Browsing by Issue Date, starting with "2017-09-29"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Sensibilidade moral dos enfermeiros face aos problemas éticos na atenção primária à saúdePublication . Nora, Carlise Rigon Dalla; Vieira, Margarida Maria da Silva; Zoboli, Elma Lourdes Campos PavoneNesta tese defende-se que a sensibilidade moral é necessária para reconhecer, interpretar e responder de forma apropriada os problemas éticos vivenciados pelos enfermeiros nos Cuidados de Saúde Primários. Este estudo possui uma perspetiva luso-brasileira na medida em que se insere no acordo de dupla titulação realizado entre a Universidade Católica Portuguesa e a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. A comparação luso-brasileira de resultados possibilita absorver a realidade de cada país, estratégias e caminhos para qualificar cada vez mais o cuidado da enfermagem. Esse estudo tem como objetivo avaliar a sensibilidade moral dos enfermeiros que atuam nos cuidados de saúde Primários em Portugal e no Brasil. Mais especificamente, traduzir e adaptar o questionário de sensibilidade moral para os enfermeiros da atenção primária à saúde de Portugal e do Brasil, validar o questionário de sensibilidade moral com os enfermeiros da atenção primária à saúde de Portugal e do Brasil e caracterizar os fatores associados ao nível de sensibilidade moral dos enfermeiros na atenção primária à saúde de Portugal e do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, observacional e correlacional descritivo de duas amostras independentes. A amostra foi constituída por 331 enfermeiros de Portugal e 316 enfermeiros do Rio Grande do Sul/Brasil. O questionário de sensibilidade moral versão Brasil (MSQ-B) e versão Portugal (MSQ-P) após a validação permaneceram com 27 itens, distribuídos em quatro dimensões: orientação interpessoal, conhecimento profissional, conflito moral e significado moral. O MSQ-B explicou 55,8% da variância total e teve um alfa de Cronbach de 0,82. O MSQ-P apresentou uma variância de 54,0% e um alfa de 0,89. A média de sensibilidade moral dos enfermeiros atenção primária à saúde no Rio Grande do Sul/Brasil foi de 4,49 e em Portugal 4,94 em 7. O questionário de sensibilidade moral é um instrumento válido e apropriado para avaliar a sensibilidade moral dos enfermeiros no Rio Grande do Sul/Brasil e em Portugal. Este estudo observou todos os preceitos éticos e legais das pesquisas envolvendo seres humanos, pois garantiu uma participação livre e voluntária. A pesquisa é desenvolvida sob a modalidade Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES.
- Da responsabilidade por créditos emergentes de contrato de trabalho, da sua violação ou cessação, no âmbito de coligações societárias internacionaisPublication . Loureiro, Rui Miguel Lopes; Carvalho, Catarina Nunes de OliveiraA presente dissertação procura indagar as possibilidades de aplicação do regime de responsabilidade solidária previsto no art. 334.º do Código do Trabalho às coligações societárias internacionais. Os contributos da doutrina e da jurisprudência que tivemos oportunidade de estudar permitem-nos concluir que a atual solução legal padece de várias insuficiências. Algumas delas parecem colidir com a ratio legis do próprio regime jurídico e até com alguns princípios constitucionais e de Direito da União Europeia.
- Influencia de actividades enzimáticas : Alfa-Amilase, Xilanase, Glucose-Oxidase e Fosfolipase : nos parâmetros reológicos de farinhas de trigo panificáveisPublication . Ramalho, Sofia Amorim; Dias, EmaA adição de enzimas à farinha para melhorar o seu desempenho e originar um pão com melhores caraterísticas, tem mais de um século e é uma área em contínuo desenvolvimento. As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores para acelerar reações específicas, e, sendo produzidas por plantas, animais e microrganismos, são ingredientes naturais não tóxicos, posicionando-se como um interessante substituto dos aditivos químicos. Este relatório faz um enquadramento ao tema e revê a literatura existente que suportou o estudo desenvolvido durante o estágio curricular no âmbito do Mestrado em Biotecnologia e Inovação. Neste estudo foi analisado o efeito de 4 enzimas (α-amílase, xilanase, glucose-oxidase e fosfolipase) em ensaios independentes, nos parâmetros reológicos de uma farinha estreme de trigo e nas caraterísticas do pão, usando 3 concentrações diferentes para cada uma delas. A necessidade desta análise detalhada prende-se com o facto de que, na maior parte dos casos, são adicionadas à farinha um conjunto de enzimas e não apenas uma, sendo importante analisar o seu efeito individual, para eventualmente se poderem otimizar formulações de farinha para o fabrico de pão. As enzimas têm a capacidade de provocar alterações diversas no pão, nomeadamente um aumento de volume, melhoria da cor da crosta e estrutura do miolo, maciez, reforço do sabor e adiamento dos processos de envelhecimento. Ainda que estes efeitos tenham sido verificados na prática, a causa e as reações envolvidas não estão ainda totalmente explicadas, uma vez que se tratam de reações bioquímicas acopladas complexas, que envolvem simultaneamente vários componentes dos ingredientes usados habitualmente para o fabrico de pão. Assim, tendo em conta os resultados obtidos, como trabalho futuro seria interessante vir a estudar o efeito da combinação das enzimas estudadas e valorizar as potenciais sinergias. O trabalho realizado permitiu concluir quais os parâmetros que são mais afetados com a variação da concentração das enzimas tendo-se verificado que a variação da concentração da Amílase é a que vai afetar mais caraterísticas reológicas da farinha; no que diz respeito ao volume do pão verificou-se que a enzima cuja variação da concentração mais afeta este parâmetro é a Xilanase, concluindo-se que um aumento da concentração desta enzima irá influenciar positivamente o volume do pão.
