Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
As Academias e as suas implicações .pdf2.72 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Várias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas.
A set of paintings and drawings from Aurélia de Sousa (1866-1920) are studied in order to understand the contexts of the O porto Academy of Fine Arts and of the Academy Julian» as also to enlighten some provenance and date uncertainties. Differences am ong both periods are also discussed based on a scientific study upon the materiais used on the paintings» namely» canvases, ground layers and pigments.

Descrição

Palavras-chave

Aurélia de Sousa Anatomy studies Academies Technique Materials Figura humana Academias Técnica Materiais

Contexto Educativo

Citação

AGUIAR, Maria; MANUEL, Ana Calvo; CRUZ, António João - As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa. In III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX “As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções”, Lisboa, Portugal, 07-09 Novembro, 2016. - In NETO, Maria João; MATTA, Marize. (eds) - Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: As academias de belas-artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2016. ISBN 978-989-658-428-3. p. 225-234

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo