Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Auto-regulação, resiliência e consumo de substâncias na adolescência: contributos da adaptação do questionário reduzido de auto-regulação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
176.pdf145.78 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No presente trabalho apresentam-se os estudos de adaptação do Questionário Reduzido de Auto-regulação (Carey, Neal & Collins, 2004), um instrumento que permite a avaliação do Controlo de impulsos e Estabelecimento de objectivos. Na análise das propriedades psicométricas do questionário foi encontradauma estrutura factorial consistente e valores de fidelidade elevados. É estudada a relação entre auto-regulação, resiliência, com o recurso à Escala de Resiliência (Wagnild & Young, 1993), e consumo de substâncias na adolescência. Os resultados sugerem uma relação entre a auto-regulação e o consumo de substâncias, além de uma correlação elevada entre o estabelecimento de objectivos e a resiliência, e uma correlação moderada entre o controlo de impulsos e a resiliência. As implicações do estudo são discutidas.
In the present study are presented the adaptation studies’ of the ShortSelf-regulation Questionnaire (Carey, Neal & Collins, 2004), a measure that allows the adaptation of Impulse control and Goal setting. In the analysis of the psychometric properties of the questionnaire was found a consistent factorial structure and high reliability values. It was also studied the relation between self-regulation, resilience, with the use of the Resilience scale (Wagnild & Young, 1993), and substance use in adolescence. The results suggest a relation between self-regulation and substance use, beyond a high correlation between goal setting and resilience and a moderate correlation between resilience and impulse control. The implications of the study are discussed.

Description

Keywords

Auto-regulação Resiliência Consumo de substâncias Adolescência Self-regulation Resiliency Substance use Adolescence

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue