Repository logo
 

CITAR - Documentos de Conferências / Conference Objects

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 408
  • Mass tourism, cultural heritage, and traditional values within citizen lifestyle in Porto (Portugal): an overview through the HAC4CG project
    Publication . Vieira, Eduarda; Pelaez, Ana; Rosa, Inês; Lemos, Teresa; Bordalo, Rui; Vasconcelos, Marta; Moreira, Patrícia
    Porto has a rich urban mesh and unique cultural identity, whose preservation has been the basis of its historic centre classification as a World Heritage Site by UNESCO (1996). The increase in demand of Porto as a tourism destination since 2015 was simultaneously favoured by the opening of Porto’s airport new terminal that greatly powered low-cost companies and the licensing for the rehabilitation of houses for hostels and restaurants. These were factors of opportunity that allowed an exponential growth of tourism and a for-profit rehabilitation process in the entire city without proper control. Beyond the impact on housing and gentrification, mass tourism has had a great impact on the city’s lifestyle. The local community is currently confronted with these rapid metamorphoses, becoming the agent of a process of acculturation that is complex and unsustainable in the long run and with implications in the construction of Identity and future Collective Memory. Furthermore, to attract the newly arrived costumers and their diverse culinary preferences, the traditional local gastronomy has been changed, remodelled, and repackaged. Deep changes were observed either in traditional food consumption value chains as well in the grocery’s stores, markets, and restaurants. This communication aims to highlight the preliminary results of the research conducted under the HAC4GC project.
  • Indústrias criativas e inovação tecnológica, desafios e caminhos possíveis
    Publication . Cortez, Maria Raquel; Teixeira, Luís
    A reflexão sobre as consequências sociais da utilização das tecnologias da Inteligência Artificial impõe-se devido à relevância crescente que estas vêm a assumir num mundo global. Este artigo pretende contribuir para o debate sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA) e as suas implicações sociais a nível de desenvolvimento de setores como as indústrias do setor criativo. A IA é de difícil definição. É entendida como um campo das ciências da computação que pretende desenvolver sistemas computacionais que resolvem problemas. (Sichman, 2021). Que desafios trazem estas ferramentas para os profissionais criativos? Coloca postos de trabalho em causa? A expressão artística, como a entendemos até agora, deixará de existir? Que questões éticas levanta a utilização da IA? Devemos temê-la ou aceitá-la abertamente? Para propor respostas a estas e a outras questões, seguir-se-á o seguinte percurso metodológico: proceder-se-á inicialmente à definição do objetivo do trabalho a desenvolver e do caminho a seguir. Em seguida, será recolhido o material existente de forma a selecionar a informação adequada. Este trabalho tem por base uma metodología sobretudo qualitativa, com o recurso a pesquisa bibliográfica sobre o tema em livros, revistas e publicações. Há ainda uma breve abordagem quantitativa para caracterização da relevancia económica das Indústrias Criativas (IC) a partir de dados oficiais ou de pesquisa bibliográfica. A Inteligência Artificial está associada a diferentes domínios como o processamento de linguagem natural, a robótica, a visão computacional ou a aprendizagem automática, com reflexos em setores e indústrias distintas e nas locais de trabalho (Dwivedi et al., 2024). As Indústrias Criativas abrangem áreas como a pintura, a música, o cinema, a publicidade, o design e a moda e as tecnologias de informação como, por exemplo, software ou jogos de computador. As IC associadas à IA estão no limiar de uma nova era de arte digital. Uma era que está a desafiar os limites da criatividade humana. O contexto das Indústrias Criativas e as formas de trabalho específicas deste setor tornam-no mais aberto a perturbações significativas infundidas pela IA generativa (Hong et al., 2014), o que poderá ter um vasto impacto nas economias e sociedades (Campbell et al., 2022). As IC assumem um lugar relevante nas economias modernas, contribuindo para o Produto Interno Bruto e o desenvolvimento económico e cultural. No Reino Unido, um dos primeiros países a potenciar o valor das IC na economia, em 2021, as atividades económicas associadas às IC corresponderam a 5,6% do Produto Interno Bruto, o equivalente a 109 mil milhões de libras (Scott, 2022).As IC são promotoras da inovação, contribuindo para o bem-estar das sociedades (Grynspan, 2022). Por isso, mudanças e perturbações no setor justificam a atenção dos académicos, dos governos e da sociedade (Elbanna et al., 2020). Essas perturbações tornaram-se visíveis quando, em 2023, escritores e atores de Hollywood entraram em greve numa luta para preservar a criatividade humana devido à utilização da IA pelos estúdios para produção de conteúdos (Anguiano e Beckett, 2023, Dalton, 2023, Sankaran, 2023). Os sistemas baseados em IA podem apresentar níveis de discriminação, mesmo que as decisões tomadas não envolvam seres humanos, o que reforça a importância da transparência dos algoritmos de IA (Bostrom & Yudkowsky, 2011). Para evitar a utilização incorreta da IA, é necessário um quadro jurídico adequado, regulamentos e orientações éticas (Duan et al., 2019). Estarão as entidades responsáveis a fazer o necessário para proteger o trabalho criativo? Ou a lentidão das instituições pode comprometer a definição atempada de regras éticas e de regulamentos que previnam o recurso indevido a ferramentas de IA? A reflexão e a legislação sobre os limites da sua utilização generalizada deve continuar para que seja adotada regras éticas e legislação que promovam que a IA seja uma ferramenta que melhore a qualidade da vida humana (Anantrasirichal e Bull, 2021).
