CITAR - Documentos de Conferências / Conference Objects
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Recent Submissions
- Residências VERTIGO STARTS: o papel da arte na inovação industrialPublication . Teixeira, Luís Miguel; Oliveira, Carla EsmeraldoEste artigo tem como principal objetivo discutir o papel da arte, particularmente através das VERTIGO-STARTS Residencies, na promoção da inovação em contextos industriais. A crescente convergência entre arte, ciência e tecnologia está a transformar a forma como a inovação é concebida e implementada. Neste cenário, as residências artísticas do programa VERTIGO-STARTS demonstram o poder da integração de artistas em ambientes industriais e tecnológicos, criando um terreno fértil para a geração de novas ideias e soluções criativas.
- Indústrias criativas e novas tecnologias, transformações e desafiosPublication . Cortez, Maria Raquel; Teixeira, LuísEste artigo pretende contribuir para o debate sobre a utilização da Inteligência Artificial e as suas implicações sociais no desenvolvimento de setores como as indústrias do setor criativo. Assim, a ligação entre inteligência artificial e indústrias criativas levanta algumas questões. Que desafios trazem estas ferramentas de IA para os profissionais criativos? Elas colocam postos de trabalho em risco? A expressão artística, como a entendemos, deixará de existir? Que questões éticas levanta a utilização da IA? Devemos temê-la ou aceitá-la abertamente?
- Conservation and fruition of the Côa Valley Rock Art, stakeholders and communities engagement processesPublication . Pinto, Mariana Durana; Aubry, Thierry; Vieira, Eduarda
- Da escavação ao laboratório/museu: conservação preventiva e arqueologia um diálogo necessário?Publication . Cadeco, Guilhermina; Vieira, Eduarda; Torres, Vítor HugoEste trabalho aborda a conservação dos achados arqueológicos em contexto de escavação em Portugal, desde a exumação, recolha, acondicionamento imediato, passando pelo transporte, armazenamento dos mesmos e posterior encaminhamento para estudo. Para esta análise importava perceber os procedimentos e as metodologias mais usadas pelos arqueólogos nas fases acima descritas, no sentido de traçar o panorama das práticas profissionais e de identificar as problemáticas mais prementes, tanto no que concerne às necessidades de conservação dos artefactos como às carências sentidas por esse grupo profissional. Incluem-se também neste estudo as questões relacionadas com a prática efectiva da interdisciplinaridade entre a Arqueologia e a Conservação.
- Articulação entre os programas arquitectónicos e a prática da conservação preventiva em Portugal: análise de quatro estruturas museológicasPublication . Monteiro, Ângela; Vieira, EduardaO presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise preliminar da questão da compatibilidade entre os programas arquitectónicos dos museus portugueses e a prática da Conservação Preventiva aplicada às colecções. O estudo foi realizado na óptica do visitante informado e iniciado nas questões de conservação e restauro do património cultural e incidiu sobretudo nos espaços de Exposição Permanente e na interpretação dos edifícios. Englobou quatro tipologias de projecto de arquitectura de museus, e tenta averiguar a forma como cada organização arquitectónica se adequa às colecções que abriga, as relações que estabelece com os acervos, ou ainda de que modo o mesmo (projecto) poderá potenciar a prática da Conservação Preventiva. Introduz-se o conceito de Conservação Preventiva como pensamento que deverá ser basilar no projecto arquitectónico compreendendo-se o edificado como sendo a estrutura que maior impacto introduz na estabilidade/ protecção de uma colecção, uma vez que daqui derivam todos os comportamentos aplicáveis à escala da peça expositiva e interface com o público. Foram seleccionados como casos de estudo as seguintes estruturas museológicas: Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, o Tesouro-Museu da Sé, ambos situados em Braga, o Museu de Aveiro e o Museu Grão Vasco, em Viseu.
