CITAR - Documentos de Conferências / Conference Objects
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Desafios da implementação de um sistema de gestão da qualidade nas indústrias culturais e criativasPublication . Lima, Miguel; Bernardo, Maria R. M.; Tavares, Mirian N.; Teixeira, Luís; Lacerda-Nobre, ÂngelaO artigo analisa os desafios da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) nas Indústrias Culturais e Criativas (ICC), respondendo à questão: “quais os principais desafios da implementação de um SGQ nas ICC?”. Destaca benefícios como aumento da produtividade, eficiência, inovação, satisfação do cliente e vantagem competitiva, utilizando abordagens como Gestão da Qualidade Total, Lean Thinking, Seis Sigma, ARTQUAL, gestão do conhecimento e integração de QFD e BSC. Essas estratégias otimizam processos e promovem criatividade, mas enfrentam riscos, incluindo altos custos financeiros e temporais, rigidez que pode sufocar a inovação, resistência à mudança, desalinhamento cultural e foco excessivo em métricas. Para superar esses desafios, sugere-se personalizar o SGQ, alinhá-lo à cultura organizacional, investir em formação e assegurar liderança comprometida. A avaliação da eficácia do SGQ envolve indicadores de desempenho, auditorias, modelos de maturidade, feedback do cliente e melhoria contínua. O artigo conclui que SGQ adaptados potencializam a competitividade das ICC, equilibrando qualidade e criatividade. Como investigação futura, o estudo do impacto de implementação de SGQ nas ICC portuguesas.
- When walls speak digital: augmented reality meets urban artPublication . Mazeda, Miguel; Silva, Manuel; Teixeira, LuísThe integration of digital technologies into artistic practices has evolved alongside the increasing availability of tools and the development of accessible applications. This evolution enables a growing synergy between physical and digital realms, fostering the incorporation of technologies such as augmented reality (AR) into urban art. This research investigates the intersection of urban art and AR, focusing on the overlay of digital content onto physical artworks. Through an examination of the author’s own artistic projects as case studies, this work explores how AR can expand possibilities for artistic expression and redefine audience engagement by transforming urban spaces into immersive, context-sensitive environments. These self-conducted case studies, based on personal creative practices, highlight both the challenges and opportunities in merging AR with urban art, offering first-hand insights into the process of conceptualizing and implementing these hybrid works. The findings demonstrate how AR can enhance the cultural impact of urban art in several ways, including the documentation and reinterpretation of ephemeral works, extending their longevity and relevance. Additionally, AR provides a sustainable approach to creative practices by reducing the need for permanent alterations to spaces and enabling dynamic, adaptable digital interventions. These interventions open new possibilities for audience interaction, fostering deeper connections between the artwork, its environment, and its viewers. By leveraging AR and related technologies, this research challenges traditional notions of artistic permanence and sustainability. It proposes a more fluid, innovative relationship between creation, space, and audience interaction, grounded in the author's experiences as both practitioner and researcher. The driving question behind this research — and our future explorations — is to understand how technology can be employed in innovative and meaningful ways to intersect with artistic practices, opening up new horizons for creation and aesthetic experience.
