Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Há festa na família…: contributos da psicologia para o estudo de rotinas, tradições, celebrações e rituais familiares
    Publication . Pinto, Helena Rebelo; Ribeiro, Maria Teresa
    Apresenta-se uma revisão da literatura respeitante ao estudo de rotinas, tradições, celebrações e rituais, tomando a Família como enquadramento sociológico e os modelos de funcionamento familiar como referência conceptual. Nomeadamente, o paradigma do Ciclo de Vida Familiar (Carter & McGoldrick, 2001), através dos seus conceitos fundamentais, proporciona uma fundamentação teórica adequada à análise do tema Festa, às suas tipologias, bem como à sua natureza e significado para a Família. Do percurso conceptual seguido ressalta a importância do grupo familiar como referencial situacional adequado e útil para a compreensão do conceito de Festa, facilitando também a análise das suas múltiplas formas de expressão, culturalmente enraizadas. Por fim, emerge a importância da função desenvolvimental da Festa para a Família e para cada um dos seus membros, constituindo-se, por isso, como um desafio à acção educativa, social e terapêutica.
  • O sono em adolescentes portugueses: proposta de um modelo tridimensional
    Publication . Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Joana Carneiro; Rebelo Pinto, Helena; Paiva, Teresa
    O sono é uma necessidade básica que influencia e é simultaneamente influenciada pela diversidade de atividades, papéis e contextos de vida, assumindo particular importância nos adolescentes. Apresenta-se um estudo com 400 alunos do 9º e 11º anos de escolaridade, de duas escolas da região de Lisboa, avaliados através do Questionário Sobre Sono para Adolescentes - QSSA. Os resultados quantitativos da caracterização do sono incidiram sobre hábitos, auto perceções e conhecimentos. Da exploração qualitativa dos fatores invocados por uma subamostra de 100 adolescentes como fundamento das suas auto perceções, emergiram as categorias de qualidade, importância e atitudes. Com base nestes resultados, propõe-se um modelo tridimensional acerca do sono dos adolescentes que contempla hábitos de sono, fatores pessoais e fatores ambientais.
  • Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior português
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Pinto, Helena Rebelo
    Este estudo avalia as qualidades psicométricas do Questionário de Autorregulação da Aprendizagem (QARA; Williams & Deci, 1996)e analisa diferenças em estudantes do ensino superior português. Participaram 171 adultos (147, 86,0% mulheres), com uma idade média de 24,70 anos (Min-Max:17-53; DP= 8,56), aos quais foi administrado o QARA, constituído por 12 itens que avaliam o grau de participação no curso de ensino superior, e as possíveis razões para esse envolvimento, de acordo com uma regulação controlada versus autónoma. A análise fatorial exploratória indica a existência de dois fatores que explicam 50% da variância total dos itens. Registram-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo na regulação controlada, e em função da idade na regulação autónoma e na regulação controlada. Não se verificam diferenças em função da média académica, da satisfação académica, ou da satisfação com a vida em geral. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.
  • Família: essência e multidisciplinaridade
    Publication . Pinto, Helena Rebelo; Sardica, José Miguel
    Repensar a família, neste contexto da educação no qual a universidade também se inscreve, como instituição a se e como instituição em relação com as demais escolas e com a comunidade em geral adquire importância fundamental. O conjunto de textos sobre a família que dão corpo a esta obra inscreve-se aqui e aqui começa a ganhar força e sentido de futuro, essencial a uma universidade. Abraçar a complexidade da educação e a complexidade da família, a partir da complexidade que é uma universidade, recebe, porém, numa universidade com identidade católica, um acréscimo de complexidade e exigência. Ora, todos os estudos contidos nesta obra foram pensados e elaborados por docentes de uma universidade católica, concretamente da Universidade Católica Portuguesa.
  • A validation of the Cleveland Adolescent Sleepiness Questionnaire
    Publication . Pinto, Joana Carneiro; Rebelo-Pinto, Teresa; Rebelo-Pinto, Helena; Paiva, Teresa
    This work presents the results of the validation of the Cleveland Adolescent Sleepiness Questionnaire (CASQ) in a cross-sectional sample of Portuguese adolescents. The psychometric properties of the Portuguese version of the CASQ, a multidimensional self-report questionnaire that assesses daytime sleepiness versus day and nighttime alertness, were studied through exploratory (EFA) and confirmatory factor analyses (CFA), in adolescents from 11 to 17 years old (EFA sample: N = 732; CFA sample: N = 726). Results of the EFA indicate an exploratory factor solution of three factors which explain 53.26% of variance, with good reliability indices in factors (alpha between .83 and .68). Also, the CFA indicated that the three-factor solution proposed in EFA had better fit indices compared with two alternative models (χ2/df = 4.79; GFI = .93; CFI = .92; RMSEA = .72; ECVI =.662; RMR = .041). The obtained results support acceptable levels of validity and reliability of the Portuguese version of CASQ.