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- Autorregulação e consumo de substâncias na adolescênciaPublication . Castillo, José A. García del; Dias, Paulo C.; Castelar-Perim, PauloO objetivo deste estudo é avaliar o papel da autorregulação desenvolvimental na adolescência como fator diferenciador do consumo de tabaco e álcool. Para isso, foi utilizada uma amostra de 407 alunos do Ensino Médio, avaliada com o recurso a um conjunto de questões sobre o consumo destas substâncias e ao Inventário de Autorregulação Adolescente (Moilanen, 2007), um instrumento baseado na teoria desenvolvimental sobre a autorregulação. Os resultados sugerem que a autorregulação é um fator diferenciador entre adolescentes que consomem, ou não, substâncias e a intensidade deste consumo. Adolescentes que consomem tendem a apresentar, consistentemente, pontuações mais baixas na autorregulação a curto e longo-prazo. As limitações e implicações dos resultados são apresentadas e discutidas.
- Papel protector de la percepción de riesgo y las actitudes hacia la salud en conductas de consumo de alcoholPublication . Trigueiros, Liliana; Castillo-López, Álvaro García del; Rodríguez, José Antonio García del Castillo; Dias, Paulo C.
- La teoría de la comparación social como promotora de las conductas de salud: una aproximación teóricaPublication . Castillo, Jose A. García del; García-Castillo, Fernando; Dias, Paulo C.; Castillo-López, Álvaro García delLa salud es uno de los principales activos para las personas en relación con el estado de bienestar y la calidad de vida. Desde la Psicología de la Salud se han desarrollado teorías y modelos eficaces para amortiguar los factores de riesgo de salud y potenciar la conducta de salud. Las acciones de control de las enfermedades no transmisibles pasan necesariamente por medidas preventivas. Es imprescindible actuar de forma rápida y eficaz para que las consecuencias de mortalidad se minimicen al máximo y para ello es necesario poner en marcha programas de educación para la salud e intervenciones psicosociales que potencien las conductas de salud. Se propone un postulado teórico desde la teoría de la comparación social para el aprendizaje y/o la modificación de conductas de salud y estilos de vida sanos. Entre las dimensiones de la comparación social revisadas, podemos destacar aquellas que parten de las motivaciones de auto mejora como contraste descendente y el deseo de superación como identificación ascendente para explicar teóricamente la promoción de conductas de salud.
- Qualidade de vida de famílias com necessidades especiaisPublication . Pinto, Isabel Maria Moreira; Macedo, Celmira; Dias, Paulo C.A qualidade de vida das famílias com necessidades especiais (ne) tem suscitado algumas preocupações, pois afeta directamente as práticas parentais e, no limite, a qualidade de vida da criança. Nesse contexto, neste estudo procurou-se analisar a qualidade de vida de pais de crianças ne e alguns dos seus determinantes. Participaram no estudo 206 adultos da Região Norte do país, em dois grupos: com e sem filhos com ne. Através da aplicação de dois instrumentos: o Questionário de Qualidade de Vida da Família (Hoffman, Marquis, Poston, Summers, e Turnbull, 2006) e o inquérito por Questionário de desenvolvimento emocional para adultos – versão reduzida (Bisquerra e Pérez, 2007), que permitiram perceber diferenças na qualidade de vida em função do género, sendo superior entre as mulheres, e em função do tipo de ne das crianças. Foi também encontrada uma diferença na qualidade de vida de famílias com e sem ne, com um tamanho do efeito elevado. Não se encontraram relações com idade, escolaridade dos pais ou das crianças com ne, nem diferenças em função do estado civíl ou da frequência de acções de formação específicas em ne. Finalmente, verificou-se uma relação positiva e forte entre a qualidade de vida e as competências emocionais, o que pode dar pistas para futuras intervenções. Os dados são discutidos e algumas sugestões de investigação e intervenção são apresentadas.
- Adaptación de las escalas de actitudes hacia el tabaco, el alcohol y otras drogas en adolescentes portuguesesPublication . Castillo, José A.García Del; Dias, Paulo C.; Díaz-Pérez, Julián; Bastos, Ana Sofia; Castillo-López, Álvaro García Del; López-Sánchez, Carmen; Macia, DiegoEl presente estudio muestra los resultados de la adaptación de las escalas de actitudes hacia el tabaco (López-Sánchez, Garcia-Rodriguez, Mira y Estévez, 2000), el alcohol (Garcia-Rodriguez y López-Sánchez, 2001) y otras drogas (López-Sánchez et al., 2000) en población portuguesa. Se trata de tres escalas, cada una con trece ítems, de respuesta tipo Likert con cinco opciones de respuesta, que diferencian tres sub-escalas. Para realizar el estudio de adaptación de las escalas a la población portuguesa, se han utilizado dos muestras independientes, constituidas por 329 y 443 adolescentes, alumnos de bachillerato del norte del país, a quienes se administraron los instrumentos. Los datos recogidos, después de ser sometidos a un análisis factorial exploratorio y confirmatorio, permitieron encontrar una solución adecuada para cada una de las escalas, dando como resultando una buena validez y fiabilidad. En la validez concurrente, los resultados sugieren diferencias de género con todas las sub-escalas y una relación negativa con la edad, así como diferencias en las actitudes de acuerdo con la experiencia y el consumo.
