CITAR - Documentos de Conferências / Conference Objects
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- 3D printing objects as installation art: standing humanity: 3D yan characterPublication . Estadieu, Gérald; Abreu, Filipa Martins de; Barbosa, Alvaro3D printing technologies have been known for several decades and have been already used in arts, most often as accessories rather than as core material of a tangible installation art. We describe "Standing Humanity: 3D Yan Character" a collaborative and participative installation art based on 3D printing objects and we are analyzing participants' engagement and the playability of the installation. We analyze different types of interaction and conclude that 3D printing objects have a high potential to engage curiosity and open to interactions between visitors and the objects themselves. We finally suggest further investigations to explore 3D printing within the context of collaborative and interactive installation.
- Abade de Baçal e Mons. José de Castro: Património e espessura do passado nordestinoPublication . Pereira, Henrique Manuel
- Abellio et la phénoménologie de la vie: Michel Henry « disciple » d’Abellio?Publication . Abreu, José Guilherme
- As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de SousaPublication . Aguiar, Maria; Manuel, Ana Calvo; Cruz, António JoãoVárias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas.
- Algumas Tendências do Cinema Português ContemporâneoPublication . Ribas, DanielNa primeira década deste século, o cinema português reconfigurou-se com o aparecimento de vários novos autores. Este novíssimo cinema português não é fruto do acaso, mas antes o resultado de várias transformações significativas que fora acontecendo progressivamente ao nível dos modos de produção e das novas opções temáticas e cinematográficas. Visualmente, o cinema português foi, lentamente, transformando-se e o panorama atual é, em muitos aspetos, diferente daquilo que, até há bem pouco tempo, era entendido como “cinema português”. Neste breve texto, tentaremos fazer uma análise tanto produtiva, como temática, mostrando, em concreto, que mudanças foram operadas e que tendências podemos vislumbrar nestes novos autores. Como ainda nos encontramos com pouca distância histórica, o nosso argumento é, em certo sentido, algo especulativo e a carecer de confirmação futura. É claro que não queremos, com este texto, fechar o conceito de “cinema português” num grupo de autores ou mesmo do género do “cinema de autor”. Apenas tentamos fazer uma análise de algumas das tendências que se podem reconhecer nas últimas duas décadas.
- All the world’s images: the audiovisual essayPublication . Ribas, Daniel; Baptista, Tiago
- As alterações da pintura mural a fresco no Norte de PortugalPublication . Marco, Alexandra; Vieira, Eduarda; Caetano, Joaquim I.; Pintado, M. E.; Moreira, Patrícia R.Apesar de grande parte do estudo da pintura mural a fresco estar por efectuar, esta expressão artística desenvolveu-se em Portugal com intensa actividade entre os séculos XV e XVI. No Norte de Portugal, devido a uma maior escassez da matéria-prima cal, a pintura apresenta frequentemente apenas uma camada de reboco, extremamente delgada, por oposição à usual utilização de duas camadas. O suporte destas pinturas foi quase exclusivamente o granito, uma rocha com boas propriedades fisico-químicas para a execução de revestimentos de cal e tipologias decorativas associadas. A degradação das pinturas murais, além da acção humana, está relacionada com a alta porosidade do substrato, sua natureza carbonatada, a presença de água nas paredes e as condições ambientais. A conjugação destes agentes é responsável pela perda significativa de área pictórica e das manchas negras inestéticas por biocolonização. No Norte de Portugal vários frescos dos séculos XV-XVI evidenciam esta alteração que mancha tanto os suportes como as pinturas – alteração de grande impacto estético que domina a atenção dos conservadores-restauradores na metodologia das intervenções. Apesar do substrato dos frescos ser principalmente inorgânico, o depósito de partículas atmosféricas e a absorção de água por capilaridade, pode promover o desenvolvimento de fungos, que segregam metabolitos como ácidos orgânicos. Diversos fungos também produzem pigmentos que variam em função da espécie, dos constituintes da pintura mural, dos factores ambientais, entre outros. O tratamento com biocidas é eficaz na erradicação dos organismos, mas não na remoção da pigmentação resultante do seu crescimento. Para assegurar intervenções éticas e sustentáveis, é fundamental conhecer tanto a natureza e comportamento dos materiais, como o seu estado de conservação actual e a identificação dos agentes e factores de degradação. Este trabalho pretende apresentar um estado da arte para este tema, incluindo os métodos mais comuns de abordagem em Conservação e Restauro para este problema.
- American friends: Borderline filmsPublication . Ribas, Daniel
- American mature animationPublication . Kunz, Sahra; Silva, ElianaIn this paper, we are going to talk about the American Mature Animation and how it is changing. First, Animation was only a way of showing something different and new, and with time, started to become more directed towards children, forgetting completely the more Mature audience. Shows like The Flintstones (1960 – 1966) and The Simpsons (1989 – present) helped to open the doors of this recent market, that since the 80’s hasn’t stopped but only more recently it started to explore different genres, such as horror, action and musical. In the last year alone, it was possible to see a big flow of content for this audience thanks to the online streaming services that want to attract more people. As the titles says, this paper is only going to talk about animation in the American context because there are other markets, such as the Asian one, that is more advance, creating content for all the audiences.