Loading...
14 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 14
- O e-learning na educação médica contínua: aplicação a uma situação de ensino-aprendizagem em OftalmologiaPublication . Filipe, Helena; Fernandes, António Augusto; Dinis, António Castanheira; Caldas, Alexandre CastroIntrodução: A sociedade do conhecimento conduziu a um novo paradigma no domínio da educação centrado no conceito de educação contínua. O e-Learning, como modelo de ensino-aprendizagem integra-se neste contexto, pois recorrendo às tecnologias digitais permite a concepção e implementação de estratégias pedagógicas adequadas a uma aprendizagem eficaz, personalizada e global. Objectivos: O objectivo deste trabalho foi avaliar a eficácia e impacto do e-Learning na educação médica pós-graduada em oftalmologia com base numa intervenção educacional a distância. Metodologia: A investigação foi conduzida com base num curso para o qual foram desenvolvidos o desenho, as metodologias de implementação e pilotagem e a estratégia de avaliação. Foram aplicados três questionários para caracterização da amostra (perfil de cibernauta, perfil de formação pós-graduada e estilo de aprendizagem). Os aprendentes resolveram um Teste de Diagnóstico de cinquenta perguntas de escolha múltipla, um Teste Final comas mesmas questões e no final da cada Sessão foi apresentado um Teste de dez questões de escolha múltipla. Após concluírem o curso todos responderam a um questionário de satisfação e impacto e receberam um Diploma de Participação. Resultados: A intervenção educacional foi aplicada a uma amostra de trinta e sete médicos: trinta e quatro médicos internos de Oftalmologia e três médicos oftalmologistas. A média de idades situou-se nos 33 anos. Todos atribuíram elevada importância à sua formação pós-graduada e na sua maioria utilizam semanalmente o computador (PC) mais de quatro horas. É privilegiado o domínio profissional, com acentuação para a visita a sites de interesse científico e medlines para pesquisa bibliográfica, sendo rara a frequência na formação em cursos online. Na avaliação da satisfação geral com o evento educativo, relativamente às vantagens da metodologia e-Learning destaca-se a flexibilização, a interacção prática teórica e a aprendizagem personalizada, ficando sublinhada como desvantagem a ausência de manipulação de um equipamento real. A classificação média obtida no Teste Final – 88,1±15,1 (com ou sem testes de sessão realizados) e a média da Avaliação Final – 85,4±15,1 (classificação do Teste Final ou na sua ausência a classificação média dos Testes de Sessão) quando comparada com a média de classificações obtidas no Teste de Diagnóstico– 57,3±15,6 foi estatisticamente significativa (p<0,001). Conclusão: A população médica apresenta características psicológicas, cognitivas e sociais favoráveis à utilização da metodologia e-Learning, sendo as suas percepções prometedoras, relativamente à implementação sistémica de regimes educacionais prevendo o e-Learning. Os resultados deste estudo sugerem adequação desta metodologia na educação médica contínua em oftalmologia.
- Bullying’s negative effect on academic achievementPublication . Gomes, Ana Maria; Martins, Mariana Costa; Farinha, Manuel; Silva, Beatriz; Ferreira, Edite; Caldas, Alexandre Castro; Brandão, TâniaBullying carries great harm for all involved, undermining academic achievement as well. The strength of such impact is yet to be clarified, existing many possibilities and variables to analyze – classroom behavior being one. The present cross-sectional investigation goal was to study the impact of bullying (mediated by the classroom behavior) on the academic achievement. Participants consisted of 288 children (from the 1st to 4th school years), 51% females and 49% males, and an average age of: M= 8.09 years (SD = 1.193; Min = 7.94, Max = 8.21). Children filled out a self-report questionnaire on bullying; their teachers reported on classroom behaviors and academic achievement. Results showed that the bullying situation itself, didn’t significantly explain the academic achievement of those involved. Indirect effects were found for both victims and perpetrators. Victims revealed worse school results through worse classroom behavior (specifically, excessive motor activity). Aggressor presented worse school results through worse classroom behavior (specifically, opposition behavior, excessive motor activity, and hyperactivity). These results highlight the importance of the educational agents’ attention to the existing behaviors in their classrooms, not only to the disruption established in each classroom’s environment, but as a possible sign of an involvement in the existing bullying dynamics.
- Revisitando as Afasias na PALPA-PPublication . Mineiro, Ana; Caldas, Alexandre Castro; Rodrigues, Inês; Leal, GabrielaNeste artigo, revisita-se a noção de afasia e os defeitos linguísticos que lhe são subjacentes, analisando uma bateria recente para a avaliação da linguagem na afasia, em português, a PALPA-P de São Luís Castro, Susana Caló e Inês Gomes (2007).
