Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-01"
Now showing 1 - 10 of 37
Results Per Page
Sort Options
- Vivências da família do potencial dador de órgãos e tecidos: revisão sistemática da literaturaPublication . Barros, Filipa de Almeida Dias Morais de; Sousa, Patrícia PontíficeIntrodução: A doação e transplantação de órgãos e tecidos representam nos dias de hoje, uma realidade em crescendo. A família do potencial dador de órgãos e tecidos, enfrenta desde o início do internamento hospitalar, um conjunto de desafios e experimenta vários sentimentos. Na relação favorecida que os enfermeiros estabelecem com a família, é fundamental que integrem estratégias que facilitem as vivencias marcantes que a família atravessa. Objetivo: Identificar a experiência vivenciada pela família do potencial dador, no processo de doação de órgãos e tecidos; identificar estratégias profissionais que os familiares apontam como facilitadoras na vivencia deste processo. Materiais e Métodos: Elaboração de uma revisão sistemática da literatura, utilizando a estratégia PICo: População (P) – família; fenómeno de interesse (I) – perceção/experiência; contexto (Co) – doação de órgãos. Foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados CINAHL, Pubmed, Nursing & Allied Health Collection, MedicLatina. Foi realizada no mês de fevereiro de 2020, utilizando os descritores: organ donation; family; perceptions. Resultados: Foram selecionados 8 artigos que evidenciam a experiência da família no processo de doação de órgãos, assim como intervenções de enfermagem centradas na família. Conclusão: A família do potencial dador de órgãos e tecidos enfrenta sentimentos e emoções perante a constatação da morte. Os enfermeiros, devem apoiar, ajudar, cuidar e facilitar na compreensão e experiência deste processo complexo.
- Tradução e adaptação transcultural para português europeu do Cuestionario GES (SECPAL)Publication . Manso, Diana; Capelas, Manuel LuísIntrodução: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) os Cuidados Paliativos (CP) integram, entre outros, os aspetos psicológicos e espirituais do doente no cuidar. Nos últimos anos, a espiritualidade tem sido reconhecida por investigadores, clínicos, doentes e famílias como um recurso importante para enfrentar o stress que acompanha a doença terminal e o processo de morrer, sendo um recurso protetor perante o sofrimento em situação de final de vida. Neste sentido, no seio da Sociedad Española de Cuidados Paliativos (SECPAL) criou-se o Grupo de Espiritualidad (GES), grupo de trabalho que tenta progredir no conhecimento desta dimensão para a explorar com rigor e facilitar o seu acompanhamento nos doentes em fim de vida. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi traduzir, adaptar culturalmente e validar para Português Europeu o Cuestionario GES.bMateriais e Métodos: Estudo metodológico, numa amostra de 71 doentes de CP, com abordagem quantitativa, relativamente ao tipo de análise de dados. Resultados: As propriedades psicométricas deste instrumento são indicadoras que a escala tem fidelidade fraca para a população em estudo (alfa de Cronbach de 0,645). No processo de validação do instrumento foram encontradas três dimensões (intrapessoal, interpessoal e transpessoal), optando-se por manter a estrutura do instrumento original de 8 itens. Conclusão: A versão portuguesa do Cuestionario GES é válida e psicometricamente adequada para avaliar os recursos e as necessidades espirituais e facilitar a intervenção em doentes de CP. No entanto, sugere-se a aplicação do instrumento em amostragens mais amplas, o que permitirá a consolidação da sua validação em estudos futuros.
- Os sentimentos dos alunos em tempos de ensino remoto de emergênciaPublication . Alves, José Matias; Cabral, IlídiaNo dia 8 de fevereiro de 2021, os alunos voltaram ao ensino online, em ambiente doméstico, depois de 15 dias de férias antes do tempo previsto. Nesta investigação quisemos saber como estavam a viver este tempo de fechamento em casa e como avaliavam sete áreas-chave neste ofício de aluno a distância: as estratégias de ensino usadas pelos professores; a relação pedagógica; a pertinência, adequação e justiça da avaliação; a colaboração com os colegas; o ambiente vivido em casa; os sentimentos predominantes; a riqueza das aprendizagens. Nesta comunicação iremos analisar apenas os sentimentos vivenciados e declarados. Através de plataforma eletrónica foi administrado um questionário aberto e, com o consentimento e mediação dos diretores, foram recolhidos dados de quatro escolas (duas pertencendo ao ensino particular e cooperativo da região de Lisboa e duas escolas estatais na Região Norte) num total de 614 alunos do 9.º e 10.º anos. A recolha de dados ocorreu no mês de fevereiro de 2021. Os resultados revelam que os alunos evidenciam sobretudo sentimentos negativos (tristeza, saudade, solidão), sobressaindo, no entanto, a esperança e a alegria, numa listagem de dez sentimentos. Não se registam diferenças significativas entre as escolas. Estes dados indiciam que os alunos vivenciam sentimentos contraditórios e paradoxais, sendo necessário cuidar das feridas geradas através de uma pedagogia da escuta, do cuidado e da proximidade de modo a reconstruir os laços feridos.
