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- Os caminhos da educação femininaPublication . Almeida, Antônia Rosa; Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Morgado, Elsa Maria GabrielDurante todo o período da humanidade a história se encarregou de mostrar o progresso de vida em sociedade e, analisando os fundamentos da educação pode-se compreender os avanços e os retrocessos nos segmentos que a sustenta. Deve-se lembrar da importância do significado da educação e a sua contribuição para que as pessoas alcançassem sucesso em suas vidas. Para as mulheres, a educação é um grande exemplo de construção para a cidadania. O empoderamento feminino e todo o seu universo se sobrepõe à história da educação, com infinita propriedade através da consolidação das lutas sociais e da resistência feminina ao que era imposto pela sociedade.A marcha das mulheres fez com que o papel da educação se multiplicasse diante das mais variadas realidades, seja no meio rural como no meio urbano, nos mais diferentes espaços. Sabe-se que a motivação pela busca do saber nas circunstâncias em que viviam as mulheres, no passado, foi determinante para ser o provocador do empoderamento feminino, em função de ser um direito de todos, na jornada de toda a força social, seja na família, na religião, política, na cultura e no trabalho. No que foi proposto pelo advento do papel na vida das mulheres, percebe-se que a força vinculada ao poder, querer aprender se tornaram mais acessíveis às mulheres e este desenvolvimento ao longo da vida marca as vicissitudes que a educação se manifestou na vida de cada indivíduo.
- O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissionalPublication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Rodrigues, João BartolomeuA presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas.
- “Adão e Eva no Paraíso”: a força dominadora do símbolo no dizer de um conto de Eça de QueirósPublication . Rodrigues, João; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Pereira, Luciana Cabral; Silva, Levi Leonido Fernandes da«Adão e Eva no Paraíso» é um conto de Eça de Queirós. Nele trava-se um interessante diálogo entre duas visões epistemológicas em permanente confronto: por um lado a Bíblica, representante do criacionismo e, por outro, a perspetiva evolucionista. Eça trava, assim, um interessante diálogo entre as duas perspetivas referidas, nunca excluindo uma em detrimento da outra, assumindo uma posição neutra. A tetractis pitagória serve de estrutura formal ao conto. Esta pirâmide é preenchida e ornamentada com os recursos e a força dominadora que os símbolos lhe emprestam: por um lado, os números concorrem para compor as sequências temporais (da criação e da evolução) que compõem o enredo; por outro, a simbologia dos elementos vai fazendo subir, degrau a degrau, o estado de hominização de Adão, na complementaridade de Eva que bate as pedras da civilização, rumo à perfeição que se manifesta na atividade artística.
- Inovando a aprendizagem através da utilização do método simulação em unidades curriculares teóricas no curso de administraçãoPublication . Bezerra, Sefisa; Leonido, Levi; Morgado, Elsa; Cardoso, Mário; Dias, EduardoNa educação, atualmente, existem várias metodologias sistematizadas para promover a aprendizagem ativa que estão se consagrando nos meios acadêmicos, principalmente nas ciências aplicadas. Dentre elas está o Método de Simulação, que consiste em explorar técnicas, habilidades e alguns aspectos comportamentais do aluno, utilizando a sala de aula como um modelo de representação de um ambiente empresarial. Esse estudo pretende apresentar a importância da prática da aprendizagem Simulação como um recurso complementar em disciplinas que, a rigor, seriam tratadas como unidades curriculares somente teóricas, criando valor agregado pelo esforço mental e criativo tanto do aluno como do professor. Estudo de natureza qualitativa com abordagem vivencial onde apresentamos relatos de aprendizagem sem a pretensão de gerar conclusões sobre a temática. Devemos mencionar alguns de seus benefícios como: a intensa participação e interesse dos alunos como agentes do processo de aprendizagem e descoberta, tendo, naquele momento experimentado sucessos e fracassos em virtude do desenvolvimento do exercício da tomada de decisão, a ativação de fatores motivacionais nos alunos, a possibilidade de perceberem e usarem seus aspectos comportamentais de liderança e de desenvolvimento de equipes, a percepção da ambiência do experimento, além do uso eficiente dos escassos recursos físicos, materiais, tecnológicos e do tempo.
