Browsing by Author "Mineiro, Ana"
Now showing 1 - 10 of 50
Results Per Page
Sort Options
- Adaptation of Montreal Communication Evaluation Battery to European PortuguesePublication . Kerr, Mônica; Pagliarin, Karina; Casarin, Fabiola Schwengber; Mineiro, Ana; Ferré, Perrine; Joanette, Yves; Fonseca, Rochelle Paz daPurpose: To present the adaptation of the Bateria Montreal de Avaliação de Comunicação (Bateria MAC-BR) - to the Portuguese social cultural reality - Bateria MAC portuguese version (MAC-PT Battery). Methods: The adaptation process involved six steps: 1) comparative analyses ofBateria MAC-BR to its original Canadian version; 2) adaptation and development of new stimuli by specialists; 3) analysis by non-specialist judges, 4) analysis by expert judges; 5) pilot Study 1 (n=10); e 6) pilot Study 2 (n=30) as well as inter-rater agreement. Results: The completion of steps permited significant changes in the MAC Battery, which allowed a proper adaptation to the socio-cultural and linguistic Portuguese reality. Conclusion: The MAC-PT battery is a useful clinical tool for the communication evaluation of patients with neurological lesion.
- Adding pieces to the Portuguese Sign Language lexicon puzzle: three pilot studiesPublication . Mineiro, Ana; Pereira, Joana; Duarte, Liliana; Morais, IsabelThe main goal of this article is to present several pieces of the “puzzle” concerning Portuguese Sign Language (LGP) lexicon – polissemy, linguistic specialization of forms and the sign’s history throughout time –, thus demonstrating how these pieces fit into the linguistic mechanism of human creativity and the dynamic evolution of languages, two privileged factors in cultural expression.
- Análise da iconicidade de quatro propostas de denominações neológicas para conceitos da Física (acústica) na LSBPublication . Naves, Taynã; Mineiro, Ana; Morgado, CeldaNeste trabalho pretende-se analisar a motivação icónica de algumas propostas de denominações neológicas na área da Física acústica. Assim, far-se-á a correlação entre o referente icônico evocado pelo significante gestual e o conceito das neologias terminológicas SOM-FORTE, SOM-FRACO, SOM-GRAVE e SOM-AGUDO. Para esta análise adotaremos o modelo da iconicidade analógica de Taub (2001), desenhado no âmbito da linguística cognitiva, o qual define a iconicidade linguística como o mapeamento mental das estruturas preservadas nas relações de similaridade analógica entre forma e significado. A nossa análise das quatro neologias para conceitos de acústica revelou ambiguidades linguísticas entre as formas que denominam conceitos diferentes. Em alternativa, propomos a utilização do mapeamento icónico-metafórico (à luz de Taub) para a criação de expressões icónicas que não entrem em contradição com o conceito que buscam denominar, utilizando gestos do léxico comum da LSB, paráfrases de conceitos básicos em física e aproveitando a iconicidade visual de diversos materiais didáticos utilizados no ensino de Física.
- Aquisição e desenvolvimento atípico da linguagem em crianças surdasPublication . Mineiro, Ana; Faria, Sofia Lynce de; Moita, MaraO presente capítulo aborda os efeitos da surdez na aquisição e desenvolvimento da linguagem na modalidade linguística gestual e oral. Começando por uma breve descrição dos diferentes graus, tipos e causas que caracterizam a surdez, e que devem ser considerados aquando da observação do desempenho linguístico de uma criança surda, o capítulo explora vários indicadores de um desenvolvimento atípico na aquisição de uma língua gestual e, particularmente, da Língua Gestual Portuguesa, em diferentes áreas do conhecimento linguístico (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica). Adicionalmente, com base nos primeiros estudos de linguagem realizados a crianças portuguesas surdas com implante(s) cocleare(s), descreve-se o desenvolvimento atípico na aquisição de uma língua oral (particularmente, do Português Europeu), revelando, em específico, as dificuldades identificadas em tarefas de produção de conhecimento fonológico e em tarefas de compreensão e produção de conhecimento sintático. Em jeito de conclusão, são colocadas questões associadas aos instrumentos de avaliação e de diagnóstico de conhecimento linguístico utilizados em crianças surdas.