- EU perspective on the construction of China’s Greater Bay AreaPublication . Ming, Chen; Sousa, António Manuel Carneiro da Frada Marques de
- O handover/handoff perante a pessoa em situação crítica no serviço de urgência: uma revisão integrativa da literaturaPublication . Lopes, José; Marques, Rita; Sousa, Patrícia PontíficeIntrodução: O handover / Handoff consiste no processo de transferência da responsabilidade ou seja, a transmissão de informação especifica acerca de um doente, de um prestador de cuidados para outro ou dos prestadores de cuidados para o doente e família, de forma a permitir uma continuidade de cuidados e com vista a segurança do doente. O serviço de urgência (SU), como recetor do doente crítico, tem particularidades que dificultam uma comunicação eficaz pelo que, torna-se fundamental a existência de um handover minucioso, de forma a melhorar a qualidade e a segurança do doente dentro do sistema de saúde. Deste modo optámos por realizar uma revisão integrativa de literatura. Objetivos: Identificar os fatores promotores e inibidores do handover do doente critico no SU, conhecer o conteúdo a transmitir no handover do doente critico no SU e identificar ferramentas de apoio ao handover. Material e métodos: Realizou-se uma revisão integrativa, seguindo a metodologia proposta por Joanna Briggs Institute, através da conjugação de termos MesH recorrendo à base de dados EBSCO host – Research Databases, nas bases de dados CINAHL complete, MEDLINE complete, Cochrane Central Register Of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, nos idiomas português e inglês e na janela temporal de 2010 a 2020. Resultados: A amostra foi constituída por sete estudos em que se identificaram cinco categorias, nomeadamente, fatores promotores e fatores inibidores do handover, conteúdo do handover, ferramentas de handover, e recomendações para uma melhoria do handover. Conclusões: A pesquisa realizada revelou a importância do handover no serviço de urgência. Uma aposta na sua qualidade promove uma transição de cuidados segura. O uso de ferramentas padronizadas, uma linguagem estruturada e equipas especializadas aumentam a qualidade dos cuidados e os resultados dos doentes, com menor morbilidade. É fundamental investir na formação interdisciplinar e interinstitucional nesta área pois, o handover adequado traz benefícios para os doentes, profissionais e sistema de saúde.
- Anthocyanin recovery from grape by-products by combining ohmic heating with food-grade solvents: phenolic composition, antioxidant, and antimicrobial propertiesPublication . Coelho, Marta; Silva, Sara; Costa, Eduardo; Pereira, Ricardo N.; Rodrigues, António Sebastião; Teixeira, José António; Pintado, ManuelaUsually, wine-making by-products are discarded, presenting a significant environmental impact. However, they can be used as a source of bioactive compounds. Moreover, consumers’ increasing demand for naturally nutritious and healthy products requires new formulations and food product improvement, together with sustainable, environmentally friendly extraction methods. Thus, this work aimed to compare ohmic heating (OH) with conventional methodology (CONV), using food-grade solvents, mainly water, compared to standard methanol extraction of anthocyanins. No significant differences were found between the CONV and OH for total phenolic compounds, which were 2.84 ± 0.037 and 3.28 ± 0.46 mg/g DW gallic acid equivalent, respectively. The same tendency was found for antioxidant capacity, where CONV and OH presented values of 2.02 ± 0.007 g/100 g and 2.34 ± 0.066 g/100 g ascorbic acid equivalent, respectively. The major anthocyanins identified were malvidin-3-O-acetylglucoside, delphinidin-3-O-glucoside, petunidine-3-O-glucoside, cyanidin-3-O-glucoside, and peonidine-3-O-glucoside. These extracts displayed antimicrobial potential against microorganisms such as Yersinia enterocolitica, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella enteritidis, methicillin-sensitive Staphylococcus aureus, a methicillin-resistant Staph. aureus (MRSA), and Bacillus cereus. In conclusion, OH provides similar recovery yields with reduced treatment times, less energy consumption, and no need for organic solvents (green extraction routes). Thus, OH combined with water and citric acid allows a safe anthocyanin extraction from grape by-products, thus avoiding the use of toxic solvents such as methanol, and with high biological potential, including antimicrobial and antioxidant activity.
