Escola das Artes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola das Artes by Subject "16th century"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Deposição de Cristo no túmulo : estudo e intervenção de conservação e restauroPublication . Freches, Marta de Almeida; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Frade, José CarlosPeríodo áureo da pintura portuguesa, o séc. XVI correspondeu, sobretudo, à influência flamenga em Portugal e aos seus movimentos artísticos. Desta influência faz parte a obra objeto do meu estudo, Deposição de Cristo no Túmulo, uma pintura a óleo sobre madeira. Esta obra faz parte de um ciclo da Paixão de Cristo, juntamente com as pinturas da Flagelação, Ecce Homo e Descimento da Cruz, pertencentes ao Mosteiro de Santo André de Ancede. Na minha dissertação tenho como objetivo dar continuidade e aprofundar o estudo histórico, iconográfico, técnico e material do ciclo, recorrendo a exames de área como a documentação fotográfica sob vários comprimentos de onda (visível, UV e IV), a exames pontuais por microscopia ótica digital e análises complementares, tais como observação dos cortes estratigráficos e identificação do suporte de madeira de castanho por microscopia ótica (MO), testes de coloração e análise elementar por microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria dispersiva de energia (SEM-EDS) e por micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (micro-FTIR). Os materiais identificados são comuns à época, sendo a obra constituída por uma camada de preparação à base de sulfato de cálcio e material proteico, desenho subjacente executado a carvão vegetal e diversas camadas cromáticas compostas por branco de chumbo, azurite, amarelo de chumbo e estanho, verdigris, resinato de cobre, vermelhão, carvão vegetal e animal e pigmentos ocre ou terra. Com este estudo pretendo contribuir para um aprofundamento do conhecimento sobre o modo de execução e dos materiais utilizados por este mestre/oficina desconhecido, comparando com o que se conhece sobre a construção de painéis na época, em Portugal. O luxo e riqueza das vestes retratadas na pintura suscitaram interesse pelo estudo do vestuário, joias e ornamentos utilizados durante o período em causa. Assim, foi realizada, como caso de estudo, uma abordagem geral à principal indumentária e acessórios usados em Quinhentos, bem como a sua representação em pinturas da época. A existência de uma grisalha representando a cena bíblica de Jonas com a baleia serviu também como forma de datação da presente obra. De um modo geral, os principais problemas que a obra apresentava eram a fragilidade do suporte, devido a infestação xilófaga e a uma anterior intervenção deficitária. A camada cromática apresentava ainda algum desgaste e lacunas derivadas da transladação do retábulo original para uma moldura individual. O tratamento de conservação e restauro efetuado teve como objetivo a estabilização e a consolidação do suporte lenhoso, assim como a preservação da integridade estética da obra, sendo fundamentado em critérios de compatibilidade de materiais e de durabilidade do tratamento de estabilização estrutural.
- Estudo e intervenção da pintura a óleo sobre madeira, Descida da Cruz, do século XVIPublication . Vasconcelos, Diana Teixeira; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoO seguinte relatório, realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, na especialização de Pintura, na Universidade Católica Portuguesa, revela o estudo e a intervenção de uma pintura sobre madeira de carvalho “Descida da Cruz”, de autor desconhecido, datada do século XVI, pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Porto. Este relatório tem como objetivo fazer uma abordagem ao seu contexto histórico, artístico e iconográfico, seguido de um estudo material e técnico, recorrendo a métodos de exame e análise, cujos resultados serão apresentados ao longo da redação e da descrição de tratamentos de conservação e restauro efetuados. Os objetivos propostos visaram restituir a estabilidade e leitura do painel religioso, agindo cm conformidade com os princípios éticos da conservação e restauro. Foi realizado um levantamento do estado de conservação da pintura para a identificação das principais patologias que a obra apresenta, onde foi verificado, que os seus maiores problemas de conservação cabiam à sua parte estrutural. A proposta de intervenção de conservação e restauro da obra “Descida da Cruz” teve como objetivo solucionar os principais problemas observados durante o levantamento do seu estado de conservação, nomeadamente aqueles provocados por infestação xilófaga, de térmitas e deterioração fúngica. No caso desta obra, foi relevante contribuir para um maior conhecimento da sua origem, que levantava dúvidas sobre uma proveniência flamenga ou portuguesa. Através de testes microquímicos feitos à camada de preparação, a ausência de carbonatos na sua constituição apontou para uma origem portuguesa.
