| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 269.76 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
This article aims at beginning anew the discussion on the cross-sectional presence of arts on education and on the importance of training and artistic creation in the educational context. The arts bring an inclusive point of view and allow for synergisms without ever losing sight of its ground substance. Arts allow for the intersection of two existences: Informative and aesthetic. As such, this article contemplates the relevance by virtue of being applicable to the matter at hand two differing scenarios (at the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) leading to differing outcomes: On the one hand, didactics or the activities of educating or instructing on one-dimensional artistic expressions and didactics on multidimensional integrated artistic expressions and, on the other hand, artistic project on educational intervention, that is, arts as a means or tool for imparting academic disciplines.
O presente artigo tem como principal objetivo relançar a discussão sobre transversalidade das artes na educação e sobre a importância da formação e criação artística para e em contexto educacional. As artes assumem, desta feita, uma visão inclusiva e geradora de sinergias entre áreas, sem perder de vista, a sua essência e matriz primordial. Em suma, trata-se de recorrer a vários contextos educativos e a várias experiências artísticas neste âmbito e perceber o seu impacto no que respeita ao cruzamento destes dois universos: educacional e artístico. Neste âmbito refletimos sobre a pertinência de duas hipóteses concretas (unidades curriculares existentes em planos de estudos da UTAD) que assumem dois caminhos diferenciados: Didática das Expressões e Didática das Expressões Integradas (versão interartes – pendor interdisciplinar entre expressões artísticas) e Projeto Artístico de Intervenção Educacional (artes como veículo e / ou complemento de outros saberes e áreas – pendor Multi e Transdisciplinar).
O presente artigo tem como principal objetivo relançar a discussão sobre transversalidade das artes na educação e sobre a importância da formação e criação artística para e em contexto educacional. As artes assumem, desta feita, uma visão inclusiva e geradora de sinergias entre áreas, sem perder de vista, a sua essência e matriz primordial. Em suma, trata-se de recorrer a vários contextos educativos e a várias experiências artísticas neste âmbito e perceber o seu impacto no que respeita ao cruzamento destes dois universos: educacional e artístico. Neste âmbito refletimos sobre a pertinência de duas hipóteses concretas (unidades curriculares existentes em planos de estudos da UTAD) que assumem dois caminhos diferenciados: Didática das Expressões e Didática das Expressões Integradas (versão interartes – pendor interdisciplinar entre expressões artísticas) e Projeto Artístico de Intervenção Educacional (artes como veículo e / ou complemento de outros saberes e áreas – pendor Multi e Transdisciplinar).
Description
Keywords
Didactic expressions Educational intervention Expressões artísticas Inclusão Inclusion Intervenção educacional
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence
