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Authors
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Abstract(s)
O presente artigo insere-se no âmbito de um estudo de Doutoramento em curso na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo procura compreender os fatores que estão na base da ineficácia do desenvolvimento da proficiência linguística e da competência comunicativa de Inglês nos graduados do
curso de licenciatura em Inglês no Ensino Superior Público em Angola, bem como as estratégias e métodos de ensino desta língua mais comummente utilizados pelos professores e, por fim, os desafios e as perspetivas percecionados pelos diferentes atores educativos, durante e depois das aprendizagens realizadas. No presente artigo procuramos compreender as várias formas como os teóricos na área de linguística geral e de ensino de língua estrangeira em particular abordam os conceitos de proficiência linguística e competência comunicativa. No final, apresentam-se algumas considerações sobre os principais contributos que foi possível recolher através da revisão de literatura efetuada.
Description
Keywords
Língua Inglesa Ensino superior Angola Proficiência linguística Competência comunicativa
Pedagogical Context
Citation
Matete, F., Cabral, I. (2019). Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino superior público em Angola: entre os desafios e as perspetivas. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 493-509). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
Publisher
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