- The multi-spectrum of retouching and the quest for minimalism: two different methodologies at National Museum of Soares dos ReisPublication . Carvalho, Salomé de; Herriges, MarinaThe process of retouching paintings has a methodological multispectrum just like other processes in C&R, which means there is a multiplicity of possible and ethically acceptable methodologies, according to each case in particular. This is why it is so important to share and discuss different solutions. At National Museum of Soares dos Reis two distinct paintings (one representing the family tree of the Augustinians and another double faced wooden painting representing both S. Jerome and an anonymous civil portrait) presented different challenges regarding retouching. Considering minimalism as an important asset in C&R, how much is expected to be retouched later in the C&R intervention process is to be assessed from an early stage, whenever possible. In cases where a considerable extension of loss prevails, but there is still clear insight of the composition, aesthetic criteria can be considered as a secondary need, if mechanical stability in pictorial layers occurs. On the other hand if there is visible extension of repaint (from any kind) and further analysis shows there is nothing underneath, removing the repaint and retouching can be redundant. Thereby retouching as a methodological process should be assessed carefully and well defined in criteria and goals. The clear concept of minimal actions can undergo different directions and respect diverse needs.
- Sistemas de informação geográfica na documentação de bens culturais: aplicabilidade a uma pintura do século XVI da colecção particular do Seminário Maior do PortoPublication . Henriques, Frederico; Mendes, Susana; Bailão, Ana; Candeias, António; Gonçalves, Alexandre B.; Vieira, EduardaDe um modo geral, a aplicação de sistemas de informação geográfica (SIG) em Património Cultural tem sido maioritária em estudos arqueológicos. Todavia, o conjunto de funcionalidades dos sistemas é bem conhecido em outras áreas do Património Cultural, como a documentação de superfícies pictóricas dos mais variados materiais, formatos e épocas. A informação digital obtida durante as intervenções de conservação e restauro coloca diversos desafios. E, se bem que os diferentes modos de documentação possam evoluir, desde a década de 1990 que se tem vindo a reconhecer a importância dos sistemas computorizados como uma mais-valia na elaboração de bases de dados. Nesse sentido, os SIG têm a particularidade de ter na sua matriz computacional a capacidade de conjugar a visualização da informação gráfica, a operação de bases de dados com informação alfanumérica, e outras funcionalidades (algoritmos) passíveis de utilizar na caracterização das superfícies pictóricas. Na realidade, a quantidade de informação produzida num estudo técnico, ou nas próprias ações de conservação, é de significativa dimensão. Como tal, no presente artigo, apresenta-se uma estratégia com diversos mapas temáticos, que informam, por exemplo, a localização de amostras dos cortes estratigráficos do estudo de uma pintura, a distribuição das lacunas e a documentação de outros fenómenos de superfície. Na prática, através do uso do programa open-source QGIS®, elaboraram-se registos importantes para a história documental do objeto. Importa também realçar que, no presente trabalho, se produziram mapas de superfície “georreferenciados”, que deram origem a cartas com informação matricial e vetorial, úteis no âmbito da documentação de Bens Culturais.
- Jorge Colaço um artista multifacetado: estudo e caracterização as técnicas de pintura em azulejoPublication . Santos, Cláudia Emanuel Franco dos; Vieira, Eduarda; Mirão, José; Mimoso, João ManuelJorge Colaço is a Portuguese painter who started his artistic career as painter, oil painting on canvas and making cartoons for newspapers. In the early twentieth century, due to curiosity and interest in tiles, he devoted himself to tile painting. The vastness and the quality of his artwork (tile and frame panels) required mastery and accuracy in drawing and painting, but also a developed knowledge of the ceramic techniques, which the artist acquired in the factories where he worked: Sacavém Factory (Fábrica de Sacavém) and Lusitânia Factory (Fábrica Cerâmica Lusitânia). In the context of the inventory and identification of his artistic creation we highlight the conservation issues. Towards a deeper understanding of these problems it was necessary to corroborate by laboratorial analysis the information provided by written and oral sources about the techniques he once used. For the analytic part of this research we were limited by the samples made available that were nonetheless considered sufficient to draw conclusions: two samples of indoor polychrome panels from Casa do Alentejo in Lisbon, painted while he worked at the Sacavém Factory; and one sample retrieved from the outdoor panels that line the façade of the Santo Ildefonso Church, in Oporto, painted while at the Lusitânia Factory.
- A implementação de um sistema de documentação para o estudo transversal de pinturasPublication . Cardeira, Liliana; Henriques, Frederico; Bailão, Ana; Candeias, António; Gonçalves, Alexandre; Vieira, Eduarda; Pereira, Fernando António Baptista
- Conservação do património, cidadania e ética. As campanhas de Verão da Escola das Artes- Universidade Católica Portuguesa- PortoPublication . Vieira, Eduarda; Aguiar, Maria; Barata, Carolina; Subtil, Eulália