fernandes da; Rodrigues, João; Morgado, ElsaNesta investigação pretendemos captar o papel que a pregação cristã desempenhou, ao longo do período da patrística, na difusão do Evangelho. Na continuidade da evangelização levada a cabo pelos Apóstolos, os Padres da Igreja assumiram a herança do imperativo missionário, dado por Cristo: o catecumenato se cristaliza como instituição eclesial na Igreja do séc. III (Katecumenoi no oriente, e audientes no ocidente), mas recebe a herança de um processo de evangelização cujas raízes se estendem não só à missão levada a cabo pelos próprios Apóstolos, mas também à missão evangelizadora do próprio Jesus. Por tudo isso, nos primeiros séculos, não podemos dissociar os conceitos de pregação e de educação. Centraremos a nossa atenção na figura de Santo Agostinho, salientando, por um lado, o seu contributo no lançamento dos alicerces teóricos e práticos da oratória sagrada, enquanto pastor e educador. A sua vida, a pregação, os seus escritos fizeram de Santo Agostinho o educador do ocidente, cuja matriz marcará definitivamente o futuro do cristianismo.
- Um estudo sobre as dimensões do desenvolvimento profissional do administradorPublication . Bezerra, Sefisa; Morgado, Elsa; Cardoso, Mário; Silva, LeviThis study aims to show the influence of the application of a set of practices and interdisciplinary educational active in the process of developing professional students of the degree course in Management (n = 478) of the Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), in Ceará - Brazil. Assuming that the inclusion of practical teaching interdisciplinary allow the introduction and strengthening of different dimensions (knowledge, skills, abilities and attitudes) professional management / administration, has espoused a research paradigm that took two courses (quantitative and qualitative) that mixed methods integrate the collection and analysis of data. For the processing and analysis of data collected statistical procedures were privileged nature of descriptive and inferential through the use of statistical software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The crossing of different data result indicators that reinforce the need to rethink the training curriculum and procedures didactic to contribute to an expansion of learning in the context of the classroom and consequently the development of different size / skills needed for training profile professional administrator / manager contemporary.
- Um estudo sobre o perfil do administrador através da teoria das inteligências múltiplas em amostras pareadasPublication . Bezerra, Sefisa; Leonido, Levi; Morgado, Elsa; Cardoso, Mário; Aragão, AndréEsse estudo pretende reconhecer e analisar o perfil do estudante do curso de Administração de uma Universidade pública localizada no Estado do Ceará- Brasil e o desenvolvimento das suas inteligências múltiplas, principalmente as interpessoal e intrapessoal, no decorrer do tempo. Trata-se da confrontação dos resultados desse mesmo estudo (parte da tese da autora) realizado no início do ano de 2015, sendo portanto, um estudo quantitativo, de campo, longitudinal, com amostras pareadas de 30% da quantidade da turma que iniciou em janeiro daquele ano. No que concerne ao tratamento e análise dos dados recolhidos foram privilegiados procedimentos estatísticos através da utilização do software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Science), utilizando também os dados da pesquisa anterior e fazendo um estudo comparativo antes-depois ou seja, amostras pareadas. A reaplicação da pesquisa permitiu verificar o crescimento e desenvolvimento das inteligências dos alunos no decorrer do curso e, paralelamente, consolidou a atuação da universidade como locus do saber, mantendo-se sempre que considerar a necessidade de melhoria contínua e da busca de novos métodos de aprendizagem.
- A expressão, a expressividade e a performance na interseção poético-musical sob uma perspetiva multifacetada da estética artística contemporâneaPublication . Leonido, Levi; Licursi, Beatriz; Cardoso, Mário; Rodrigues, João; Morgado, ElsaA poesia e a música sempre foram expressões artísticas que se entrelaçam desde a antiguidade utilizando técnicas semelhantes para se realizarem formalmente. Na contemporaneidade, a arte musical deu origem a uma teoria romântica da música, espelho da evolução do movimento romântico nos seus pontos essenciais, pois as palavras sendo insuficientes, não podiam dizer o inefável, mas apenas sugeri-lo de forma aproximada, então cabendo à música instrumental, música sem palavras, transmitir sentimentos e estados de alma. Compreender o entrelaçamento entre poesia e música por intermédio dos estudos melopoéticos permite identificar tanto os pontos de convergências quanto as divergências entre as duas artes e desta forma o estudo objetiva analisar o entrelaçamento da estética artística na poesia musical e na música poética.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »