CITAR - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
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Recent Submissions
- Cine-phármakon: articulação entre um modelo técnico e um modelo de individuaçãoPublication . Natálio, CarlosO cinema como forma histórica de captação da imagem em movimento foi sedimentando, primeiro com objetivo técnico e depois como forma expressiva, uma certa dimensão de articular/ligar o tempo. Paralelamente, o cinemático está inscrito na vida, este tido como uma “grande obra” em movimento, no interior do qual se sucede uma certa ordenação temporal das nossas ações. Nesta comunicação o que pretendemos é pôr em evidência a necessidade de pensar em conjunto, salientando a relação entre estas duas lógicas distintas do cinemático: uma de dimensão técnica e evolutiva e outra cuja dinâmica é recorrente e persistente, ligada à dimensão do vivo e sua individuação. Para salientar essa relação - tão necessária ante sistemas sociais e produtivos que procuram desfragmentar esta ideia de articulação positiva do tempo – lançaremos mão do trabalho sobre a natureza “cinemática” do conceito de phármakon (conforme trabalhado por Jacques Derrida a partir de Platão) e também da dinâmica – também ela cinemática, defendemos –, da noção de individuação teorizada a partir de Gilbert Simondon. Defende-se que um pensamento conjunto entre a técnico composicional do cinemático – que se mantém num panorama de pós-cinema – e uma lógica compositiva de movimento da individuação como forma de reclamar uma gestão temporal e farmacologicamente positiva da nossa existência, recentram a importância do cinema e seus instrumentos, quer a nível pedagógico, quer a nível existencial.
- Prova de luz: 21 posesPublication . Neves, Sónia
- Ética e diversidade geracional: (des)encontros?Publication . Costa, Helena Gil da; Pereira, Henrique Manuel; Magalhães, SusanaEste é o segundo livro da Coleção do Fórum de Ética da UCP Editora, que integra as obras publicadas no contexto do Estudo Anual do Fórum de Ética da Católica Porto Business School. Trata-se de um livro pensado como um laboratório de experiência em pensamento, como espaço de leitura crítica e ferramenta para promover a reflexão ética nas organizações. "Ética e Diversidade Geracional: (Des)Encontros?" é "um convite à (re)escrita de todos os que o leem hoje e das gerações futuras”.
- IntroductionPublication . Ribas, Daniel; Crespo, Nuno
- Virtual reconstructions of the iconic Crystal Palace building and the Industrial and Commercial Museum of Porto (Portugal)Publication . Henriques, Frederico; Pastor, Mário Bruno
- [e]motionPublication . Gago, Ana; Amorim, João Pedro; Moura, Nádia[e]-motion brings together contributions from diverse fields of the arts exploring the interplay of motion, emotion, and digitalisation in the arts. Expanding on discussions from the 1st Graduate Conference on Science and Technology of the Arts, the book examines how the digital era transforms our relationship with the body, materiality, and perception. It addresses the impact of digitalisation on artistic production and reception, including the evolving role of physicality and materiality, the redefinition of audience engagement in cultural institutions, and the socioeconomic inequalities arising from differential access to technology and cultural participation. The volume also considers the implications of digitalisation for social and artistic activism, questioning how activism can transition from physical to virtual spaces. The book opens with two essays: Monsters and Measures: Two Approaches to the Essay Film by Sasha Litvintseva and Beny Wagner, which examines how their work challenges the standardising tendencies of science and technology, and Doug Bailey’s Art Archaeological Interactions, which explores creative ways to deconstruct artefacts and archives to uncover sociocultural narratives. Contributions from Constança Babo, Rosinda Casais & Filipa Cruz, Milan Kroulík, Federica Manfredi & Chiara Pussetti, Ana Barroso, Frederico Henriques & Mário Bruno Pastor, Beatriz Albuquerque, Daniel Tavares, Carolina Ferreira Baptista, Filippo Deorsola, and Anna Rebecca Unterholzner enrich the discussion.
- Revolution & cinemaPublication . Ribas, Daniel; Crespo, NunoIn this volume we gathered the contributions of various researchers that aim to address the relationship between cinema and revolution. The book opens with a conversation between Ros Gray, specialist in militant filmmaking, particularly in relation to liberation struggles and revolutionary movements in Mozambique, Angola, Guinea-Bissau and Burkina Faso, and June Givanni, film curator, archivist, international consultant around Pan-African cinema and founding director of the June Givanni Pan-African Cinema Archive (JGPACA). This volume also gathers contributions by: Aldones Silva on the work of the Brazilian visual artist Marcela Cantuária; Eduardo Prado Cardoso and his reading of the film Malunguinho directed by Felipe Peres Calheiros; Isabel Capeloa Gil on colonial memories of Portuguese cinema; João Oliveira Duarte and the relationship between present, future and past in Fiona Tan’s work Facing Forward; Matthew Mason and the tension between Marxism and post-modernism via Jean-Luc Godard’s La Chinoise; and Riccardo Uras on the absence of debate on Italy’s colonial past and its myths, through the analysis of Adwa: An African Victory by Haile Gerima, and Blood Is Not Fresh Water by Theo Eshetu.
- Ética e trabalho híbrido: proximidades e distânciasPublication . Gonçalves, Helena; Costa, Helena Gil da; Pereira, Henrique Manuel; Magalhães, SusanaEstudo exploratório de um tema - ética e trabalho híbrido - complexo e multiidimensional, mas incontornável. Pensa-se que, até 2030, metade das pessoas trabalharão a partir de casa e, por isso, as interações entre os membros da organização mudarão em frequência, tempo e método, o que terá implicações profundas na gestão da ética e da compliance.
- Book of abstracts of the 1st International Conference on Relic StudiesPublication . Vieira, Eduarda; Ferreira, Teresa; Coutinho, Maria; Palmeirão, Joana; Pastor, Mário Bruno; Marco, Alexandra; Santos, Alexandra; Silva, José Luís
- A Casa da Moeda do Porto entre os séculos XIV e XVIII: técnicas e organização laboral pré e proto-industriais no contexto da produção monetária portuense (Portugal)Publication . Pastor, Mário BrunoA Casa da Moeda do Porto foi uma instituição chave da coroa no Norte do país. Exercendo sobretudo um papel de afirmação do poder central. Laborou entre o final do século XIV e 1721, com um período de suspensão entre 1607 e 1688. As escavações arqueológicas na Casa do Infante, sobretudo a partir de 1990, vieram trazer à superfície um conjunto de estruturas e materiais relacionados com a produção monetária portuense, permitindo fazer uma nova abordagem sobre o trabalho naquelas oficinas, dando a conhecer um pouco de um universo de organização proto-industrial ainda pouco conhecido no nosso país.