Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde by Title
Now showing 1 - 10 of 409
Results Per Page
Sort Options
- 25 anos de Letras em ViseuPublication . Couto, Aires Pereira do
- Adaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovensPublication . Simões, Cristina; Ribeiro, Célia; Cabral, Inês; Pereira, Paulo AlmeidaA presente investigação apresenta os resultados de um estudo piloto que tem como objetivos efetuar a adaptação cultural da Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens (EPR-CJ), bem como examinar a sua validade e fiabilidade. Esta escala possibilita avaliar a Qualidade de Vida (QV) das crianças e jovens com Dificuldade Intelectual (DI). Das diferentes amostras englobadas nesta investigação, salienta-se que a amostra final incluiu 54 crianças e jovens com DI e 54 profissionais de educação. O estudo iniciou com a aplicação das diretrizes internacionais relativas à adaptação cultural. Os resultados do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) dos itens, do acordo universal do IVC do instrumento, da média do IVC da escala e dos valores do Kappa de Cohen suportaram a validade de conteúdo, tendo as correlações de Pearson reforçado a validade de constructo da EPR-CJ. Os valores do teste-reteste, da consistência interna e do acordo entre observadores sustentaram a fiabilidade do instrumento. Os diferentes coeficientes psicométricos ilustraram que esta escala pode ser bastante útil para a avaliação da QV das crianças e jovens com DI, sendo a EPR-CJ crucial para desenhar os programas de intervenção destes alunos em contextos inclusivos de aprendizagem.
- Alinhar a empresa de comercialização e distribuição GPL engarrafado com o cliente face às novas envolventes contextual e transacionalPublication . Barros, Francisco Aurindo Abrantes; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaÉ objetivo deste estudo alinhar a empresa às novas envolventes, assegurando a sua viabilidade económica.Tornou-se necessária a caracterização do meio em que a microempresa opera sob diversas perspetivas, tais como: meio ambiente, tipo de mercado, evolução demográfica, políticas e fiscalidade para o setor energético. Foi realizado um estudo quantitativo exploratório e não probabilístico por forma a conhecer a relação entre a lealdade do cliente ao seu fornecedor face à marca de gás engarrafado e à satisfação do cliente. Concluiu-se que de facto existe relação entre a imagem da marca de gás engarrafado e a lealdade do cliente, por outro lado concluiu-se que parcialmente a satisfação do cliente é fator determinante na lealdade do cliente, é exemplo o fator "tangibilidade" que não é relevante na área geográfica deste estudo. Os fatores "capacidade de resposta" e "competências do fornecedor", associados à dimensão "satisfação do cliente", são fatores positivamente relacionados com a "lealdade do cliente". Baseado no estudo desenvolvido, revisão da literatura e através de uma análise SWOT, identificando os pontos fracos e fortes da microempresa, revelando oportunidades e ameaças para a sua atividade, definiu-se a política, estratégia comercial e marketing a adotar face a tal caracterização.
- O aluno com cegueira. As atividades de vida diária na família e na escolaPublication . Saraiva, Helena; Ribeiro, Célia; Simões, CristinaAo longo dos tempos, a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde se incluem os alunos com cegueira, foi assumindo várias feições decorrentes de fatores de ordem social, política, económica, religiosa, científica, até que, chegados aos nossos dias, a escola tem como grandes linhas orientadoras os pressupostos da inclusão. Na sociedade contemporânea, esta deve ter como valor supremo a formação de cidadãos autónomos e independentes, contribuindo para a construção de uma coletividade mais justa. Tendo como base este quadro de referências, a escola e a família enfrentam novos desafios através da exigência de um trabalho interativo e colaborativo. Através de um estudo de tipo qualitativo, pretendemos conhecer a importância que os pais e/ou encarregados de educação e os professores de Educação Especial (EE) atribuem às Atividades de Vida Diária (AVD) no desenvolvimento do aluno com cegueira, sem outras problemáticas associadas, e se há colaboração entre a família e a escola na construção da sua independência pessoal. Embora, a população alvo deste estudo, sejam quatro crianças/jovens com cegueira, a população inquirida foram os pais e/ou encarregados de educação e os professores de EE. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada. Das conclusões retiradas, muito genericamente, podemos referir que, embora seja atribuída grande importância pelos inquiridos às AVD, esta área é pouco trabalhada na escola e na família, especialmente na utilização de técnicas específicas, pelo que não se observa uma efetiva colaboração na sua implementação.