- Akson, an audio-visual environment for networked interaction and performancePublication . Arandas, Luís; Gomes, José Alberto; Penha, RuiIn this article we present Akson, a web-based audiovisual (AV) environment for networked interaction and performance. As a result of research in the context of Braga Media Arts, part of UNESCO’s creative cities network (UCCN), is documented why it was developed, its characteristics as a software that promotes networked artistic practice, as well as the tests performed. Taking advantage of the Internet’s infrastructure, Akson allows the exploration of hundreds of devices scattered around the world and the study of the interface as an extension of the human gesture.
- "Sorry, we're closed" bank branch closures, loan pricing, and information asymmetriesPublication . Bonfim, Diana; Nogueira, Gil; Ongena, StevenWe study local loan conditions when banks close branches. In places where branch closures do not take place, firms that purposely switch banks receive a sixty-three basis points (bps) discount. However, after the closure of nearby branches of their credit-granting banks, firms that locally and hurriedly transfer to other banks receive no such discount. Yet, the loan default rate for the latter (more expensive) transfer loans is on average a full percentage point lower than that for the former (cheaper) switching loans. This suggests that transfer firms are of "better"quality than switching firms. In sum, even if local markets remain competitive, when banks close branches, firms lose.
- The voice becomes a field of studyPublication . Kozlova, Laetitia“Master of Voice” is a temporary program of Sandberg Instituut (Amsterdam) that united artists of different backgrounds who shared voice-based practices. Often considered as a medium in art history, the (non)human voice has been identified as a discipline in its own right. The book Master of Voice (Coburn, T. et alt., 2020) presents the artworks and reflections arisen during a two-year-long period of research based on collective learning and experimentation. The human voice is mainly approached through gender and technology, gushing from a multiplicity of bodies, freed from Western social norms. Editor Lisette Smits shares a vivid reflection about the role of contemporary artists and the range of their voices in our post-industrial society. The book emphasizes the agency of the voice and accordingly, its potential as a political and social tool.
- O contrato de trabalho do praticante desportivo e o dever de ocupação efetivaPublication . Fernandes, Tiago de Freitas Ferreirinha; Costa, Ana Cristina RibeiroA presente dissertação tem como objetivo central desenvolver o conceito da ocupação efetiva quando aplicado no Desporto e, com especial enfoque, no futebol profissional. Nesse sentido, assume-se como relevante perceber as razões que fundamentam a existência de um regime especial para os desportistas: o Regime do Contrato de Trabalho Desportivo. Do facto de se tratar de uma área eminentemente prática surge a necessidade de recorrer a exemplos reais, os quais apresentam a violação do direito de ocupação efetiva do desportista como o ponto de partida de muitos dos casos de assédio moral. Os casos sucedem-se e, em virtude dos efeitos na vida dos atletas, esta tese procura escrutinar situações específicas e que nos obrigam a análises cuidadas. Feita uma exposição mais teórica, é precisamente enquanto intérprete, e através do confronto com a realidade, que se tenta, não só dar respostas, mas também levantar questões. Observando as condutas de que foi alvo um desportista em concreto, torna-se possível debater sobre a influência destas nos direitos (e também deveres) do praticante desportivo. Embora alertemos para o facto de, nesta área, haver uma ainda mais forte relação com as circunstâncias envolventes, não deixamos de afirmar (e, posteriormente, procurar demonstrar) que existe uma clara gradação das atuações das entidades desportivas: enquanto algumas afetam evidentemente o direito de ocupação efetiva, outras revelam um grau de subtileza maior. Aqui, atribui-se uma grande importância à figura da resolução, porque, conectando-se esta com a ideia de “justa causa”, obriga-nos a avaliar quais as práticas que, possivelmente, permitirão ao atleta libertar-se do seu vínculo. Para além disso, e relevando o fenómeno desportivo cada vez mais, é em tudo benéfico analisar a questão da ocupação efetiva de um prisma não só nacional, mas também internacional; as soluções adotadas podem ser diversas e viabilizam uma visão mais completa da temática. Com esta perspetiva de Direito comparado e visando, essencialmente, uma maior proteção do atleta– sem, por outro lado, prejudicar (pelo 10 menos, excessivamente) as entidades empregadoras–, equacionam-se algumas mudanças ao regime adotado pelo nosso legislador.