- Fotografia digital na média-arte: criatividade, tecnologia e novos paradigmas visuaisPublication . Lima, Miguel; Teixeira, Luís; Tavares, MirianA fotografia digital tem transformado profundamente a criação artística, proporcionando ferramentas inovadoras para a captação, manipulação e difusão de imagens (Osborne, P. D., 2018). O seu impacto vai além da mera evolução técnica, influenciando significativamente a narrativa visual, a democratização da produção artística e a interseção entre arte, tecnologia e sociedade. Este artigo analisa os vetores dinâmicos que sustentam a influência da fotografia digital na arte contemporânea, explorando a relação entre estética, técnica e tecnologia no contexto da média-arte digital (Alves da Veiga, et al, 2023). Através de uma revisão teórica e da análise crítica de boas práticas e ferramentas digitais, pretende-se compreender como a fotografia digital amplifica as possibilidades criativas, permitindo a adaptação de técnicas clássicas a abordagens contemporâneas e fomentando práticas híbridas que integram instalação, performance e arte generativa. Métodos de registo e investigação direcionados à criação e prática artística em média-arte digital, como a a/r/cografia e dos diários digitais de bordo (Alves da Veiga, 2021), aplicação à fotografia digital, como a criação de artefactos visuais experimentais pós-fotográficos (Ligarretto Feo, 2024). Além disso, discute-se o papel da fotografia como meio de reflexão crítica e ativismo social, evidenciando a sua capacidade de documentar e problematizar desafios ambientais, políticos e culturais. É exemplo o projeto de arte generativa “Terra” – Figura 1. O impacto da inteligência artificial e das novas tecnologias na manipulação da imagem também é abordado, considerando a emergência de novos paradigmas na criação e no consumo de arte digital. Considera-se também a análise sobre o impacto no setor da produção de conteúdos audiovisuais em Portugal, com efeito no impacto das Indústrias Culturais e Criativas (ICC) (Cortez & Teixeira, 2021). O estudo contribui para a compreensão do potencial da fotografia digital na construção de discursos visuais inovadores, reforçando a sua relevância na interseção entre criatividade, tecnologia e sociedade no panorama artístico atual.
- Museos virtuales y la construcción descolonial de narrativas artísticasPublication . Teixeira, Luís; Medina, RobertoLos museos virtuales emergen como plataformas de resistencia cultural y transformación al romper con las estructuras tradicionales de los museos físicos. El uso de tecnologías digitales en el tratamiento de colecciones de arte permite reconfigurar narrativas históricas y descolonizar epistemologías, ofreciendo una alternativa al centralismo institucional. La interactividad y la flexibilidad de los museos virtuales favorecen una didáctica más plural y horizontal, al dar voz a públicos diversos y estimular su participación activa en la reorganización simbólica de las colecciones. A través de la ampliación de detalles visuales, es posible establecer conexiones intertextuales entre períodos históricos y culturas diversas, promoviendo análisis comparativos y abriendo nuevos caminos interpretativos en la enseñanza del arte. Esta propuesta destaca la libertad de acción creativa que permiten los museos virtuales. A través de ellos, se deconstruyen discursos normativos e imponen nuevas prácticas artísticas y educativas, basadas en la pluralidad cultural y en la resistencia a las lógicas hegemónicas. De este modo, los visitantes virtuales, lejos de ser espectadores pasivos, se convierten en agentes activos en la construcción de significados, redibujando, a partir de sus vivencias y contextos, una cartografía artística que acoge las diferencias.En este escenario, los museos virtuales funcionan como espacios de “reexistencia”, donde las narrativas silenciadas son recuperadas y celebradas. Al desplazar los centros de poder, ofrecen una respuesta resiliente y transformadora a lo inhumano contemporáneo, al tiempo que introducen nuevas metodologías en la enseñanza del arte y permiten la emergencia de epistemologías nómadas y relacionales.
- Mass tourism, cultural heritage, and traditional values within citizen lifestyle in Porto (Portugal): an overview through the HAC4CG projectPublication . Vieira, Eduarda; Pelaez, Ana; Rosa, Inês; Lemos, Teresa; Bordalo, Rui; Vasconcelos, Marta; Moreira, PatríciaPorto has a rich urban mesh and unique cultural identity, whose preservation has been the basis of its historic centre classification as a World Heritage Site by UNESCO (1996). The increase in demand of Porto as a tourism destination since 2015 was simultaneously favoured by the opening of Porto’s airport new terminal that greatly powered low-cost companies and the licensing for the rehabilitation of houses for hostels and restaurants. These were factors of opportunity that allowed an exponential growth of tourism and a for-profit rehabilitation process in the entire city without proper control. Beyond the impact on housing and gentrification, mass tourism has had a great impact on the city’s lifestyle. The local community is currently confronted with these rapid metamorphoses, becoming the agent of a process of acculturation that is complex and unsustainable in the long run and with implications in the construction of Identity and future Collective Memory. Furthermore, to attract the newly arrived costumers and their diverse culinary preferences, the traditional local gastronomy has been changed, remodelled, and repackaged. Deep changes were observed either in traditional food consumption value chains as well in the grocery’s stores, markets, and restaurants. This communication aims to highlight the preliminary results of the research conducted under the HAC4GC project.
