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- Da Liderança do direito aos resultados escolares dos alunosPublication . Pina, Raul Manuel Tavares de; Cabral, Ilídia; Alves, José Matias
- Editorial- Bases para a compreensão do sucessoPublication . Alves, José Matias
- A avaliação no ensino secundário : as perceções dos alunosPublication . Cláudia, Santos; Alves, José Matias; Ribeiro, Luísa
- As salas de aula nas escolas modernizadas pela parque escolar. Entre a retórica luminosa e as práticas sombriasPublication . Bertão, Manuel Peniche; Alves, José MatiasO crescente interesse pelo ambiente construído das escolas e a influência do ambiente físico, que inclui espaços escolares de educação formal e não formal, no comportamento, nas atitudes e nas estratégias de ensino, tiveram a contribuição do programa de modernização das escolas secundárias, ainda em execução pela Parque Escolar. A investigação em andamento visa determinar como é que diretores escolares, professores e alunos percecionam as alterações introduzidas nos espaços escolares modernizados e em que medida estas provocaram mudanças nos modos de ensinar e de aprender, tendo como referencial o Manual de Projeto e o modelo pedagógico implícito. O estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com uma forte componente de investigação de estudo pós-ocupação e está a ser desenvolvido em três escolas secundárias do distrito do Porto. São apresentados os resultados parcelares da análise dos dados recolhidos no inquérito por questionário aos alunos do 12.º ano. Os resultados colocam em evidência a elevada importância que os alunos conferem à sala de aula, no conjunto dos espaços escolares, bem como o conforto, a temperatura e a circulação de ar nas salas, que consideram inadequados.
- Um currículo ao serviço das aprendizagensPublication . Alves, José Matias
- Modelo de avaliação externa das escolas: para além do espelhoPublication . Alves, José Matias; Vieira, Ilídia; Veiga, João; Machado, Joaquim; Amorim, José PedroO presente artigo decorre da avaliação externa realizada pelo Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa ao Colégio Efanor no ano letivo de 2011-12 e tem como principal objetivo a explicitação do modelo de avaliação adotado e dos procedimentos metodológicos desenvolvidos nas diversas fases deste processo. O Colégio Efanor situa-se na freguesia da Senhora da Hora, em Matosinhos, e começou a funcionar no ano letivo de 2008-09. Em 2011-12 encontravam-se a frequentar o Colégio 260 crianças e alunos, distribuídas pela Educação Pré-escolar (110), pelo 1.º Ciclo do Ensino Básico (132) e pelo 2.º Ciclo do Ensino Básico (18). No mesmo ano letivo o corpo docente do Colégio era constituído por sete educadoras de infância, oito professores do 1.º CEB, nove professores do 2.º CEB e catorze professores do currículo local. O referencial adotado baseou-se no trabalho conceptual e empírico realizado por Daniel Stuffl ebeam e no modelo CIPP (Context, Input, Process and Product) de avaliação, tendo-se recorrido a uma metodologia compósita, participada, rigorosa e colocada ao serviço da promoção da melhoria dos processos e resultados. Foram usados diversos métodos que permitiram triangular e validar os resultados obtidos, nomeadamente: análise de conteúdo com recurso ao programa NVivo, entrevistas semiestruturadas, observação de atividades pedagógicas, observação de aulas em todos os anos de escolaridade, realização de painéis semiestruturados com representantes de todos os grupos pertencentes à comunidade educativa e inquéritos por questionário. Os resultados obtidos foram considerados muito valiosos por todos os stakeholders, nomeadamente direção, administração, coordenadores de ciclo de ensino, professores e associação de pais, uma vez que a avaliação funcionou não apenas na lógica de espelho, mas numa lógica de implicação, mobilização e compromisso para uma renovação da ação educativa.
- Pelos territórios fénix: tecendo a ciência e a arte do vooPublication . Alves, José Matias
- Caminhos para Credibilizar o Ensino ProfissionalPublication . Alves, José Matias
- Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocalPublication . Mendes, Carolina; Alves, José Matias; Carvalho, Paulo deO artigo pretende analisar políticas públicas de ensino em Angola, concretizadas em práticas de cooperação para o desenvolvimento pós-2015, nomeadamente as parcerias sociais estabelecidas entre o Estado angolano e organizações do segundo e terceiro sectores no âmbito da alfabetização de adultos em contexto profissional.São abordadas algumas conclusões de um estudo realizado a propósito de um doutoramento em Ciências de Educação, que, à luz de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento, entende que as políticas se manifestam a diferentes níveis, tais como: o megassítio, o macrossítio e o mesossítio. Conclui-se que tais parcerias sociais fazem sentido e tornam-se mais consistentes quando percebidas no âmbito de uma cooperação dialógica, onde as partes envolvidas apresentam determinadas disposições quando os parceiros estão devidamente enquadrados numa rede local de parcerias e cujos resultados vão sendo evidenciados através de uma dinâmica circular glocal.
- Projeto COPA: colaborar para aprenderPublication . Cabral, Ilídia; Alves, José MatiasNeste texto apresenta-se um projeto de interação colaborativa entre pares (Projeto COPA – Colaborar para Aprender), centrando-se na forma como este foi desenvolvido pelos docentes de um colégio privado do distrito do Porto. O projeto implica a observação de aulas numa lógica horizontal, centrada na promoção do desenvolvimento profissional e da melhoria das práticas educativas. Da experiência narrada é possível concluir-se que a implementação de dinâmicas de observação de aulas enfrenta ainda resistências várias por parte dos professores. No entanto, a proposta de uma adesão voluntária e livre a um projeto desta natureza, dando aos professores a primazia da escolha dos pares com os quais pretendem cooperar e atribuindo-lhes a responsabilidade pela escolha do(s) objeto(s) a observar e dos instrumentos para o fazer, apresenta-se como uma forma possível de quebrar essas resistências, dotando estas práticas de sentido para os professores e fazendo delas uma oportunidade efetiva de desenvolvimento