- Atypical interpersonal communication: looking for and through a different lensPublication . Dias, João Canossa; Mineiro, Ana; Damen, SaskiaWhile studying communication, researchers and practitioners may use different theoretical approaches or models representative of the process. Dependent on the definition of communication and the use of a linear, interactional or transactional model of communication, the philosophical inclination will change, as well as the questions, hypothesis, and explanations formulated by the professional. Communication takes place in diverse contexts; this text focuses on interpersonal communication settings. Interpersonal communication may become atypical when one of the parties in the exchange communicates mainly through pre-verbal, unconventional and, sometimes, peculiar behaviours. Atypical communication is common in case of a disability or neurodevelopmental condition is present. In the present research, the Complex of Continuous Communication (CCC) is formulated as a theoretical model to analyse and explain atypical interpersonal communication as a co-creative process, emphasizing the way the communication relationship is developed within the dyads. The model is based on a thorough narrative review of relevant literature in the field to determine the components of the model, clarify the relationships among them, and explain how the communicative dynamic may grow in terms of diversity and complexity. The new model is articulated with a conscious influence from the transactional conceptualization and the dialogical perspective of communication, acknowledging the need for further experimentation in order to be validated.
- Avaliação de recursos computacionais para o portuguêsPublication . Goncalves, Matilde; Coheur, Luisa; Baptista, Jorge; Mineiro, AnaThere are several tools for the Portuguese language. However, and due to different choices at the basis of these tools' behaviour (different preprocessing, different labels, etc.), it becomes difficult to have an idea of each one's comparative performance. In this work, we propose an evaluation of tools, publicly available and free, that perform the tasks of Part-of-Speech Tagging and Named Entity Recognition, for the Portuguese language. We evaluate twelve different models for the first task and eight for the second. All the resources used in this evaluation (mapping tables between labels, testing corpora, etc.) will be made available, allowing to replicate/fine-tune the results here presented. We also present a qualitative analysis of two dependency parsers. To the best of our knowledge, no recent work that considers the recent available tools, was carried out for the Portuguese language.
- O b-learning ao serviço da educação da comunidade surdaPublication . Lagarto, José; Mineiro, AnaO artigo que se apresenta resulta de um estudo de caso com características exploratórias, onde se analisa a implementação de um curso de licenciatura em Língua Gestual Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa e desenvolvido em regime de blended learning (b-learning). Com este estudo pretende-se identificar a adequação dos modelos de ensino a distância a populações com características específicas, inibidoras da frequência de estudos em regimes presenciais. Neste caso o público-alvo do curso desenvolvido são pessoas que sofrem de deficiência auditiva profunda. A prática observada permite dizer que existem já ferramentas no domínio das TIC e da Web 2.0 que são propiciadoras de processos de inclusão, em particular da digital. A opção de utilização de ferramentas recentes mostra que o desenvolvimento das TIC propicia novas soluções para problemas antigos e que, de algum modo, inibiam o desenvolvimento de competências de ordem cognitiva em públicos com características específicas.
- B-learning in a distance learning graduate program for deaf studentsPublication . Lagarto, José Reis; Mineiro, Ana; Pereira, JoanaThis article results from a case study with exploratory traits where the implementation of a graduate degree in Portuguese Sign Language at the Portuguese Catholic University is analysed. With this study we intend to determine whether distance learning models using blended learning strategies are adequate for deaf students at the university level. The teaching practice using a learning management system and some Web 2.0 tools show us that is possible to provide education and training to disabled people that are not able to attend regular face-to-face courses at University. The option for technology-enhanced learning environments allows new solutions for old problems; issues that somehow limited the development of different skills in groups of individuals with specific traits.
- Cérebro e bilinguismo: pontes e pontos de encontroPublication . Mineiro, Ana; Moita, MaraO Bilinguismo é no senso comum, definido como a capacidade de comunicar em duas línguas de forma proficiente. No entanto, os estudos interdisciplinares direcionados a esta capacidade e a todo o seu conhecimento evidenciam que são diversas as variáveis que tornam o conceito de bilinguismo flutuante. Neste artigo iremos explorar, ainda que brevemente, algumas destas variáveis interrelacionando o cérebro no bilinguismo.
- Os classificadores da Língua Gestual Portuguesa (LGP): estudo pilotoPublication . Carmo, Helena; Moita, Mara; Mineiro, AnaEste trabalho piloto pretende apresentar a primeira análise do uso de classificadores na Língua Gestual Portuguesa (LGP) observando a articulação destes elementos em surdos gestuantes de LGP de diferentes faixas etárias (dos 12 aos 60 anos de idade). Para o efeito, foi constituído um corpus de produção elicitada através de uma tarefa do teste ASLAI desenvolvido por Hoffmeister e colegas (1990) e de produção espontânea controlada através de uma história desenhada para o propósito. Dos dados de produção de classificadores, observou-se que o uso de classificadores sofre de uma variação fonológica predominantemente no traço de posição de dedos e nos subtraços consequentes [+ ou - flexão] e [+ ou - abertura], que a M2 pode apresentar-se com um classificador de valor idêntico ao da M1 ou diferencia-se para referenciar a localização da M2, e que a variação de configurações utilizadas é corrente em todas as faixas etárias.