Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 409
Results Per Page
Sort Options
- António de Cabedo: poeta novilatinoPublication . Couto, Aires Pereira do
- O poema Fontellum de António de CabedoPublication . Couto, Aires Pereira do
- A figura de D. João III na obra de Inácio de MoraisPublication . Couto, Aires Pereira doDe entre as obras conhecidas de Inácio de Morais - um humanista a quem cabe um lugar de relevo na cultura portuguesa do século XVI, nomeadamente na literatura quinhentista novilatina - duas são dedicadas a D. João III.
- Inácio de Morais e António de Cabedo: uma amizade prematuramente interrompida pela parcaPublication . Couto, Aires Pereira do
- Proémio da "Retórica a Herénio": uma adaptação em verso por Inácio de MoraisPublication . Couto, Aires Pereira do
- Ansiedade em contexto escolarPublication . Ribeiro, Célia
- Troca de correspondência entre Jerónimo Cardoso e Inácio de MoraisPublication . Couto, Aires
- Uma nova perspectiva sobre o património cultural: preservação e requalificação de instalações industriaisPublication . Mendes, José AmadoTem-se verificado, nas últimas décadas, uma profunda transformação no conceito tradicional de património cultural. Este, ao democratizar-se, passou a abranger também uma diversificada gama de objectos – que são, simultaneamente, fontes históricas –, inclusive do âmbito do trabalho, do quotidiano e das “coisas banais”. Consequentemente, urge estudar, preservar e reutilizar numerosas estruturas industriais, já desactivadas, mas que apresentam potencialidades para entrarem num novo “ciclo de vida”, continuando ao serviço da comunidade. Torna-se, pois, necessário requalificar certos espaços, urbanos ou rurais, adaptando-os a novas funções, culturais, sociais e/ou económicas. Assim, reforçar-se-á e fomentar-se-á o chamado turismo cultural, já importante, em nossos dias, mas que tenderá a desenvolver-se consideravelmente, a médio e longo prazo.
- Situação socioprofissional dos diplomados em Gestão e Desenvolvimento Social pela UCP (1996-1999) e valências da licenciaturaPublication . Pereira, Paulo AlmeidaPretende apresentar-se um estudo, através da análise estatística das respostas a um questionário, sobre a situação socioprofissional dos licenciados em Gestão e Desenvolvimento Social, pelo Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Social (IUDPS) – Universidade Católica Portuguesa (UCP – Pólo de Viseu), nos anos lectivos de 1996/97, 1997/98 e 1998/99. A análise incide sobre a caracterização dos licenciados, a taxa de emprego, a sua localização geográfica, o tempo de espera entre a conclusão da licenciatura e concretização do emprego, o sector em que se integra a actividade exercida, o tipo de contrato de trabalho e o nível de remuneração. São também estudadas as valências profissionais da licenciatura, nomeadamente a importância das áreas científicas para as funções desempenhadas pelos licenciados e a relevância dada a vários aspectos na obtenção do emprego. Podem avaliar-se diferenças entre os licenciados, relativamente às variáveis estudadas. Esta análise permite concluir que a situação socioprofissional é bastante positiva para os licenciados em Gestão e Desenvolvimento Social, detectando-se ainda algumas melhorias relativamente à situação que ocorria há um ano atrás.