Publication
Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino superior público em Angola: entre os desafios e as perspetivas
| dc.contributor.author | Matete, Francisco | |
| dc.contributor.author | Cabral, Ilídia | |
| dc.date.accessioned | 2020-12-03T12:21:02Z | |
| dc.date.available | 2020-12-03T12:21:02Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | O presente artigo insere-se no âmbito de um estudo de Doutoramento em curso na área de aprofundamento de Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo procura compreender os fatores que estão na base da ineficácia do desenvolvimento da proficiência linguística e da competência comunicativa de Inglês nos graduados do curso de licenciatura em Inglês no Ensino Superior Público em Angola, bem como as estratégias e métodos de ensino desta língua mais comummente utilizados pelos professores e, por fim, os desafios e as perspetivas percecionados pelos diferentes atores educativos, durante e depois das aprendizagens realizadas. No presente artigo procuramos compreender as várias formas como os teóricos na área de linguística geral e de ensino de língua estrangeira em particular abordam os conceitos de proficiência linguística e competência comunicativa. No final, apresentam-se algumas considerações sobre os principais contributos que foi possível recolher através da revisão de literatura efetuada. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Matete, F., Cabral, I. (2019). Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino superior público em Angola: entre os desafios e as perspetivas. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 493-509). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 9789895436446 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/31408 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | no | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano | pt_PT |
| dc.subject | Língua Inglesa | pt_PT |
| dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
| dc.subject | Angola | pt_PT |
| dc.subject | Proficiência linguística | pt_PT |
| dc.subject | Competência comunicativa | pt_PT |
| dc.title | Ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino superior público em Angola: entre os desafios e as perspetivas | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 509 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 493 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional | pt_PT |
| person.familyName | de Meireles Cabral da Rocha | |
| person.givenName | Maria Ilídia | |
| person.identifier.ciencia-id | 8619-4C1B-A918 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-2141-044X | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3b4225f3-0763-45c5-b68c-27daf72de98a |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.pdf
- Size:
- 123.11 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
