IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Capucho, Maria Filomena Dias"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A dimensão intercultural na negociação internacional : o caso das relações empresariais com Angola e MoçambiquePublication . Bernardes, Isabel Cristina Barbosa da Cunha Arantes; Capucho, Maria Filomena DiasO objeto de estudo da dissertação incidiu sobre a dimensão cultural da comunicação como fator de relevância na negociação internacional. A cultura consiste em elementos psicológicos, representações, valores e normas compartilhados pelos membros de um grupo social. Quando duas partes negoceiam, trazem consigo a sua cultura, prioridades e estratégias de negociação. A compreensão das normas culturais expande o universo das negociações integrativas e as possibilidades de resultados ganhar-ganhar. Através da análise discursiva de um corpus de 117 emails trocados entre uma empresa portuguesa e empresas de Angola e Moçambique, abordamos os fatores culturais implicados na negociação, nomeadamente, as formas rituais de abertura e fechamento da interação, as estratégias de modalização do discurso e a gestão do tempo. A aplicação das dimensões culturais de Trompenaars ao contexto da negociação internacional sustentou teoricamente este trabalho. Neste sentido, os resultados demonstram que os interlocutores de Angola e Moçambique são tendencialmente particularistas, com uma dimensão coletivista, praticando um envolvimento difuso, com sentimentos expressos, colocando, portanto, emoção nas relações. Praticam uma cultura baseada na atribuição, e, no que se refere à forma como se relacionam com o tempo, demonstram ser uma cultura síncrona, onde se promove a multitarefa e os horários são aproximados; quanto à última dimensão, que se refere à forma como se relacionam com a natureza, constatou-se que a sua cultura é externa, existindo a perceção que são controlados pelo destino. Os temas da dimensão cultural na negociação internacional, cujos contornos são analisados nesta dissertação, sob diferentes ângulos e perspetivas, mereceram a maior atenção, e contribuem para a análise da complexidade global dos novos tempos que vivemos, com impactos nas relações quotidianas e na gestão das diferenças culturais.
- Estudo da Fundação Marcos e Ana Gonçalves : o grau de satisfação dos seus colaboradores e a sua relação com a capacidade de comunicação e de liderança da direção técnicaPublication . Silva, Patrícia Lívia de Oliveira Constantino da; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Capucho, Maria Filomena DiasEste estudo de caso sobre a liderança e comunicação na Fundação Marcos e Ana Gonçalves e a satisfação dos seus colaboradores nesta organização/Instituição Particular de Solidariedade Social, de domínio público/particular, do terceiro setor, tem como objetivo central conhecer a relação do grau de satisfação dos colaboradores com a capacidade de liderança e de comunicação da direção técnica desta instituição. Tanto o conceito de liderança como o de comunicação constituíram o foco desta pesquisa, bem como a sua relação com o estudo de identificação, tratamento e interpretação dos dados obtidos. O estudo adotou a metodologia quantitativa e ancora-se numa base de dados resultante da aplicação de questionários de avaliação da liderança e satisfação dos colaboradores em relação ao diretor técnico da Fundação Marcos e Ana Gonçalves. Os dados obtidos a partir da aplicação dos questionários foram submetidos à análise descritiva de dados e sua correlação Concluiu-se que o grau de satisfação dos colaboradores é razoável, em relação à instituição, e, quanto ao estilo da liderança da direção técnica, os colaboradores com mais tempo de trabalho o reconhecem como liderança relacional.
- A representatividade cultural em campanhas de publicidadePublication . Sampaio, Joana Neves Lunet de; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Capucho, Maria Filomena DiasNum contexto de globalização e diversidade cultural, é importante que as empresas escolham estratégias de marketing que abordem e representem a interculturalidade, principalmente ao publicitar o seu produto e/ou serviço, considerando que as exigências do mercado são afetadas pelas tradições e valores culturais da população. Uma empresa capaz de adotar estratégias como o Cross Cultural Marketing, que se baseia na representatividade e respeito cultural abrirá novas portas no sentido do sucesso e da competitividade. No entanto, para adotarem este tipo de estratégia, torna se importante que as empresas façam uma avaliação e um estudo profundo sobre o ambiente cultural, principalmente se se tratar de uma empresa que esteja num processo de internacionalização. Este estudo tem como objetivo geral verificar se as representações culturais influenciam o impacto de uma campanha publicitária , e como objetivos específicos: relacionar representações culturais com estratégias de publicidade ; verificar a influência da representação cultural na perceção de campanhas publicitárias e avaliar a importância da representatividade cultural na decisão de compra dos consumidores. A investigação foi desenvolvida numa base quantitativa , com uma abordagem descritiva e transversal , e contemplou a aplicação de um questionário semiestruturado, adaptado ao objeto de estudo, a uma amostra constituída por 104 sujeitos. Os resultados obtidos demonstram que não é possível afirmar de forma conclusiva que as representações culturais influenciam consistentemente a perceção positiva das campanhas publicitárias . A relação entre representações culturais e perceção parece ser complexa e depender de vários fatores, incluindo o contexto específico de cada campanha e o público alvo e que, nem sempre a perceção da importância da representatividade cultural teve impacto significativo na intenção de compra, ou seja, há evidências de que a representatividade cultural e o sentimento do inquirido podem influenciar positivamente a decisão de compra em alguns contextos, mas esses resultados não são aplicáveis a todas as campanhas de publicidade.