Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O corpo na performance musical: perceções, saberes e convicções

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
20131281.pdf587.85 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo que se apresenta inscreve-se no processo de reflexão sobre a relação, relevância e intervenção do corpo na performance musical. Considerando que todo o processo performativo exige e reclama uma participação unificada do instrumento, mente e do cor po, revela - se a necessidade de aprofundar a reflexão acerca dos percepções, saberes e convicções do corpo docente, discente e profissional da área da música. Dada a acção de complementaridade existente entre a dimensão corporal e performativa é fundamental considerar a qualidade que essa relação assume nos processos de aprendizagem. Face aos objetivos do estudo, optámos, assim, por uma concepção metodológica que possibilita uma articulação de abordagens qualitativas e quantitativas, fundamentais para compre ender, descrever e interpretar as diferentes representações/percepções dos participantes. Deste modo, foi utilizado como instrumento de recolha de dados a inquirição por questionário (Questionário I e II), dirigido ao corpo docente e discente da área da mú sica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e investigadores da Associação Brasileira de Performance Musical. Os resultados obtidos evidenciam que a coordenação diferenciada e os movimentos corporais assumem condição essencial para o músico e respetiva performance.
The present study is part of a process of reflection on the relation, relevance and intervention of the body in the musical performance. Considering that the entire performative process demands a unified participation of the instrument, mind and body, it is necessary to deepen the reflection about the perceptions, knowledge and convictions of the faculty, student and professional in the field of music. Given the complementarity between body and performative dimension, it is fundamental to consider the quality that this relationship assumes in the learning processes. Given the objectives of the study, we opted for a methodological conception that allows the articulation of qualitative and quantitative approaches, fundamental to understand, describe and interpret the different representations / perceptions of the participants. In this way, the questionnaire survey (Questionnaire I and II) was directed to the faculty and students of the area of music of the Federal University of Rio de Janeiro and researchers of the Brazilian Association of Musical Performance. The obtained results show that the differentiated coordination and the body movements assume an essential condition for the musician and his performance.

Description

Keywords

Corpo Coordenação motora Movimento corporal Performance musical Body Motor coordination Body movement Musical performance

Pedagogical Context

Citation

Leonido, L., Licursi, B., Cardoso, M., Morgado, E. (2017). O corpo na performance musical: Perceções, saberes e convicções. Motricidade, 13(1), 77-84

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

CC License

Altmetrics