Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-16"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Bem-vinda, Geração Z! : tecnologias digitais e novas estratégias de branding perante a evolução da consumer decision journeyPublication . Ribeiro, Inês Amaral; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasAs tecnologias digitais estão intrínsecas ao dia-a-dia da maioria da população e são, ao mesmo tempo, uma das principais características da sociedade contemporânea na qual nos inserimos. Estas tecnologias fazem hoje parte de atividades que desempenhamos no decorrer dos nossos dias e, muitas vezes, já nem nos apercebemos da profunda utilização que lhes damos e da influência que têm se olharmos para cada um de nós enquanto consumidores. Neste trabalho, pretendeu-se, num primeiro momento, olhar para o papel que as tecnologias digitais ocupam no quotidiano dos jovens pertencences à geração Z, nascidos a partir de 1998 e, posteriormente procurou-se relacionar este enraizamento das tecnologias no seu dia-a-dia com as mudanças e alterações que ocorreram na sua consumer decision journey. Paralelamente, propuseram-se um conjunto de estratégias consideradas as mais adequadas e eficazes para impactar esta geração, direcionadas às marcas que procuram comunicar e impactar estes jovens. Através de uma metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas a dez jovens da geração Z, a dois consultores de comunicação digital de duas agências, bem como a uma psicóloga, que tiveram como objetivo responder ao desafio, acima descrito, que esta investigação se propõe. A apresentação, análise e dicussão dos resultados obtidos foi feita de forma simultânea, ao estilo interpretativista, através de um conjunto de grelhas de análise temática que relacionaram as informações obtidas das entrevistas realizadas com as ideias apresentadas ao longo do enquadramento teórico. Validou-se assim a existência de uma utilização frequente e diária das tecnologias digitais no dia-a-dia dos jovens da geração Z, clarificando-se, ao mesmo tempo, que o enraizamento das mesmas no contexto do seu quotidiano não pode ser dissociado dos seus comportamentos e decisões de compra.
- Estudo material das esculturas em gesso de Soares dos ReisPublication . Bordalo, Rui; Vieira, Eduarda; Rocha, Fernando; Carvalho, Salomé; Abreu, José Guilherme; Pereira, Mário
- A transparência e as obrigações de informação em fundos de investimento alternativo : um mecanismo de proteção dos investidores no contexto da regulação dos organismos de investimento coletivoPublication . Ferreira, Bárbara Rodrigues; Correia, Francisco Lourenço Fonseca Mendes
- Análise da iconicidade de quatro propostas de denominações neológicas para conceitos da Física (acústica) na LSBPublication . Naves, Taynã; Mineiro, Ana; Morgado, CeldaNeste trabalho pretende-se analisar a motivação icónica de algumas propostas de denominações neológicas na área da Física acústica. Assim, far-se-á a correlação entre o referente icônico evocado pelo significante gestual e o conceito das neologias terminológicas SOM-FORTE, SOM-FRACO, SOM-GRAVE e SOM-AGUDO. Para esta análise adotaremos o modelo da iconicidade analógica de Taub (2001), desenhado no âmbito da linguística cognitiva, o qual define a iconicidade linguística como o mapeamento mental das estruturas preservadas nas relações de similaridade analógica entre forma e significado. A nossa análise das quatro neologias para conceitos de acústica revelou ambiguidades linguísticas entre as formas que denominam conceitos diferentes. Em alternativa, propomos a utilização do mapeamento icónico-metafórico (à luz de Taub) para a criação de expressões icónicas que não entrem em contradição com o conceito que buscam denominar, utilizando gestos do léxico comum da LSB, paráfrases de conceitos básicos em física e aproveitando a iconicidade visual de diversos materiais didáticos utilizados no ensino de Física.
- A produção de conteúdos televisivos locais em canais estrangeiros : o caso da Record TV EuropaPublication . Rodrigues, Diana Sofia Rosa; Ribeiro, Nelson CostaO presente relatório de estágio aborda a globalização dos conteúdos televisivos, dando especial destaque às estratégias de programação de canais internacionais que operam em diversos mercados. Tendo em conta estas questões tomou-se por exemplo o caso da Record TV Europa, canal de televisão que pertence ao grupo de media brasileiro Record e que, em território português, opta por produzir conteúdos locais, de entretenimento e informação, entre eles o programa informativo “Fala Portugal”. Tendo por base uma análise aos conteúdos do programa, pretendeu-se analisar a sua estrutura e objetivos enquanto programa e sua função enquanto parte constituinte de uma estratégia de internacionalização. Após o trabalho empírico o presente relatório verificou a presença de assuntos nacionais e de proximidade, que pretendem fidelizar espectadores, fazendo da Record TV uma opção válida não só para os brasileiros a viver em Portugal mas também para os próprios portugueses. Existe ainda uma forte componente internacional que faz do “Fala Portugal” uma espécie de exportador das notícias de Portugal para a diáspora que, além das notícias do país de origem, procura dar também uma visão do mundo onde os portugueses estão emigrados.
- A atividade das juntas médicas da Caixa Geral de Aposentações, I.P.Publication . Pinto, Ana Rita da Costa Tolda; Fábrica, Luís Manuel da Costa Sousa daDeparamo-nos, ainda nos dias de hoje, com uma longa e consolidada orientação jurisprudencial: a recusa dos tribunais administrativos de se imiscuírem naquilo que qualificam como discricionariedade técnica – salvo erro manifesto de livre apreciação. No âmbito da figura da discricionariedade técnica é sobre a atividade das juntas médicas que nos debruçaremos, salientando as implicações subjacentes, principalmente para o particular. Este, tendo todo o processo clínico favorável à sua pretensão, depara-se com uma situação de disparidade de valoração face ao parecer das juntas médicas, no procedimento de aposentação e no processo administrativo.