- Análisis de la información en la prevención del consumo de drogas y otras adiccionesPublication . Castillo, Jose A. García del; López-Sánchez, Carmen; Castillo-López, Álvaro García del; Dias, Paulo C.Tradicionalmente gran parte de los programas preventivos de drogas y otras adicciones dirigidos a preadolescentes y adolescentes, se han apoyado en la información como estrategia fundamental para disuadir el consumo, utilizando argumentos basados en las consecuencias del deterioro al ser consumidores de sustancias, así como en el abuso de otras conductas adictivas no químicas. El enfoque clásico se apoya en que los jóvenes toman sus decisiones de consumir, o no, en base a una elaboración racional, por tanto en el caso de estar informados de los riesgos que asumen al consumir optarían por no hacerlo. Es fundamental incidir en la importancia que adquieren tres cuestiones alrededor de la información: el nivel y calidad de la información que tienen los jóvenes, el nivel y calidad de la información que tienen los padres y la búsqueda de las fuentes de información sobre drogas y su nivel de credibilidad. Posiblemente los modelos de transmisión y contenido de información que utiliza la publicidad comercial podrían ser más adecuados y eficaces que los del recurso al miedo en el ámbito de los comportamientos de salud, y por supuesto, de las adicciones en general. La tendencia de los promotores de mensajes de salud sigue siendo la de transmitir las consecuencias y los riesgos, en la línea de la apelación al miedo. Presumimos que se alcanzaría una mayor eficiencia con mensajes positivos, reforzando los estilos de vida saludables.
- Relação entre pares e género: contributos da adaptação do Peer Relations Questionnaire junto de adolescentes portuguesesPublication . Dias, Paulo C.; Cadime, Irene; Castillo, José A. García delA compreensão das diferenças de género nos comportamentos ajustados ou pró-sociais e nas relações de violência entre os pares, seja na perspetiva do perpetrador ou da vítima, é essencial para a educação. Com o conhecimento destes fenómenos podemos reconhecer sinais e comportamentos, mas também ajustar a intervenção psicoeducativa, de forma a promover o desenvolvimento integral de todos os alunos. Por conseguinte, este trabalho centra-se em dois objectivos: avaliar as propriedades psicométricas do Peer Relations Questionnaire na população Portuguesa e, partindo dos resultados obtidos no mesmo, explorar as relações entre pares em função do género. Para isso, foram realizados dois estudos junto de duas amostras, com 304 e 712 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos. Os resultados forneceram evidência de validade e fidelidade para o instrumento. Resultados de estudos diferenciais e de associação apontaram ainda diferenças significativas na relação entre pares em função do género, com os rapazes a apresentarem maior nível de violência em relação aos pares, mas também a relatarem ser mais vítimas dessa violência, comparativamente com as raparigas. Inversamente, as raparigas parecem exibir maiores níveis de comportamento pró-social. Encontrou-se ainda uma relação negativa entre violência e idade, assim como com a escolaridade do pai. Estes resultados são discutidos neste artigo à luz da literatura existente, apresentando-se também as suas implicações para a investigação e intervenção
- Plagiarism phenomenon in European countries: results from GENIUS ProjectPublication . Dias, Paulo C.; Bastos, Ana Sofia C.The present study aims to explore 170 teachers and 334 secondary school student's perceptions on plagiarism of seven European countries. Results indicate that both know that plagiarism is illegal; attribute plagiarism to the easiness on contents access on Internet but while teachers tend to attribute causes to student's lack of skills, students highlight the pressure to get good grades, laziness and poor management as well as the expectation that won’t be caught. To prevent plagiarism while teachers suggest to promote student's skills, students focus on pedagogical issues. Similarities and differences are explored as well as the possible effects and implications.
- Auto-regulação, resiliência e consumo de substâncias na adolescência: contributos da adaptação do questionário reduzido de auto-regulaçãoPublication . Dias, Paulo C.; Castillo, José A. García delNo presente trabalho apresentam-se os estudos de adaptação do Questionário Reduzido de Auto-regulação (Carey, Neal & Collins, 2004), um instrumento que permite a avaliação do Controlo de impulsos e Estabelecimento de objectivos. Na análise das propriedades psicométricas do questionário foi encontradauma estrutura factorial consistente e valores de fidelidade elevados. É estudada a relação entre auto-regulação, resiliência, com o recurso à Escala de Resiliência (Wagnild & Young, 1993), e consumo de substâncias na adolescência. Os resultados sugerem uma relação entre a auto-regulação e o consumo de substâncias, além de uma correlação elevada entre o estabelecimento de objectivos e a resiliência, e uma correlação moderada entre o controlo de impulsos e a resiliência. As implicações do estudo são discutidas.
- Plagiarism in Portugal – Secondary Education Teachers’ perceptionsPublication . Dias, Paulo C.; Bastos, Ana SofiaPlagiarism is growing among students due to Internet easy access. This has generated several challenges to educational systems and teachers. This study aims to explore teacher's perceptions on plagiarism and present results from a sample of 67 Portuguese secondary education teachers. Results show that teachers attribute plagiarism to the easy access to Internet contents, student's lack of critical approach to analyze information, student's laziness and student's poor time management skills. The most common behaviors are copying amounts of text from books and Internet without referencing. The heaviest penalties are applied to collusion and text copy without referencing. To prevent plagiarism teachers suggest to address student's skills promotion, introduction of honor codes, and plagiarism detection software. Approaching plagiarism at school is urging and it is a way to avoid its occurrence.
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