- Os alunos nos cursos vocacionais : interpretações, motivações e expetativasPublication . Gamboa, Sandra Marisa Trindade Marques; Ribeiro, Célia dos PrazeresPassadas cerca de quatro décadas da democratização da escola o insucesso e o abandono escolar precoce assumem um lugar de destaque na preocupação de todo o sistema educativo. Em resposta, e para diferentes níveis de ensino, os atores políticos delinearam para o sistema de ensino português os Cursos Vocacionais. Estes, assentes numa modalidade formativa que complementa o domínio teórico com o domínio prático em contexto escolar e, simultaneamente, empresarial dão cumprimento à escolaridade obrigatória, permitem o prosseguimento de estudos e capacitam os jovens nos níveis científico, cultural e de natureza técnica, prática e profissional. A presente investigação, centrada no aluno, procura, no âmbito dos cursos vocacionais de 3º ciclo, conhecer as interpretações, identificar as motivações e caracterizar as expetativas dos cursos vocacionais de 3º ciclo. Desenvolve-se, utilizando uma metodologia quantitativa, em duas escolas portuguesas de diferente tipologia, mas com a caraterística comum de integrarem cursos vocacionais, não para comparação das duas escolas mas para um processo de complementaridade. O instrumento de recolha de dados foi um questionário construído para o efeito e aplicado a uma amostra constituída por 60 alunos. Os resultados obtidos, revelam a retenção, resultante de múltiplos fatores, como elemento chave para o ingresso em cursos vocacionais. Identificam os amigos, colegas, vizinhos e familiares como determinantes, quer na divulgação quer na influência pela escolha desta oferta formativa em detrimento dos agentes educativos, psicólogos, diretores de turma e professores. Caraterizam as atuais práticas e comportamentos, evidenciando melhorias, quer nos domínios sociais quer nos domínios cognitivos, e traduzem elevados índices de satisfação com a frequência do curso. Assinalam a recuperação escolar dos jovens evidenciando como projetos de futuro a continuação do seu desenvolvimento formativo.
- Analítica da cidadania e o serviço social na atualidade: da teoria à práticaPublication . Menezes, ManuelEmbora cientes da importância de que se revestem as abordagens teóricas da cidadania, que colocam a ênfase no processo evolutivo de consolidação da cidadania que se inicia nos direitos civis e «termina» nos direitos sociais, no presente ensaio, pretendemos explanar as abordagens que, embora não descurando a perspetiva anterior, defendem a necessidade do debate sobre a cidadania transitar para um nível mais concreto, de modo a considerar as estratégias facilitadoras da concretização efetiva dos direitos, estratégias essas, essenciais para um Serviço Social que se deseja promotor da cidadania ativa. Although conscious of the importance revealed by the theoretical approaches to citizenship, that put the emphasis on the evolutionary process of consolidation of citizenship, i.e., a process that begins in the civil rights and «ends» in the social rights. In this paper, our main aim is to analyze the approaches that, although recognizing the importance of the previous perspective, sustain the need of the debate on the citizenship to transit for a more concrete level. That is, we want to take into consideration those strategies that can contribute to the effective materialization of rights, strategies those, essential for a social work that can lead to an active citizenship.
- Analysis of the factors that influence the success of relationship marketing in academic librariesPublication . Figueiredo, Elisabeth; Pereira, Paulo Almeida; Ribeiro, Célia; Passos, Clotilde Paulino; Antunes, JoaquimPurpose: This study aims to identify the main dimensions of relationship marketing that have the greatest impact on users’ satisfaction and loyalty in academic libraries. Design/methodology/approach: A quantitative study was conducted. Data were collected through a questionnaire survey, directed to the users of four libraries of Universidade Católica Portuguesa, which resulted a total of 292 valid responses. The necessary sample size for the completion of this study was calculated based on Daniel's calculator Soper. Statistical Package for Social Sciences (SPSS 27.0) software and structural equation methods were use to test the proposed model. Originality: This study contributes to the existing literature by examining the specific dimensions of relationship marketing that are most influential in the context of university libraries. While prior research has explored relationship marketing in various contexts, this study focuses on the unique environment of academic libraries, thereby providing novel insights into enhancing user satisfaction and fostering loyalty among library users. Findings: The results show that the relationship marketing dimensions that contribute the most to users’ satisfaction and loyalty are: "relational behaviour", "understanding needs" and "quality of services". Additionally, the study identifies the positive relationship between user satisfaction and loyalty, emphasizing the critical role of relationship marketing in fostering long-term user loyalty in the academic library setting. Theoretical/methodological contributions: Increase of scientific knowledge through the validation of a relationship marketing model, through which its implications for the management of university libraries are evidenced. Practical implications: Understanding the main dimensions of relationship marketing that impact user satisfaction and loyalty allows library managers to adapt their strategies and services to motivate and attract users to their spaces and to better meet their needs.
- Ansiedade em contexto escolarPublication . Ribeiro, Célia
- António de Cabedo: poeta novilatinoPublication . Couto, Aires Pereira do