  • Being a curator in a contemporary art museum: the symbiosis between art and technology in Serralves Museum
    Publication . Silva, Manuel; Teixeira, Luís; Vieira, Eduarda
    The role of the curator in contemporary art museums is crucial within the mediating between artists, works of art, and the museum. In this communication, we will analyze the results of a set of interviews carried out during our ongoing doctoral project at the Serralves Museum. These interviewees highlight the essential role of construction and mediation of various discursive platforms, such as exhibitions, publications, and talks, aiming to facilitate the understanding of works and promote interaction between artists, curators, and the public. This role is complex, involving constant research, dialogue, and reflection. Curatorship in Contemporary art museums faces challenges related to the dynamic nature of contemporary art, including funding and logistics issues. The boundaries between permanent collections and temporary exhibitions require flexibility from curators. Awareness of these limits varies, but there is a consensus that curating needs to be adaptable to follow the evolution of contemporary art. Technology increasingly plays a vital role in the communication and dissemination of contemporary art. Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) emerge as enriching tools, providing immersive experiences that can improve the interaction of the public with artworks. Curators recognize the importance of keeping up with technological advances, but there are variations in the level of information and experience between them. In the creative process, technology is seen as a challenging tool, requiring in- depth understanding from artists. In the context of AR, our survey outcomes indicate a strong positive response towards the regular use of AR systems in museums and cultural organizations. A significant majority (81%) of the respondents agree or totally agree with the idea of having regular access to AR systems in museums and cultural organizations. This suggests a high level of acceptance and interest in the integration of AR technology in these settings. The data support the potential for AR to enhance visitor engagement and enrich the museum experience. Both AR and VR are considered forms of documenting artworks, offering an additional experience to the public. These technologies contribute to a deeper understanding of works by providing additional context. However, challenges include the need to engage the public with the technologies and ensure that the virtual experience does not completely replace the in-person enjoyment of the artwork. Digital technology goes beyond its primary communication function and can become an integral part of the artistic process. Digital experiences, such as interactive or technology-based works, are not just communication tools, but intrinsic elements of artistic creation. However, their successful addition require a deep understanding and close a collaboration between artists and curators. In summary, curation in contemporary art plays a fundamental role in the communication between artists and the public, while digital technology, especially AR and VR, emerges as a promising tool for enriching the public’s experience with works of art. The positive response to AR in our survey underscores its potential as a valuable tool in the curator’s arsenal.
  • MOIRA: investigação ciberliterária na (re)criação do património cultural (i)material
    Publication . Marques, Diogo; Gago, Ana
    MOIRA [https://wreading-digits.com/site/pt/projectos/as-moiras/], é um projeto de investigAÇÃO artística, de natureza ciberliterária, que procura reinterpretar e (re)criar versões locais das lendas do Algarve de Mouras Encantadas através do uso da literatura digital. Resultante do trabalho de campo realizado com grupo de bordadeiras da aldeia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, concelho de Tavira, diferentes relatos de lendas locais são colocados em diálogo com a obra poética emergente e abertos à sua (re)interpretação pelo público. Ao combinar a criatividade computacional com a revitalização do património cultural imaterial, o projeto MOIRA visa, em última instância, refletir sobre problemáticas sociais prementes, como questões de género e direitos das mulheres. Nesta comunicação, além da apresentação dos resultados do projeto MOIRA, será analisada a sua potencial relevância para a discussão de metodologias de base artística em investigação neste(s) domínio(s). Através do uso da literatura digital, e tendo por base uma abordagem de action-heritage, pretende-se, sobretudo, abrir caminhos para (re)pensar o envolvimento das comunidades locais na (re)criação do (seu) património e dos seus múltiplos potenciais usos, na atualidade.
