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- Mapping lacunae for retouching paintings with computer graphics softwarePublication . Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Bordalo, Rui; Gac, Agnès Le; Gonçalves, Alexandre; Cardeira, Liliana; Candeias, António; Vieira, EduardaThe objective of this paper is to present a workflow procedure to support the graphic recording of the operations performed during the retouching process involved in paintings. In this particular context, an orthophotography of a portrait painted on canvas from a university museum collection was used in Blender, a free and open-source 3D creation software suite. Blender uses an important metric coordination value, provided by the 3D workspace software that allows the areal characterization and numeric identification of each surface loss. The step-by-step procedure adopted to document and map lacunae in this artwork for subsequent retouching, is described.
- Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudoPublication . Cardeira, Liliana; Bailão, Ana; Henriques, FredericoA reintegração cromática de uma pintura é sempre um desafio para os conservadores-restauradores e a decisão de como reintegrar é geralmente baseada no valor e na função das obras. Porém, a escolha de qual a técnica de reintegração é a mais adequada nem sempre é fácil de se justificar. Para tentar ajudar a dar resposta a esta questão foi utilizado um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG), designado de QGIS®. Através da edição vetorial foram efetuados vários mapas temáticos com a finalidade de registar as lacunas que se observavam nas pinturas. A análise efetuada com o auxílio do SIG permitiu fazer a caracterização espacial das lacunas em área, para facilitar a tomada de decisão da técnica de reintegração a ser aplicada. Como caso de estudo utilizou-se uma pintura académica de Adriano de Sousa Lopes (1879-1944). Na reintegração cromática usaram-se duas técnicas conhecidas de conservação e restauro: o processo mimético e o pontilhismo.
- Caracterização da densidade das lacunas em superfícies pictóricas com recurso a Sistemas de Informação Geográfica (SIG)Publication . Henriques, Frederico; Gonçalves, Alexandre; Calvo, AnaEste estudo trata da aplicação de técnicas simples de processamento de imagens, em ambiente de sistemas de informação geográfica (SIG), tendo por base uma fotografia digital de pormenor de uma pintura retabular. O objectivo consiste em documentar, de modo semi-automático, a densidade de lacunas, através de um método de reclassificação, do tipo de limiarização (thresholding), e de algoritmos de estimação de densidade de pontos. A imagem fotográfica que se usa no exercício diz respeito ao painel da “Ressurreição de Lázaro”, obra do século XVI, pertencente à Charola do Convento de Cristo, em Tomar. O resultado final é um mapa temático das patologias do tipo de lacunas.
- Restoration of an 18th century frame: 3D modelling, printing and matching color of decorative flowers elementsPublication . Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Rocha, João; Costa, JoãoThis paper describes the application of 3D digital technology to support the rebuild of lost decorative elements of an historical frame. The frame belongs to an 18th century painting depicting the portrait of D. José, Prince of Brazil, displayed at the National Palace of Queluz, Portugal. The application of digital technologies has been planned from the very beginning in order to avoid the traditional use of silicone in the reproduction of missing elements. The photogrammetric 3D acquisition, a non-contact methodology, has been used to reduce the manipulation and hence prevent further degradation of the artistic object. Following the 3D modelling operation, new decorative elements were made using an additive printing technology. In the final phase of the work, the post-printing treatment was carried out, in which aqueous products were used. 3D modelling, in addition to facilitate the restoration treatment of the historic frame, can also be useful in the creation of a digital collection of decorative frame elements, i.e. a virtual database.
- Conservação de medalhas contemporâneas: soluções de acondicionamentoPublication . Neves, Ana Sofia; Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Ferreira, AndreiaO presente artigo tem dois objetivos: o primeiro é dar a conhecer o acervo de medalhas da extinta Secção de Investigação e de Estudos Volte Face – Medalha Contemporânea, da Unidade de Investigação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, o CIEBA, constituído por medalhas de diversos tamanhos, formatos e materiais (orgânicos, inorgânicos e sintéticos), cujas características influenciam o modo como se degradam e como se acondicionam; o segundo objetivo é apresentar as propostas de embalagem para o acondicionamento das medalhas, para as quais se recorreu à modelação 3D, desenho vetorial e impressão 3D. No primeiro caso apresenta-se a inventariação dos objetos, a sua documentação, a identificação dos materiais constituintes e dos fatores de degradação. Para o segundo caso definiram-se critérios para a seleção do formato das embalagens, e para a escolha dos materiais de construção. Selecionou-se o polipropileno alveolar para a caixa e o polietileno de baixa densidade para o material de enchimento.
