Loading...
67 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 67
- Da Liderança do direito aos resultados escolares dos alunosPublication . Pina, Raul Manuel Tavares de; Cabral, Ilídia; Alves, José Matias
- O impacto das provas externas do 1º ciclo do ensino básico, para além dos números: resultados, representações e impactos percecionadosPublication . Vigário, Ana; Cabral, IlídiaApós a abolição dos exames, em 1974, o incremento da pressão sobre eficácia do sistema conduziu à reintrodução e progressiva disseminação das PEE (provas externas estandardizadas) em todos os ciclos de estudos, entre 1995 e 2015. Este trabalho dá conta dos primeiros resultados de um projeto de investigação em curso sobre as perceções e representações de professores, alunos e pais de quatro escolas portuguesas, sobre o impacto das PEE do 1º ciclo, nos resultados e nos modos de ensinar e de aprender. Após uma breve contextualização teórica e concetual é feita uma breve exposição sobre o design metodológico (quali/quanti), os critérios e os procedimentos adotados na investigação. Seguidamente, são apresentados e discutidos os dados preliminares que nos conduziram a conclusões que pretendemos vir ainda a afinar, no decurso da investigação. Embora nem todos os respondentes tenham assumido que as PEE produziram efeito na forma como aprendem/ ensinam, os dados sugerem que, em duas das três escolas deste estudo, a realização destas provas fez acionar mecanismos de melhoria dos resultados dos alunos. Contudo, este processo não terá sido inócuo, já que boa parte dos efeitos indesejados descritos pela literatura terão sido igualmente percecionados pelos respondentes.
- Projeto COPA: colaborar para aprenderPublication . Cabral, Ilídia; Alves, José MatiasNeste texto apresenta-se um projeto de interação colaborativa entre pares (Projeto COPA – Colaborar para Aprender), centrando-se na forma como este foi desenvolvido pelos docentes de um colégio privado do distrito do Porto. O projeto implica a observação de aulas numa lógica horizontal, centrada na promoção do desenvolvimento profissional e da melhoria das práticas educativas. Da experiência narrada é possível concluir-se que a implementação de dinâmicas de observação de aulas enfrenta ainda resistências várias por parte dos professores. No entanto, a proposta de uma adesão voluntária e livre a um projeto desta natureza, dando aos professores a primazia da escolha dos pares com os quais pretendem cooperar e atribuindo-lhes a responsabilidade pela escolha do(s) objeto(s) a observar e dos instrumentos para o fazer, apresenta-se como uma forma possível de quebrar essas resistências, dotando estas práticas de sentido para os professores e fazendo delas uma oportunidade efetiva de desenvolvimento
- Colégio Alfa : análise de um percurso global e multidimensional de consultoriaPublication . Cabral, Ilídia; Alves, José Matias
- Projeto Fénix: o que pensam os alunos sobre os fatores que promovem as suas aprendizagens?Publication . Cabral, Ilídia; Alves, José MatiasThis article focuses on the perception of two groups of pupils with different academic performances regarding the factors that most influence their learning. We intend to know what these two groups value the most in such learning and whether there are differences in such perception. By means of an open questionnaire applied to 39 pupils of 16 schools from the Fénix network (“More School Success” program), stratified in two groups (pupils with good academic results and pupils with poor academic results), it has been possible to know their representations of the factors that make them learn the most. To read this production we used the good schools’ categorization by MacBeath (1999), and concluded that the dimensions (i) support to their learning, (ii) relations between pupils and between pupils and teachers, (iii) organization and communication, and (iv) value attributed to education are the most referred, which is aligned with the generality of the knowledge available. It can also be concluded that the dimensions with a more organizational nature, non-directly observable by pupils, tend not to be referred, especially by pupils with lower academic results. Last, we note that some implicit risks of a project that makes differentiation an educational surplus value, but that may contribute to the emergence of growing inequality between pupils.
- Uma nova gramática escolar em ação – Ensaio compreensivo das possibilidadesPublication . Alves, José Matias; Cabral, Ilídia
- Condições políticas, organizacionais e profissionais da promoção do sucesso escolar: ensaio de síntesePublication . Cabral, Ilídia; Alves, José Matias
- Escolaridade obrigatóriaPublication . Azevedo, José Maria; Cabral, Ilídia; Alves, José Matias; Melo, Paulo
- Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino superior público em Angola: entre os desafios e as perspetivasPublication . Matete, Francisco; Cabral, IlídiaO presente artigo insere-se no âmbito de um estudo de Doutoramento em curso na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo procura compreender os fatores que estão na base da ineficácia do desenvolvimento da proficiência linguística e da competência comunicativa de Inglês nos graduados do curso de licenciatura em Inglês no Ensino Superior Público em Angola, bem como as estratégias e métodos de ensino desta língua mais comummente utilizados pelos professores e, por fim, os desafios e as perspetivas percecionados pelos diferentes atores educativos, durante e depois das aprendizagens realizadas. No presente artigo procuramos compreender as várias formas como os teóricos na área de linguística geral e de ensino de língua estrangeira em particular abordam os conceitos de proficiência linguística e competência comunicativa. No final, apresentam-se algumas considerações sobre os principais contributos que foi possível recolher através da revisão de literatura efetuada.