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  • Perceções de pais sobre o uso de substâncias psicoativas na adolescência – um estudo qualitativo
    Publication . Barradas, Filipa Archer; Carvalho, M. Carmo; Veríssimo, Lurdes
    O artigo apresenta uma investigação cujo objetivo principal foi caracterizar as perceções de pais de adolescentes a respeito do uso de substâncias psicoativas na adolescência, os fatores protetores percebidos como mais efi cazes e as estratégias educativas contempladas em caso de consumo. Partindo-se do reconhecimento da centralidade do papel parental na promoção da proteção e da prevenção do risco associado ao desenvolvimento na adolescência e nas lacunas ainda existentes no domínio do conhecimento das perceções parentais, desenvolveu-se um estudo qualitativo que entrevistou uma amostra de conveniência constituída por N=9, pais e mães de adolescentes de idades variadas (entre os 13 e os 18 anos), através de um procedimento semiestruturado auxiliado por guião concebido para o efeito. Os dados foram analisados através do método da análise de conteúdo, com suporte do soft ware de análise de dados qualitativos NVivo8. O estudo permitiu caracterizar um conjunto de conteúdos relevantes para conhecer a forma como cada um dos participantes interpreta o fenómeno. Os resultados indicam que o papel parental na promoção de competências sociais e pessoais no adolescente é por vezes negligenciado, o que poderá comprometer a efi caz prevenção de comportamentos de risco no adolescente a partir da esfera familiar.
  • Realização acadêmica e problemas de internalização em alunos do ensino básico e secundário em Portugal
    Publication . Veríssimo, Lurdes; Dias, Pedro; Santos, Elodie; Dias, Sofia
    O presente estudo teve como objetivo geral analisar as diferenças nos problemas de internalização (ansiedade, depressão, queixas somáticas), avaliados por diferentes informadores (pais, professores e jovens), em função do nível de realização acadêmica, em alunos do ensino básico e secundário. Para tal, recorreu-se a uma amostra estratificada representativa da população portuguesa constituída por 1.510 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos. Do conjunto de provas da bateria Achenbach System of Empirically Based Assessment validados para a população portuguesa, foram utilizadas a Child Behavior Checklist 6-18, a Youth Self-Report 11-18 e a Teacher Report Form 6-18. De uma forma geral, os resultados evidenciam que os alunos com realização acadêmica baixa apresentam mais problemas de internalização do que alunos com realização acadêmica média e/ou elevada. No entanto, no 3º ciclo do ensino básico, na perspectiva dos próprios jovens, os alunos com realização acadêmica elevada apresentam maiores níveis de ansiedade/depressão, comparativamente aos alunos com realização acadêmica baixa. Estes resultados indicam-nos que, para além de os alunos com realização acadêmica baixa se encontrarem numa situação de risco e vulnerabilidade para problemas de internalização, é necessário ter também especial atenção aos alunos com realização acadêmica elevada. Destes resultados decorrem implicações práticas relevantes para os contextos escolares, nomeadamente ao nível da consideração da relação entre a realização acadêmica e o bem-estar psicológico.
  • Percepção dos professores de educação regular e educação especial acerca das novas políticas de educação inclusiva em Portugal
    Publication . Magalhães, Joana; Veríssimo, Lurdes; Veiga, Elisa
    This article presents the result of a research project which its main objective was to explore the impact of the new inclusive education policies in the special education teachers’ and regular education teachers’ perceptions and attitudes. So, an exploratory study was conducted and four special education teachers and four regular education teachers were interviewed. The results of the research have highlighted that there is a positive attitude towards the legislation and inclusion, although they are many aspects that need to be improved, such as human and material resources.
