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Adaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovens

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A presente investigação apresenta os resultados de um estudo piloto que tem como objetivos efetuar a adaptação cultural da Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens (EPR-CJ), bem como examinar a sua validade e fiabilidade. Esta escala possibilita avaliar a Qualidade de Vida (QV) das crianças e jovens com Dificuldade Intelectual (DI). Das diferentes amostras englobadas nesta investigação, salienta-se que a amostra final incluiu 54 crianças e jovens com DI e 54 profissionais de educação. O estudo iniciou com a aplicação das diretrizes internacionais relativas à adaptação cultural. Os resultados do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) dos itens, do acordo universal do IVC do instrumento, da média do IVC da escala e dos valores do Kappa de Cohen suportaram a validade de conteúdo, tendo as correlações de Pearson reforçado a validade de constructo da EPR-CJ. Os valores do teste-reteste, da consistência interna e do acordo entre observadores sustentaram a fiabilidade do instrumento. Os diferentes coeficientes psicométricos ilustraram que esta escala pode ser bastante útil para a avaliação da QV das crianças e jovens com DI, sendo a EPR-CJ crucial para desenhar os programas de intervenção destes alunos em contextos inclusivos de aprendizagem.
The present research presents the results of an initial study that aims to analyze the cross-cultural adaptation of the Personal Outcomes Scale-Children and Adolescents (POS-C), as well as to examine its validity and reliability. This scale assesses the Quality of Life (QOL) of children and adolescents with Intellectual Disability (ID). Of the several samples involved in the research, it is stressed that the final sample included 54 children and adolescents with ID and 54 education support staff. The research started with the application of the cross-cultural adaptation’ guidelines. The results of the Content Validity Index (CVI) of each item, the scale CVI-universal agreement, the scale CVI average and the Cohen’s kappa scores supported the content validity, and the Pearson’s correlations confirmed the construct validity of the POS-C. The test-retest, the internal consistency and the inter-rater reliability supported the reliability of the tool. The different psychometric coefficients demonstrate that this scale may be advantageous to assess the QOL of children and adolescents with ID, as well as to design the intervention programs of those students in inclusive contexts of learning.

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Dificuldade intelectual Qualidade de vida Validade Fiabilidade Intellectual disability Quality of life Validity Reliability

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