Repository logo
 
Publication

Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino superior público em Angola: entre os desafios e as perspetivas

dc.contributor.authorMatete, Francisco
dc.contributor.authorCabral, Ilídia
dc.date.accessioned2020-12-03T12:21:02Z
dc.date.available2020-12-03T12:21:02Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente artigo insere-se no âmbito de um estudo de Doutoramento em curso na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo procura compreender os fatores que estão na base da ineficácia do desenvolvimento da proficiência linguística e da competência comunicativa de Inglês nos graduados do curso de licenciatura em Inglês no Ensino Superior Público em Angola, bem como as estratégias e métodos de ensino desta língua mais comummente utilizados pelos professores e, por fim, os desafios e as perspetivas percecionados pelos diferentes atores educativos, durante e depois das aprendizagens realizadas. No presente artigo procuramos compreender as várias formas como os teóricos na área de linguística geral e de ensino de língua estrangeira em particular abordam os conceitos de proficiência linguística e competência comunicativa. No final, apresentam-se algumas considerações sobre os principais contributos que foi possível recolher através da revisão de literatura efetuada.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMatete, F., Cabral, I. (2019). Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino superior público em Angola: entre os desafios e as perspetivas. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 493-509). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.identifier.isbn9789895436446
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31408
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.subjectLíngua Inglesapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAngolapt_PT
dc.subjectProficiência linguísticapt_PT
dc.subjectCompetência comunicativapt_PT
dc.titleEnsino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino superior público em Angola: entre os desafios e as perspetivaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage509pt_PT
oaire.citation.startPage493pt_PT
oaire.citation.titleEducação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacionalpt_PT
person.familyNamede Meireles Cabral da Rocha
person.givenNameMaria Ilídia
person.identifier.ciencia-id8619-4C1B-A918
person.identifier.orcid0000-0003-2141-044X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.pdf
Size:
123.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format