  • Protective factors in the use of electronic media according to youth and their parents: an exploratory study
    Publication . Campos, Luísa; Veríssimo, Lurdes; Nobre, Bárbara; Morais, Catarina; Dias, Pedro
    The use of electronic media (EM) by youths has been widely described in the literature, indicating the relevance of understanding the factors that can protect against its risks. We aimed to explore the protective role of participating in extracurricular activities (ECAs) and of parental mediation in the use of EM by young people. A total of 1413 people (729 students, aged between 11 and 17 years old, and one of their parents) participated in this study. Youths who engaged in ECAs spent significantly less time per week on EM and perceived that the use of EM devices had less of a negative impact. When parents and their children presented a congruent notion of how much time youth spent on EM, parents perceived EM to have less of a negative impact on their children compared to dyads with discrepant assessments. The hierarchical regression results indicated that regardless of time spent per week on EM, engaging in ECAs was a significant predictor of perceiving a less negative impact, playing a role as a protective factor regarding the use of EM. The ubiquity of EM reinforces the importance of the focus of this study, and its results contribute to creating specific guidelines for parental education and educational policies.
  • Estudo da relação entre competência académica e competência social
    Publication . Cardoso, Catarina Lopes; Veríssimo, Lurdes
    The mail goal of the present study is to understand the relation between academic competence and social competence in students from elementary school. The participants were 75 3rd grade students, aged between 8 and 10 years old, from public and private schools in the northern Portugal. The sample included students with learning disabilities and students with high academic competence, identifi ed by their teachers. The results highlight a strong relation between academic competence and social competence: students with learning disabilities have a signifi cant lower level of social skills and higher level of behavior problems than students with high academic competence. The results also showed that students with learning disabilities are strongly rejected by their peers. This study emphasizes that children with learning disabilities have diffi culties, not only in academic skills, but also in the fi eld of social skills. This kind of fi ndings should be considered for understanding and intervention.
  • The Relationships between Intrinsic Motivation, Extrinsic Motivation, and Achievement, Along Elementary School
    Publication . Lemos, Marina S.; Veríssimo, Lurdes
    Investigating the relationships between student’s intrinsic (IM) and extrinsic motivation (EM) and their effects is critical for offering a more complex perspective on which types of motivation promote optimal learning and achievement. The goal of this study was to analyse IM and EM as two independent forms of motivation or, alternatively, as two opposite poles of a continuum ranging from a poor (extrinsic) to a good (intrinsic) form of motivation. Participants were 200 students, who were longitudinally assessed along elementary school using separate measures of IM and EM, and academic of achievement. Results supported that IM and EM can coexist and are not contradictory. Whereas IM was steadily associated to better achievement, a negative relationship emerged between EM and student’s achievement by the end of elementary school.
  • Família, pares e delinquência juvenil: análise de diferentes percursos de reincidência
    Publication . Cunha, Cláudia; Soares, Mónica; Veríssimo, Lurdes; Matos, Raquel
    Diversas dimensões relativas à família, como a estrutura e as dinâmicas familiares (cf., Contreras, Molina & Cano, 2011), e relacionadas como grupo de pares (cf. Cottle, Lee & Heilbrun, 2001) têm sido associadas à reincidência de comportamentos delinquentes em jovens. Trazendo novos contributos para esta discussão, o objetivo do estudo apresentado consiste em avaliar como diferentes dimensões de risco familiares e do grupo de pares variam de acordo com diferentes percursos de reincidência (i.e., não reincidentes, reincidentes intermédios, reincidentes persistentes). Recorrendo a uma amostra de 105 jovens em cumprimento de medida tutelar educativa, este estudo foi realizado em Portugal e centrou-se na reincidência dos jovens no contacto com o sistema de justiça como indicador de percursos delinquentes persistentes. Os resultados revelam que mais de metade dos jovens da amostra (54.3%) são reincidentes, tendo cumprido medidas tutelares educativas anteriores. Entre as variáveis significativamente associadas à reincidência, destacam-se a existência de contactos anteriores com o sistema de proteção e os comportamentos delinquentes do grupo de pares. Em conjunto, esses fatores parecem relacionar-se com o envolvimento em atos delinquentes, enfatizando a necessidade de serem desenvolvidas intervenções integradas para prevenir a reincidência.