- A expressão, a expressividade e a performance na interseção poético-musical sob uma perspetiva multifacetada da estética artística contemporâneaPublication . Leonido, Levi; Licursi, Beatriz; Cardoso, Mário; Rodrigues, João; Morgado, ElsaA poesia e a música sempre foram expressões artísticas que se entrelaçam desde a antiguidade utilizando técnicas semelhantes para se realizarem formalmente. Na contemporaneidade, a arte musical deu origem a uma teoria romântica da música, espelho da evolução do movimento romântico nos seus pontos essenciais, pois as palavras sendo insuficientes, não podiam dizer o inefável, mas apenas sugeri-lo de forma aproximada, então cabendo à música instrumental, música sem palavras, transmitir sentimentos e estados de alma. Compreender o entrelaçamento entre poesia e música por intermédio dos estudos melopoéticos permite identificar tanto os pontos de convergências quanto as divergências entre as duas artes e desta forma o estudo objetiva analisar o entrelaçamento da estética artística na poesia musical e na música poética.
- From incidence to strategy: a systematic review in playing-related musculoskeletal disordersPublication . Cardoso, Mário; Morgado, Elsa; Leonido, LeviThe intense performance and repetitive movements for a long period of time contribute to the developing of musculoskeletal disorders in instrumental musicians. This study aims to identify the major musculoskeletal disorders in the practice of the musical instrument and reflect on strategies to be used in the music teaching and learning process to reduce the risk factors for future musculoskeletal disorders. A systematic review of English and non-English articles using PubMed, Web of Science, and Scopus from 2015-2019. Additional studies were identified by searching abstracts presented at Medical Problems of Performing Artists (2015-2019) and Psychology of Music (2015-2019). Search terms included a combination of the keyword's musculoskeletal disorders, instrumental musicians, and music (n=187). From the systematic analysis pain, disabilities of the arm, shoulder, hand, neck, back and shoulders and temporomandibular, cervical muscle disorders and postural asymmetries are the major musculoskeletal disorders in the practice of the musical instrument. It is important to define preventive strategies to prevent and reduce the development of PRMDs in practitioners and performers.
- A música para teatro: da subjetividade da escolha à literacia do espetadorPublication . Leonido, Levi; Cardoso, Mário; Quixadá, Sefisa; Viana, Rebeca; Morgado, ElsaA subjetividade da escolha relaciona-se intrinsecamente com a intenção e o resultado esperado desta junção de linguagens artísticas que, a serem bem conseguidas, são complementares e até mesmo unas no seu todo e produto mas que, a não acontecer, pode redundar na simples destruição / destituição de dois universos comunicacionais e artísticos que se podem separar perfazendo a diminuição da perceção da intencionalidade de qualquer escolha musical, quer no complexo plano da criação (banda sonora original) quer no plano da simples adaptação musical. As regras, quando deliberadamente quebradas pela via de uma intencionalidade artística associada podem resultar em algo de magnifico mas que deverão prevalecer, apenas e só, quando o individuo que decide tecnicamente sobre esta matéria (independentemente da sua função) saiba, minimamente, a matriz e as regras de uma escolha como acrescento de algo ao objeto artístico que se quer comum. Mesmo assim, tudo é plausível e justificável se sustentado por uma intencionalidade artística e objetiva que provoque (ou tente) uma sensação, uma emoção ou transmitir algo inesperado, improvável ou até mesmo adverso e distinto em termos de linguagem artística das partes (e / ou entre partes). Mas tudo o que cada espetador, independentemente da sua literacia ou conhecimento artístico, possa sentir, percecionar ou imaginar podem, como seria espectável, dividir opiniões e por em causa (nem que no estrito universo da critica teatral ou musical formal) as escolhas ou, até mesmo, aplaudir de pé, uma escolha ou uma obra dirigida a um momento em particular. A subjetividade na escolha e na aceitação do objeto ou momento artístico interdisciplinar reina neste reino maravilhoso da arte em que pode ser possível juntar num universo tudo, o que dois universos podem constituir, dizer, expressar, ou simplesmente transmitir.
- Os efeitos de uma proposta didática de educação auditiva na performance musicalPublication . Cardoso, Mário; Morgado, Elsa; Silva, LeviOne of the challenges of the contemporary educational musical context is the urgency of building and developing a multidisciplinary and multidimensional vision that can, on the one hand, contribute to the overcoming of fragmented pedagogical practices of the context and musical syntax, and, on the other hand, contextualize and develop a set of auditory, cognitive and expressive abilities. This fact is observed in the pedagogical practices of the curricular units associated to the construction and development of the musical formation of the individuals, whose paradigms are based on the technical-expressive development, isolation of fundamental elements of the musical syntax and lag between contemporary production and its teaching processes and learning. Based on the relevance and contemporaneousness of these pedagogical practices in the current context, an experimental, methodological approach was developed to verify if the implementation of a multidimensional and multidimensional model of auditory education affects performance improvement and understanding. This empirical research was developed in a context of Higher Education, using an experimental, methodological line, with a control group with pre-test and post-test. From the analysis and interpretation of the results emerge indicators that the teaching and learning process is based on the Multidimensional Model of Auditory Education, contributes to the development of learning and recognition of elements (rhythmic and metrical structure, melodic and harmonic organization, expressive elements and stylistic and instrumental diversity) fundamental in the understanding of musical syntax.
- Educação e cidadania, uma nova prática na pluralidade social: a especificidade da pedagogia cristãPublication . Rodrigues, João Bartolomeu; Silva, Levi Leonildo Fernandes da; Morgado, ElsaPropomo-nos refletir sobre a simbiose entre as relações convocadas para o ato educativo que concomitantemente concorrem para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade. Partindo do pressuposto que a educação é uma atividade intencional, evidenciamo-la como uma condição para a ação do cidadão no contexto da polis, bem como para o desenvolvimento sustentável dos povos. O discurso da educação também propõe que o bem-estar humano possa consolidar as ações individuais com a capacidade de percepção da realidade de cada um, para melhor interação com o meio social e cultural em que vivemos. Neste sentido, a pluralidade social permitirá que o desempenho individual se estabeleça com dignidade para a construção da cidadania, uma vez que, é fundamental o pensamento coletivo no que diz respeito ao desenvolvimento e o progresso da nação. Urge refletir sobre os seus pressupostos teóricos e firmar um pacto cultural cuja atividade criadora do indivíduo se materialize na construção de ideias inovadoras que valorizem o processo de construção da cidadania. Este ensaio pretende: mostrar que a essência da educação está presente, desde a primeira hora, na literatura cristã; demostrar que a pedagogia cristã prolonga, aprofunda e aprimora este aperfeiçoamento intencional do ser humano.
- Evolução conceptual da educação especial: um olhar centrado no quadro normativo em PortugalPublication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Silva, Levi Leonido Fernandes da; Conceição, Maria Beatriz Licursi; Cardoso, Mário Aníbal; Rodrigues, João BartolomeuO presente artigo dá especial enfoque ao quadro normativo português, também ele, em parte, resultante das significativas alterações e recomendações dos vários documentos orientadores (internacionais) sobre a Educação Especial e sobre a Inclusão. Pretende ainda, levar a cabo, uma revisão da literatura sobre a evolução histórica e conceptual da Educação Especial e todos os conceitos e temáticas a ela adstritas. A junção destas duas abordagens contribui claramente, em nosso entender, para uma consolidação e articulação entre o saber histórico e o saber conceptual, a para do quadro legal inerente à prática e intervenção nos diferentes contextos em que a Educação Especial assume particular enfoque e interesse. A presente investigação assume-se como uma investigação qualitativa recorrendo ao método de pesquisa documental tendo como base a estrutura conceptual e metodológica de Gil (2010) e Bardin (1979) a qual pretende dar a conhecer alguns factos que consideramos relevantes para a história da Educação Especial, sensibilizando os leitores para a necessidade incontornável da sua participação social e cívica, em ordem a alicerçar uma voz coletiva que se quer forte e mobilizadora num tema central para a vida de todos. Como resultado da presente investigação percebe-se claramente a necessidade latente em se proceder a uma significativa reformulação e atualização normativa perante os avanços civilizacionais e conceptuais que advêm das necessidades especificas e particularidades adstritas à inclusão e à educação especial em particular.