- EditorialPublication . Caldas, Alexandre Castro; Martins, F. Mena Ferreira
- EditorialPublication . Caldas, Alexandre Castro
- Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desarollo curricular de la licenciatura en Lengua de Señas PortuguesaPublication . Mineiro, Ana; Lagarto, José; Nunes, Maria Vânia; Caldas, Alexandre CastroEn este artículo pretendemos dar cuenta de las bases metodológicas que han desembocado en el diseño y construcción de una Licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa (LGP), en la Universidad Católica Portuguesa. Esta licenciatura tiene por objeto formar sordos en LGP, en un régimen de Enseñanza a Distancia, con el método de blended learning. Por primera vez en Portugal, la lengua vehicular de todas las clases presenciales así de como la mayoría de los materiales científicos y didácticos ha sido la LGP. La licenciatura se encuentra acompañada y apoyada por un proyecto de investigación, a cargo del Observatório de LGP, que pretende observar y registrar los nuevos gestos asociados a los contenidos científicos de las 26 unidades curriculares de que consta esta licenciatura. A partir de las observaciones registradas se realizará un diccionario especializado con los gestos nacidos en la comunidad sorda, recopilados por primera vez en contexto académico universitario.
- Criatividade: a função cerebral improvávelPublication . Caldas, Alexandre CastroEmbora a capacidade criativa possa ser considerada uma virtude da natureza humana e tenha contribuído para a evolução da espécie, nem sempre as condições naturais do cérebro conduzem ao seu desempenho de forma intuitiva.
- Contributo da formação musical no desempenho académico e cognitivo de crianças e adolescentes: uma revisão sistemáticaPublication . Azevedo, Susana; Rato, Joana; Caldas, Alexandre CastroThis systematic review aimed to analyze the recent literature on the influence that the study of music can exert on academic performance in general and on mathematics; in cognitive functions; and in brain plasticity. The review includes studies published between 2007 and 2018 in the PubMed and Complementary Index databases, Academic Search Complete, Education Source, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Science Direct and PsycArticles, using the descriptor musical training, combined with descriptors linked to academic performance in general and in mathematics - academic achievement, mathematics and academic development -, and cognitive development - brain development and cognitive development. The studies were selected according to the following criteria: studies (i) published in peer-reviewed scientific journals, (ii) with children and adolescents up to 18 years of age, (iii) which included musical training in its theoretical and/or instrumental components. The relationship between musical education and academic performance in general and mathematics was inconsistent, and there was no consensus in the literature about the benefits of the former over the latter. Cognitive benefits and evidence for structural brain plasticity induced by early childhood music training were found, taking into account differences in gray matter volume.
- Capacidade dos profissionais de saúde de medicina e enfermagem dos cuidados de saúde primários em identificar doentes de cuidados paliativosPublication . Innis, Mariana van; Capelas, Manuel Luís Vila; Caldas, Alexandre CastroINTRODUÇÃO: Os cuidados paliativos são cuidados de saúde especializados, dirigidos a indivíduos com doenças cró-nicas. De acordo com dados de estudos recentes, apenas uma parte da população portuguesa tem acesso a eles, sendo o número de indivíduos referenciados para equipas especializadas inferior ao esperado. Os cuidados de saúde primários podem desenvolver um papel importante na identificação e referenciação dos doentes, pois são o primeiro contacto da população com o Serviço Nacional de Saúde. OBJETIVO: Avaliar a capacidade dos médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários em identificar doentes de cuidados paliativos e determinar os fatores pessoais facilitadores. MATERIAL E MÉTODOS: É um estudo analítico e transversal, efetuado através da aplicação de um questionário junto a 49 profissionais de saúde de medicina e enfermagem de dois Agrupamentos dos Centros de Saúde de Lisboa, entre junho e setembro de 2014. A análise estatística foi realizada através do programa SPSS® 20. RESULTADOS: Somente 14,3% da amostra identificou corretamente os casos clínicos referenciáveis para cuidados paliativos. Dos vários fatores pessoais analisados, observámos uma relação estatisticamente significativa (p < 0,05) entre o contacto com a área dos cuidados paliativos na vida pessoal e a formação diferenciada e a identificação de doentes de cuidados paliativos por parte dos médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários. CONCLUSÕES: Os resultados obtidos sugerem a necessidade de reforçar a formação em cuidados paliativos junto dos profissionais de saúde e facilitar a comunicação entre os diferentes elementos envolvidos no processo de identi-ficação e referenciação dos doentes.
- Epistemic beliefs as a determinant in evidence-based practice in physiotherapy–a multi-country (Europe) cross-sectional online survey studyPublication . Beenen, Paul Christiaan; Filiputti, Dario; Meyer, Erna Rosenlund; Carballo-Costa, Lidia; Almeida, Patricia Maria Duarte de; Lopes, Antonio Alves; Wijchen, Joost Egbertus Jacobus Lidwina van; Caldas, Alexandre CastroPurpose: This article assumes that, in order to improve evidence-based practice in physiotherapy, practitioners need sophisticated epistemic beliefs. Epistemic beliefs, or how physiotherapists view knowledge and how they come to this knowledge, are an important factor. A high sophistication of epistemic beliefs is linked to better handling of the complexity and uncertainty of daily practice and the variety of evidence resources associated with this practice. Materials and methods: This study explored the epistemic beliefs of physiotherapists in 10 different countries in Europe using an online survey: the Connotative Aspects of Epistemic Beliefs (CAEB). Results and conclusions: The study resulted in 1419 surveys. The epistemic beliefs proved to be of little difference between countries, showing a low to moderate sophistication in epistemic beliefs. Given the similar results between countries, this study also suggested the possibility of collaborating internationally in developing an epistemology in physiotherapy that is more suited to the complexity of current demands on health systems. The development of sophistication in epistemic beliefs should be firmly on the agenda for the education of physiotherapists.