  • Desenvolvimento de territórios criativos no Brasil e Portugal: uma análise a partir da inclusão e da inovação observada em hubs
    Publication . Teixeira, Luís; Ashton, Mary Sandra Guerra
    O conceito de territórios criativos refere-se a espaços geográficos onde a criatividade impulsiona o desenvolvimento económico, social e cultural. Esses territórios são marcados pela concentração de atividades e indústrias criativas, como arte, design, media, tecnologia e turismo cultural, que interagem para gerar inovação e promover a diversidade cultural. Além de impulsionar o crescimento económico, os territórios criativos desempenham um papel crucial na coesão social, revitalização urbana e inclusão de grupos marginalizados. Dentro desses territórios, os hubs criativos são essenciais. São espaços físicos ou virtuais que servem como pontos de encontro para criadores, empreendedores, artistas e inovadores de diferentes áreas, promovendo a colaboração interdisciplinar, facilitando o acesso a recursos e incentivando a experimentação de novas ideias e projetos. Como catalisadores de inovação, os hubs criativos conectam pessoas e recursos, potencializando o impacto das atividades criativas no território. Este estudo propõe uma análise comparativa entre dois hubs criativos: um em Porto Alegre, Brasil, e outro no Porto, Portugal. A análise foca nas perspectivas de inclusão e inovação, com o objetivo de entender como essas dimensões contribuem para o desenvolvimento sustentável e inclusivo nos territórios criativos. A pesquisa, em curso, realizada através de uma parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Feevale, utiliza uma metodologia qualitativa, que inclui entrevistas com atores-chave dos hubs, análise de documentos oficiais e observação direta. Três indicadores de inclusão serão examinados: acessibilidade a oportunidades de formação e emprego para grupos marginalizados, promoção da diversidade cultural e participação ativa das comunidades locais. Em relação à inovação, a análise se concentrará na capacidade dos hubs de fomentar novos negócios e startups criativas, adoção de tecnologias emergentes e criação de redes de colaboração interdisciplinar e internacional. O estudo visa identificar as práticas e políticas mais eficazes para a promoção de ambientes inclusivos e inovadores em territórios criativos. Espera-se que os resultados mostrem como a inclusão social, através do acesso à educação e à formação em setores criativos, pode impulsionar a coesão social e melhorar a qualidade de vida. Além disso, a análise do papel dos hubs na internacionalização e na participação em redes globais destacará como essas conexões podem fortalecer a inovação e a competitividade das indústrias criativas. Os resultados preliminares indicam que ambos os hubs têm investido em práticas de inovação e inclusão, contribuindo para um desenvolvimento mais equitativo e sustentável. Essas descobertas podem apoiar a formulação de políticas públicas para a ampliação dessas práticas em outros territórios, fortalecendo ecossistemas criativos em diferentes contextos globais.
  • Games + education + art = higher education
    Publication . Albuquerque, Beatriz
    This presentation examines the viability of different approaches for a teacher who plays and designs games/playful interactive activities for higher education classes in Portugal. This applies to both undergraduate and graduate students using play and games (non-digital and digital), which are often used to activate learning in their classroom by the teacher. At its learning center, game-based classroom activities for learning is always present; one example is Beatriz Albuquerque's scavenger hunt, a game/activity which takes place both in physical gardens/museums and in the virtual world/metaverse. While students are playing the games, they simultaneously acquire and develop new literacy skills and expand their proficiency in critical thinking (edutainment).
  • Art and Society: an artistic and scientific-cultural reflection
    Publication . Licursi, Maria Beatriz; Morgado, Elsa Gabriel; Leonido, Levi
    This work aims to promote reflections on the relevance of the process of inserting art in social activities. We recognize art as an instrument for acquiring culture and a valuable resource for the evolution of emotional and psychological aspects of the individual. The inclusion of art in social activities can also contribute to the promotion of social inclusion and the reduction of discrimination. Through art, it is possible to explore cultural differences and learn to value diversity, promoting the formation of more united and respectful communities. In this way, it offers the opportunity to add values and support progress in the formation of the individual's structure through artistic experiences of interpretation and expression. We emphasize that Art is an extremely collaborative process for social integration in a more enjoyable way, valuing the human being through its various forms of manifestation. Combining Art and Science, we address artists from the 19th and early 20th centuries who already promoted the dialogue of both cultures in a substantially artistic and cientific way, anticipating what is now proven in serious and extensive research in both arts.
  • Integração corpo-mente-instrumento na arte musical, aspectos cognitivos e sua significância segundo o entendimento de músicos brasileiros
    Publication . Licursi, Maria Beatriz; Leonido, Levi; Morgado, Elsa Maria; Cardoso, Mário Aníbal
    Nesta investigação, fruto da tese de doutoramento, salientamos o estudo da neurociência em seus respectivos tópicos pertinentes à arte musical vinculados à integração corpo-mente-instrumento. Nossa definição do problema realizou um inquérito a respeito da compreensão dos músicos sobre os processos cognitivos, motivacionais e emocionais integrados corporalmente bem como a realização da performance musical. De acordo com o nosso objetivo geral, avaliamos as percepções dos profissionais sobre o papel do corpo na execução musical, determinando o problema. Foram aplicados questionários fechados utilizando a escala Likert em paralelo ao questionário de opiniões com abordagem qualitativa cuja avaliação empregou o método Bardin de análise de conteúdo. A hipótese geral foi a de que encontra-se presente na percepção dos músicos desde a sua formação a ideia de que a performance musical é otimizada pela integração corpo-mente-instrumento. Validadas as dez hipóteses levantadas comprova-se que os aspectos cognitivos são importantes para a integração corpo-mente-instrumento, na arte musical.