- Estudo e tratamento de uma pintura sobre madeira, Jesus carregando a Cruz, do século XVIPublication . Parreira, Miguel Amorim Ferreira Araújo; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Afonso, José FerrãoO estágio a que este relatório se refere foi realizado no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais e teve lugar no edifício de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Inserindo-se no âmbito da especialização escolhida, pintura sobre madeira, foi feito um tratamento de conservação e restauro num painel. A obra, objeto de estudo e de tratamento, é uma pintura a óleo sobre madeira, de mestre ou oficina desconhecidos, datada do século XVI, que representa Jesus Carregando a Cruz. É propriedade da Santa Casa da Misericórdia, do Porto e, visto tratar-se de uma aquisição muito recente, existe pouca informação sobre a obra. Ao longo do estágio, foi feito o enquadramento histórico, artístico e iconográfico da obra; além disso, procedeu-se ao seu estudo material e técnico. A intervenção de conservação e restauro era necessária, sobretudo a nível estrutural, visto que a pintura tinha sofrido um profundo ataque de insetos xilófagos e de térmitas que fragilizou as tábuas. A fim de complementar esta necessidade, também foram ensaiados sistemas de molas para permitir a planificação de painéis de madeira constituídos por uma ou mais tábuas. As decisões tomadas ao longo do estágio corresponderam às necessidades da obra, tendo sempre um critério de conservação que primasse pela longevidade da obra.
- Porque se destroem e substituem obras de arte? Três exemplos da época moderna, em S. Torcato, Porto e AmarantePublication . Afonso, José FerrãoAo longo do século XVI ergueram-se retábulos e estruturas de madeira em igrejas da Foz do Douro, S. Torcato e Amarante que, na sua maior parte, viriam a ser substituídos, transformados ou simplesmente destruídos.
- Radiografia in situ do pentecostes do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: estudo técnico do suporte e sua relevância na história da conservação e restauro da pintura sobre madeira em PortugalPublication . Salgueiro, Joana; Carvalho, Salomé deTendo em vista um aprofundamento do estudo da pintura sobre madeira em Portugal, a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa reuniu uma equipa multidisciplinar para o estudo da pintura Pentecostes, da autoria de Vasco Fernandes. O trabalho de investigação decorreu in situ, no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, e foram realizados diversos exames: registos fotográficos mediante luz visível; fotografia I.V. e de fluorescência U.V; espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de energias (EDXRF) e radiografia, nunca antes realizados nesta pintura. O exame radiográfico permitiu a recolha de informação inovadora, tendo o enfoque do presente trabalho sido dirigido para a análise do suporte. A relevância do estudo dos suportes lenhosos na pintura Portuguesa prende-se com as lacunas consideráveis existentes nesta área de estudo.
- Vasco Fernandes : do mito à realidade material : estudo da técnica pictórica para a conservaçãoPublication . Soares, Bárbara Sofia Campos Maia e Carvalhinho; Calvo, Ana; Candeias, António; Frade, José CarlosEste trabalho analisa os materiais, caracterizando as técnicas de execução de quarenta e nove pinturas sobre madeira associadas ao mestre da Escola de Viseu, Vasco Fernandes, pintor que viveu e trabalhou durante, pelo menos, quarenta anos (1501-1542) associado a essa cidade. Num total de cinquenta e três obras consideradas – analisadas e amostradas -, distribuídas pelos distritos de Viseu, Coimbra, Porto, Braga, Bragança e Évora, este núcleo aqui em estudo foi analisado in situ sob vários tipos de radiação, entre as quais reflectografia de infravermelho e radiografia. Recolheram-se micro-amostras que foram, por um lado, montadas em cortes estratigráficos e examinadas com microscopia óptica, por outro lado, analisadas por μ-FTIR, SEM-EDS, HPLC, Py-GC-MS e μ-Raman. Identificaram-se cargas, aglutinantes, pigmentos e corantes das camadas de preparação, do desenho subjacente e dos estratos de cor, caracterizando-se a técnica de execução, a nível dos estratos pictóricos, destas pinturas. Os materiais usados inserem-se na prática nacional coetânea. As preparações, ora em carbonato de cálcio, ora em sulfato de cálcio, aglutinadas em adesivo proteico foram, recorrentemente, sobrepostas por uma imprimitura sob a qual (na sua existência) tinha sido realizado o desenho subjacente, executado com carvão vegetal. Analisou-se um aglutinante de base oleosa nos estratos de cor, distinguido como sendo óleo de linho, e identificaram-se os pigmentos branco de chumbo, o amarelo de chumbo e estanho, ocres, o vermelhão, a azurite, carvão vegetal e, nas lacas vermelhas, os corantes extraídos da cochinilha e garança, detectados em algumas velaturas, essencialmente. Os resultados obtidos veiculam um novo conhecimento sobre a oficina de Grão Vasco, possibilitando futuras comparações, evidenciando os materiais e as técnicas da execução pictórica do seu processo criativo e construtivo, que determinam os pontos de contacto e de diferenciação entre estas pinturas.