- Indústrias criativas e inovação tecnológica, desafios e caminhos possíveisPublication . Cortez, Maria Raquel; Teixeira, LuísA reflexão sobre as consequências sociais da utilização das tecnologias da Inteligência Artificial impõe-se devido à relevância crescente que estas vêm a assumir num mundo global. Este artigo pretende contribuir para o debate sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA) e as suas implicações sociais a nível de desenvolvimento de setores como as indústrias do setor criativo. A IA é de difícil definição. É entendida como um campo das ciências da computação que pretende desenvolver sistemas computacionais que resolvem problemas. (Sichman, 2021). Que desafios trazem estas ferramentas para os profissionais criativos? Coloca postos de trabalho em causa? A expressão artística, como a entendemos até agora, deixará de existir? Que questões éticas levanta a utilização da IA? Devemos temê-la ou aceitá-la abertamente? Para propor respostas a estas e a outras questões, seguir-se-á o seguinte percurso metodológico: proceder-se-á inicialmente à definição do objetivo do trabalho a desenvolver e do caminho a seguir. Em seguida, será recolhido o material existente de forma a selecionar a informação adequada. Este trabalho tem por base uma metodología sobretudo qualitativa, com o recurso a pesquisa bibliográfica sobre o tema em livros, revistas e publicações. Há ainda uma breve abordagem quantitativa para caracterização da relevancia económica das Indústrias Criativas (IC) a partir de dados oficiais ou de pesquisa bibliográfica. A Inteligência Artificial está associada a diferentes domínios como o processamento de linguagem natural, a robótica, a visão computacional ou a aprendizagem automática, com reflexos em setores e indústrias distintas e nas locais de trabalho (Dwivedi et al., 2024). As Indústrias Criativas abrangem áreas como a pintura, a música, o cinema, a publicidade, o design e a moda e as tecnologias de informação como, por exemplo, software ou jogos de computador. As IC associadas à IA estão no limiar de uma nova era de arte digital. Uma era que está a desafiar os limites da criatividade humana. O contexto das Indústrias Criativas e as formas de trabalho específicas deste setor tornam-no mais aberto a perturbações significativas infundidas pela IA generativa (Hong et al., 2014), o que poderá ter um vasto impacto nas economias e sociedades (Campbell et al., 2022). As IC assumem um lugar relevante nas economias modernas, contribuindo para o Produto Interno Bruto e o desenvolvimento económico e cultural. No Reino Unido, um dos primeiros países a potenciar o valor das IC na economia, em 2021, as atividades económicas associadas às IC corresponderam a 5,6% do Produto Interno Bruto, o equivalente a 109 mil milhões de libras (Scott, 2022).As IC são promotoras da inovação, contribuindo para o bem-estar das sociedades (Grynspan, 2022). Por isso, mudanças e perturbações no setor justificam a atenção dos académicos, dos governos e da sociedade (Elbanna et al., 2020). Essas perturbações tornaram-se visíveis quando, em 2023, escritores e atores de Hollywood entraram em greve numa luta para preservar a criatividade humana devido à utilização da IA pelos estúdios para produção de conteúdos (Anguiano e Beckett, 2023, Dalton, 2023, Sankaran, 2023). Os sistemas baseados em IA podem apresentar níveis de discriminação, mesmo que as decisões tomadas não envolvam seres humanos, o que reforça a importância da transparência dos algoritmos de IA (Bostrom & Yudkowsky, 2011). Para evitar a utilização incorreta da IA, é necessário um quadro jurídico adequado, regulamentos e orientações éticas (Duan et al., 2019). Estarão as entidades responsáveis a fazer o necessário para proteger o trabalho criativo? Ou a lentidão das instituições pode comprometer a definição atempada de regras éticas e de regulamentos que previnam o recurso indevido a ferramentas de IA? A reflexão e a legislação sobre os limites da sua utilização generalizada deve continuar para que seja adotada regras éticas e legislação que promovam que a IA seja uma ferramenta que melhore a qualidade da vida humana (Anantrasirichal e Bull, 2021).