- Reconstituição histórica virtual do retábulo-mor da Igreja do Espírito Santo de Évora: aplicação ao Património da infografia web-basedPublication . Pereira, Catarina; Henriques, Frederico; Carriço, Nuno; Amaral, Vanda; Ferreira, Teresa; Candeias, AntónioAs a part of a multidisciplinary and integrated research, including conservation sciences and history, a proposal is presented for the historical reconstitution and the virtual restoration of the mannerist altarpiece of the main altar at the Espírito Santo Church, in Évora. The collected data is abundant and the scientific information, because of its technicality, is less prone to be easily understood by the general public, thus becoming less accessible. Web-based infographics are explored as privileged forms of disseminating results and raising awareness to Cultural Heritage. The project materializes as an Internet platform where data and a reconstitution proposal are shared in a visual and interactive way. In addition to the digital virtual reconstitution (2D), some tridimensional models (3D) are presented of various elements of the altarpiece, obtained using methods of computer graphics and digital photogrammetry.
- Uma metodologia de documentação gráfica para uma obra de arte contemporânea: o banco de jardim de Júlio Resende do edifício Parnaso (Porto)Publication . Alquini, Claudia; Henriques, Frederico; Teixeira, Joana; Vieira, EduardaO presente artigo visa abordar algumas soluções para o problema de documentação gráfica 2D e 3D em projetos de conservação e restauro e em objetos de arte contemporânea. Escolheu-se como caso de estudo o banco de jardim da autoria de Júlio Resende no edifício Parnaso, situado na cidade do Porto. Pretendeu-se, com a conjugação de alguns sistemas de representação, recolher um conjunto exaustivo de informações que possibilitassem a caracterização do objeto, assim como estabelecer a relação de aplicabilidade da metodologia de documentação às questões específicas da obra, com destaque para o apoio na definição de critérios e métodos de intervenção e, con-sequentemente, apresentar uma metodologia de documentação para a arte contemporânea. Partindo destas premissas, será abordado o levantamento de formas distintas, por meio do registo gráfico 2D, fotogrametria e computação gráfica 3D.
- Heritage documentation and 3D retouching of virtual objectsPublication . Henriques, Frederico; Gonçalves, António; Candeias, Alexandre; Vieira, EduardaIn this paper we present some results of the use of digital documentation techniques for the characterization and analysis of Cultural Heritage. The used tools (geographic information systems, digital photogrammetry and computer graphics software) allow us to explore new forms of recovery of digital documentation. The typology of objects where these technologies may be applied is diverse, from public artworks to objects integrated into a museological context. For the performed exercises, which were presented in RECH 3, were given as examples objects from the urban parks in the city of Porto, from the National Museum of Soares dos Reis, from the Major Seminary of Our Lady of the Conception of Porto, from the Church of the Holy Spirit in Évora, and from private collectors, among others. The results show that through current digital techniques it is possible to document and characterize in a hyper-realistic manner the surfaces of the works, analyze the degradation phenomena with high accuracy, annotate technological evidences, develop virtual scenarios with infographic profile, reconstruct missing elements of objects, and even make chromatic reintegration on 3D objects. In practice, the actual virtualization works with digital photogrammetry and with recent techniques of computer processing that provide a handy tool for the documentation of heritage works. This kind of virtualization is a strong alternative to documentation made with laser scanning, often costly. Nonetheless, photogrammetry data capture always requires a high technical accuracy in the photographical acquisition and long post-processing elaboration to develop the 3D models.
- Implementação de um sistema de documentação para o estudo técnico de pinturas académicas de Adriano de Sousa Lopes na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)Publication . Cardeira, Liliana Querido; Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Gonçalves, Alexandre; Candeias, António; Pereira, Fernando AntónioO presente artigo pretende dar a conhecer um modelo de documentação e registo de dados empregue no diagnóstico e intervenção de conservação e restauro de um conjunto de doze obras de Adriano de Sousa Lopes, pertencentes ao espólio da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Recorreu-se a um programa informático de sistemas de informação geográfica (SIG), gratuito e de acesso livre, denominado QGIS®. Durante esta análise, foram produzidos diversos mapas vetoriais, quer de diagnóstico, quer dos tratamentos de conservação e restauro (CR), nomeadamente da rede de microfissuras, das áreas de lacuna, das áreas de consolidação, das áreas de microcirurgia têxtil e da limpeza química. Na base de dados do programa foram anotados os resultados quantitativos resultantes das análises espaciais das superfícies pictóricas. Verificou-se que o estudo técnico das obras com o programa QGIS® permite a análise espacial das obras de arte auxiliar a interpretação, de forma sistemática e integrada, os fenómenos de alteração das peças em análise.
- Estudo para a caracterização espacial e bidimensional das lacunas no processo de reintegração cromática da pintura “A Circuncisão do Menino Jesus”Publication . Bailão, Ana; Henriques, Frederico; Mendes, Susana; Gonçalves, AlexandreThe study presented here was conducted in the framework of the doctoral program in Cultural Heritage, specialization in easel paintings, which took place at the Catholic University of Portugal, upon the theme of quality in chromatic reintegration. The aim of this study is to propose a system for the characterization of the losses in the pictorial surface, so that conservator-restorer can have access to qualitative and quantitative accurate information before, during and after the intervention. We used photographic images of a panel painting from the XVI century and a geographical information system (GIS) software used for processing spatial data, the QGIS open source program. The project has the particularity of being done in real time, during the intervention, in order to support the decision-making process.