CITAR - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CITAR - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Title
Now showing 1 - 10 of 473
Results Per Page
Sort Options
- 5th Portuguese-Brazilian Conference on Conservation and Restoration: an introductory notePublication . Aguiar, Maria; Sousa, Gonçalo Vasconcelos e; Teixeira, Joana; Soares, Maria LuísaAt the end of 2019, the 5th edition of the Portuguese-Brazilian Conference on Conservation and Restoration took place, and was organized by CITAR (Catholic University of Portugal) in collaboration with the Federal University of Rio de Janeiro. During the 9th and 10th of December topics were discussed related to recent events, such as the tragic fire in the National Museum of Rio de Janeiro, which occurred just over a year earlier; to the challenges posed by the conservation of new media art, contemporary art and scientific collections, as well as to the preservation of so-called more "traditional" cultural assets; without neglecting the necessary joint reflections about training on conservation and restoration on both sides of the Atlantic.
- O Abade de Baçal e Monsenhor José de Castro: entre ilustres nordestinosPublication . Pereira, Henrique Manuel
- “Adão e Eva no Paraíso”: a força dominadora do símbolo no dizer de um conto de Eça de QueirósPublication . Rodrigues, João; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Pereira, Luciana Cabral; Silva, Levi Leonido Fernandes da«Adão e Eva no Paraíso» é um conto de Eça de Queirós. Nele trava-se um interessante diálogo entre duas visões epistemológicas em permanente confronto: por um lado a Bíblica, representante do criacionismo e, por outro, a perspetiva evolucionista. Eça trava, assim, um interessante diálogo entre as duas perspetivas referidas, nunca excluindo uma em detrimento da outra, assumindo uma posição neutra. A tetractis pitagória serve de estrutura formal ao conto. Esta pirâmide é preenchida e ornamentada com os recursos e a força dominadora que os símbolos lhe emprestam: por um lado, os números concorrem para compor as sequências temporais (da criação e da evolução) que compõem o enredo; por outro, a simbologia dos elementos vai fazendo subir, degrau a degrau, o estado de hominização de Adão, na complementaridade de Eva que bate as pedras da civilização, rumo à perfeição que se manifesta na atividade artística.
- A adaptação de Os Maias na televisão brasileira e portuguesa – abordagem comparativaPublication . Sobral, Filomena AntunesEça de Queirós, para além de se uma personalidade notável do mundo literário também um scritor cujas obras induziram, por diversas vezes, a criação em outros universos midiáticos. Nas televisões internacionais predomina o interesse brasileiro, sobretudo nos anos mais recentes, justificado pelos fatores de proximidade cultural e pela visão crítica que Eça dirige à sociedade portuguesa. No que concerne aos títulos adaptados, a obra-prima queirosiana Os Maias(1888) é um patrimônio comum de adaptação televisiva entre Portugal e o Brasil.Pretendemos ao longo do texto estabelecer uma abordagem comparativa da adaptação brasileira de Os Maias (TV Globo, 2001) e a adaptação televisiva portuguesa do mesmo romance (RTP1, 2003), com vista a observar as estratégias de transmutação utilizadas e os resultados de duas leituras alternativas diferentes, mas que tiveram o mesmo ponto de partida. Paralelamente pretendemos explanar as razões do interesse luso-brasileiro por Eça de Queirós e pela sua obra.
- Aesthetics and depression in Lars von Trier's cinemaPublication . Carmona, Carlos Ruiz; Campos, Marco PereiraDepression in Lars von Trier’s cinema has been studied from a philosophical perspective, focusing on ethical and moral issues, and from a narrative point of view through a cultural and social contextualisation of the disease. This paper explores how von Trier represents depression through his filmic discourse. Is it possible to identify a specific stylistic pattern in his representation of depression? Is his treatment of the theme different in each film or has it remained consistent throughout his career? Can we assume that von Trier’s personal experience with depression informs his films’ aesthetics?
- Ainda Precisamos de Interfaces? Sobre o interface enquanto complexo mediadorPublication . Sá, CristinaPor definição corrente, interface é um sistema ou dispositivo através do qual entidades não relacionadas podem interagir. Para traçar o estado actual do interface, propõe-se uma exploração da sua condição, partindo do reconhecimento do espaço relacional que comporta propriedades dos sistemas em ligação, para o constituir como uma entidade que tem características próprias, emergentes dessa ligação. Esta entificação implica a inscrição do interface num espaço-tempo e, consequentemente, a sua ligação à noção de experiência que, por seu turno, o associa à mediação. Através da teoria dos media surge a problematização da superação do interface: coloca-se a possibilidade deste ser uma componente intermédia num processo que caminha no sentido da desincorporação total dos media, marcando uma tendência para o apagamento dos interfaces; coloca-se a possibilidade inversa de ele ganhar importância, pois essa desincorporação implica uma capacidade dos media de penetrar e serem penetrados pela experiência humana, precisamente através de interfaces, ainda que cada vez mais imperceptíveis.
- Akson, an audio-visual environment for networked interaction and performancePublication . Arandas, Luís; Gomes, José Alberto; Penha, RuiIn this article we present Akson, a web-based audiovisual (AV) environment for networked interaction and performance. As a result of research in the context of Braga Media Arts, part of UNESCO’s creative cities network (UCCN), is documented why it was developed, its characteristics as a software that promotes networked artistic practice, as well as the tests performed. Taking advantage of the Internet’s infrastructure, Akson allows the exploration of hundreds of devices scattered around the world and the study of the interface as an extension of the human gesture.