- Being a curator in a contemporary art museum: the symbiosis between art and technology in Serralves MuseumPublication . Silva, Manuel; Teixeira, Luís; Vieira, EduardaThe role of the curator in contemporary art museums is crucial within the mediating between artists, works of art, and the museum. In this communication, we will analyze the results of a set of interviews carried out during our ongoing doctoral project at the Serralves Museum. These interviewees highlight the essential role of construction and mediation of various discursive platforms, such as exhibitions, publications, and talks, aiming to facilitate the understanding of works and promote interaction between artists, curators, and the public. This role is complex, involving constant research, dialogue, and reflection. Curatorship in Contemporary art museums faces challenges related to the dynamic nature of contemporary art, including funding and logistics issues. The boundaries between permanent collections and temporary exhibitions require flexibility from curators. Awareness of these limits varies, but there is a consensus that curating needs to be adaptable to follow the evolution of contemporary art. Technology increasingly plays a vital role in the communication and dissemination of contemporary art. Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) emerge as enriching tools, providing immersive experiences that can improve the interaction of the public with artworks. Curators recognize the importance of keeping up with technological advances, but there are variations in the level of information and experience between them. In the creative process, technology is seen as a challenging tool, requiring in- depth understanding from artists. In the context of AR, our survey outcomes indicate a strong positive response towards the regular use of AR systems in museums and cultural organizations. A significant majority (81%) of the respondents agree or totally agree with the idea of having regular access to AR systems in museums and cultural organizations. This suggests a high level of acceptance and interest in the integration of AR technology in these settings. The data support the potential for AR to enhance visitor engagement and enrich the museum experience. Both AR and VR are considered forms of documenting artworks, offering an additional experience to the public. These technologies contribute to a deeper understanding of works by providing additional context. However, challenges include the need to engage the public with the technologies and ensure that the virtual experience does not completely replace the in-person enjoyment of the artwork. Digital technology goes beyond its primary communication function and can become an integral part of the artistic process. Digital experiences, such as interactive or technology-based works, are not just communication tools, but intrinsic elements of artistic creation. However, their successful addition require a deep understanding and close a collaboration between artists and curators. In summary, curation in contemporary art plays a fundamental role in the communication between artists and the public, while digital technology, especially AR and VR, emerges as a promising tool for enriching the public’s experience with works of art. The positive response to AR in our survey underscores its potential as a valuable tool in the curator’s arsenal.
- MOIRA: investigação ciberliterária na (re)criação do património cultural (i)materialPublication . Marques, Diogo; Gago, AnaMOIRA [https://wreading-digits.com/site/pt/projectos/as-moiras/], é um projeto de investigAÇÃO artística, de natureza ciberliterária, que procura reinterpretar e (re)criar versões locais das lendas do Algarve de Mouras Encantadas através do uso da literatura digital. Resultante do trabalho de campo realizado com grupo de bordadeiras da aldeia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, concelho de Tavira, diferentes relatos de lendas locais são colocados em diálogo com a obra poética emergente e abertos à sua (re)interpretação pelo público. Ao combinar a criatividade computacional com a revitalização do património cultural imaterial, o projeto MOIRA visa, em última instância, refletir sobre problemáticas sociais prementes, como questões de género e direitos das mulheres. Nesta comunicação, além da apresentação dos resultados do projeto MOIRA, será analisada a sua potencial relevância para a discussão de metodologias de base artística em investigação neste(s) domínio(s). Através do uso da literatura digital, e tendo por base uma abordagem de action-heritage, pretende-se, sobretudo, abrir caminhos para (re)pensar o envolvimento das comunidades locais na (re)criação do (seu) património e dos seus múltiplos potenciais usos, na atualidade.