Repository logo
 
Publication

Adaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovens

dc.contributor.authorSimões, Cristina
dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.contributor.authorCabral, Inês
dc.contributor.authorPereira, Paulo Almeida
dc.date.accessioned2021-04-14T15:58:04Z
dc.date.available2021-04-14T15:58:04Z
dc.date.issued2019-09-11
dc.description.abstractA presente investigação apresenta os resultados de um estudo piloto que tem como objetivos efetuar a adaptação cultural da Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens (EPR-CJ), bem como examinar a sua validade e fiabilidade. Esta escala possibilita avaliar a Qualidade de Vida (QV) das crianças e jovens com Dificuldade Intelectual (DI). Das diferentes amostras englobadas nesta investigação, salienta-se que a amostra final incluiu 54 crianças e jovens com DI e 54 profissionais de educação. O estudo iniciou com a aplicação das diretrizes internacionais relativas à adaptação cultural. Os resultados do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) dos itens, do acordo universal do IVC do instrumento, da média do IVC da escala e dos valores do Kappa de Cohen suportaram a validade de conteúdo, tendo as correlações de Pearson reforçado a validade de constructo da EPR-CJ. Os valores do teste-reteste, da consistência interna e do acordo entre observadores sustentaram a fiabilidade do instrumento. Os diferentes coeficientes psicométricos ilustraram que esta escala pode ser bastante útil para a avaliação da QV das crianças e jovens com DI, sendo a EPR-CJ crucial para desenhar os programas de intervenção destes alunos em contextos inclusivos de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe present research presents the results of an initial study that aims to analyze the cross-cultural adaptation of the Personal Outcomes Scale-Children and Adolescents (POS-C), as well as to examine its validity and reliability. This scale assesses the Quality of Life (QOL) of children and adolescents with Intellectual Disability (ID). Of the several samples involved in the research, it is stressed that the final sample included 54 children and adolescents with ID and 54 education support staff. The research started with the application of the cross-cultural adaptation’ guidelines. The results of the Content Validity Index (CVI) of each item, the scale CVI-universal agreement, the scale CVI average and the Cohen’s kappa scores supported the content validity, and the Pearson’s correlations confirmed the construct validity of the POS-C. The test-retest, the internal consistency and the inter-rater reliability supported the reliability of the tool. The different psychometric coefficients demonstrate that this scale may be advantageous to assess the QOL of children and adolescents with ID, as well as to design the intervention programs of those students in inclusive contexts of learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.379pt_PT
dc.identifier.issn2184-5638
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32589
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDificuldade intelectualpt_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.subjectValidadept_PT
dc.subjectFiabilidadept_PT
dc.subjectIntellectual disabilitypt_PT
dc.subjectQuality of lifept_PT
dc.subjectValiditypt_PT
dc.subjectReliabilitypt_PT
dc.titleAdaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovenspt_PT
dc.title.alternativeCultural adaptation, validity and reliability of scale of children and youth personal resultspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage180pt_PT
oaire.citation.issue27pt_PT
oaire.citation.startPage155pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
person.familyNameSimões
person.familyNameRibeiro
person.familyNameAlmeida Pereira
person.givenNameCristina
person.givenNameCélia
person.givenNamePaulo Jorge de
person.identifier.ciencia-id9C1F-B8DE-1E6F
person.identifier.ciencia-id3212-EF16-9B2E
person.identifier.ciencia-id0F11-D236-6972
person.identifier.orcid0000-0002-5136-255X
person.identifier.orcid0000-0002-1000-6890
person.identifier.orcid0000-0002-3941-8274
person.identifier.scopus-author-id57200572324
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3d1851f3-25ef-4168-bf96-571da24ce1b7
relation.isAuthorOfPublication2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73
relation.isAuthorOfPublication3be8971d-cb0e-4c7c-b508-f39bb4130bf0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3be8971d-cb0e-4c7c-b508-f39bb4130bf0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
379_Article_Text_2305_2_10_20191211.pdf
Size:
413.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format