- O diálogo e a conversão, caminho de uma ecologia integral : análise crítica e lecionação de “Ecologia e Valores”Publication . Giroto, António Jorge Gomes; Angélico, José Pedro LopesEste relatório é resultado da prática de ensino supervisionada referente à unidade letiva “Ecologia e Valores”. Procuramos refletir sobre a temática da ecologia, buscando as suas raízes e principais desenvolvimentos, bem como a sua inserção no ensino e pronunciamentos da Igreja católica e os dados preocupantes que fazem desta questão um imperativo moral. À luz da Laudato Si’, refletimos sobre o diálogo e a conversão como caminho de uma ecologia integral, baseada numa “cultura do cuidado” para com toda a criação, valorizando a natureza e todos os seres vivos que a constituem e sobrevalorizando o homem, centro e cume da atividade criadora de Deus. Está incluída também uma análise crítica da prática letiva bem como os documentos didáticos/curriculares que estiveram na sua génese.
- Dignidade e sofrimento da pessoa, imagem de Deus como fundamentação : análise teológica, filosófica e pedagógica da primeira unidade letiva do 6º ano do ensino básico na disciplina de EMRCPublication . Costa, Cândido Plácido da; Angélico, José Pedro LopesEste trabalho tem como objetivo ir ao encontro das interrogações dos alunos de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC), numa clarificação da dignidade da pessoa humana, na confrontação com a problemática do sofrimento humano. Pretende uma definição atualizada do termo dignidade, desde a Bíblia, passando pelo pensamento filosófico, o magistério da Igreja e terminando com uma visão contemporânea e a sua relação com a biomedicina, na questão do sofrimento. É um tema fundamental para a educação dos jovens no respeito da dignidade humana, procurando contribuir para um maior humanização.
- Shadow bankingPublication . Prelhaz, Mariana Isabel Varela; Martins, Paulo Câmara Pires dos Santos
- Os alunos nos cursos vocacionais : interpretações, motivações e expetativasPublication . Gamboa, Sandra Marisa Trindade Marques; Ribeiro, Célia dos PrazeresPassadas cerca de quatro décadas da democratização da escola o insucesso e o abandono escolar precoce assumem um lugar de destaque na preocupação de todo o sistema educativo. Em resposta, e para diferentes níveis de ensino, os atores políticos delinearam para o sistema de ensino português os Cursos Vocacionais. Estes, assentes numa modalidade formativa que complementa o domínio teórico com o domínio prático em contexto escolar e, simultaneamente, empresarial dão cumprimento à escolaridade obrigatória, permitem o prosseguimento de estudos e capacitam os jovens nos níveis científico, cultural e de natureza técnica, prática e profissional. A presente investigação, centrada no aluno, procura, no âmbito dos cursos vocacionais de 3º ciclo, conhecer as interpretações, identificar as motivações e caracterizar as expetativas dos cursos vocacionais de 3º ciclo. Desenvolve-se, utilizando uma metodologia quantitativa, em duas escolas portuguesas de diferente tipologia, mas com a caraterística comum de integrarem cursos vocacionais, não para comparação das duas escolas mas para um processo de complementaridade. O instrumento de recolha de dados foi um questionário construído para o efeito e aplicado a uma amostra constituída por 60 alunos. Os resultados obtidos, revelam a retenção, resultante de múltiplos fatores, como elemento chave para o ingresso em cursos vocacionais. Identificam os amigos, colegas, vizinhos e familiares como determinantes, quer na divulgação quer na influência pela escolha desta oferta formativa em detrimento dos agentes educativos, psicólogos, diretores de turma e professores. Caraterizam as atuais práticas e comportamentos, evidenciando melhorias, quer nos domínios sociais quer nos domínios cognitivos, e traduzem elevados índices de satisfação com a frequência do curso. Assinalam a recuperação escolar dos jovens evidenciando como projetos de futuro a continuação do seu desenvolvimento formativo.