CECC - Outros / Others
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- Anuário do setor de produção audiovisual em Portugal 2020Publication . Burnay, Catarina Duff; Ribeiro, Nelson
- APIT | Associação de Produtores Independentes de Televisão | Barómetro 2020Publication . Burnay, Catarina Duff; Ribeiro, Nelson
- Cultura 2020Publication . Hanenberg, PeterO artigo interpreta os dados de um inquérito sobre as expectativas dos jovens portugueses para o ano 2020 à luz de uma renovada noção de cultura para o século XXI, como forma de orientação, expressão e pertença de pessoas com interesses comuns.
- Elisa Curado: uma mulher de causas (1858-1933)Publication . Lopes, Ana Maria Costa
- Ficção televisiva em Portugal: 2000-2005Publication . Cunha, Isabel Ferin; Burnay, Catarina DuffApresentação do panorama mediático português entre 2000 e 2005, assim como da evolução da ficção televisiva nos canais em sinal aberto. A análise incide sobre a ficção nacional portuguesa, estabelecendo-se paralelos com a ficção brasileira em horário nobre. Registam-se e interpretam-se, igualmente, os factos de maior importância e as alterações da estratégia dos canais televisivos ao longo do período identificado.
- hAPPy kids : aplicações seguras e benéficas para crianças felizes : perspetiva dos paisPublication . Dias, Patrícia; Brito, RitaNa sociedade em que vivemos, a sociedade da informação, as crianças vivem em lares tecnológicos e estão expostas a dispositivos digitais quase desde que nascem. Esses “digitods” (Holloway, Green, Stevenson, 2015) são os filhos dos primeiros “nativos digitais” (Prensky, 2001) e estão a ser educados por pais utilizadores de tecnologias. A “digitalização” da infância e o ritmo acelerado, sem precedentes, do desenvolvimento tecnológico, colocam novos desafios aos vários intervenientes na proteção dos direitos das crianças, dos pais aos professores, dos decisores políticos às empresas e às marcas. Com base no modelo de Livingstone (2008) referente a conteúdos online positivos e nas atividades da POSCON European Network (2014), o projecto hAPPy kids pretende aplicar esse quadro teórico às aplicações móveis, visto que, atualmente, o tablet é o dispositivo preferido das crianças mais jovens (Chaudron et al., 2015), e portanto o seu principal interface com as tecnologias digitais são as apps. Os objetivos do nosso projeto são: a) identificar critérios para avaliar e classificar o conteúdo móvel positivo; b) construir um modelo teórico para a avaliação dos aspetos benéficos das aplicações (uma “escala de positividade”); c) transformar esse modelo teórico numa ferramenta aplicada que ajudem os diferentes stakeholders a tomar boas decisões sobre as práticas digitais das crianças; e d) promover a aplicação de guidelines éticas no mercado, de modo a reforçar a produção de apps seguras e benéficas para as crianças.
- hAPPy kids: aplicações seguras e benéficas para crianças felizes : perspetivas das famíliasPublication . Dias, Patrícia; Brito, RitaCom o objetivo de identificar critérios relevantes para avaliar até que ponto as apps podem ser benéficas e seguras para as crianças, desenhámos o projeto hAPPy kids. Este tem três fases, sendo que a primeira conta com três momentos de recolha de dados junto de diferentes partes interessadas neste fenómeno: no primeiro e segundo momento inquirimos famílias, usando métodos mistos, dando especial relevância aos pais e às próprias crianças; no terceiro momento pretendemos realizar grupos de discussão com agentes relevantes, incluindo stakeholders da indústria, policy-makers, e especialistas. Este relatório dá conta especificamente do segundo momento, as entrevistas às famílias. Assim, entrevistámos 81 famílias com crianças até 8 anos de idade, pretendendo aprofundar questões deixadas em aberto no relatório anterior, sobre o inquérito aos pais, focando-nos igualmente em temas como as práticas digitais das crianças, as perceções e mediação digital das famílias, e os critérios para avaliação e escolha de apps.
- Happy kids: aplicações seguras e benéficas para crianças felizes. Conteúdos positivos - opiniões de stakeholdersPublication . Brito, Rita; Dias, Patrícia
- O Homem VencedorPublication . Goldoni, CarloO Homem Vencedor, comédia em prosa que aqui se edita pela primeira vez, é mais uma cópia de António José de Oliveira, concluída a 16 de Outubro de 1782. No verso da folha de rosto surge a indicação «É de Goldoni e traduzida por A. J. de Paula», que contribui decisivamente para o mistério que envolve este manuscrito. A começar, a letra da indicação não é de António José de Oliveira, mas, ainda assim, coeva da cópia. Ao longo do texto, há emendas e acrescentos consistentemente de outra mão, que parece coincidir com a da indicação. Até à presente data, não foi possível identificar a que original de Goldoni corresponde a comédia portuguesa. Embora os nomes das personagens e certas passagens coincidam com figuras e momentos da galeria goldoniana, a intriga, na íntegra, não encontra correlato na criação do autor italiano. Ao certo sabe-se que na segunda metade do século XVIII Goldoni foi presença assídua nos palcos e prelos portugueses e António José de Paula, o alegado tradutor, efectuou percurso ascensional desde actor no Teatro do Bairro Alto até empresário do Teatro da Rua dos Condes. A comédia apresenta-nos dois irmãos, Florindo e Rosaura, que se opõem constantemente. A uni-los a dificuldade em dominarem-se: Florindo, a paixão por Matilde, e Rosaura, o génio fustigante. O primeiro pretende evitar a qualquer custo que a amada parta, pois o desejo de com ela casar subalterniza-lhe o arbítrio; a segunda teme ser espoliada pelo irmão, pois quer dispor, a curto prazo, de avultado dote, também para casar. A comicidade do texto está do lado feminino, com Rosaura a protagonizar cenas tão arrebatadas quanto hilariantes; em contrapartida, a moral, plasmada no título, está associada a Florindo que, no final, se torna, pela sublimação do desejo, homem esclarecido e vencedor.
- Jornalistas em ação: análise da atividade e presença de profissionais do jornalismo nos media tradicionais e nas redes sociaisPublication . Resende, Filipe; Victorino, Mariana; Dias, Patrícia; Trindade, Raquel Ubach; Fernandes, Sofia Lages
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