FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- Assessorar o (in)sucesso : estudo de casoPublication . Teixeira, Sónia Cristina Baía Marques; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaTradicionalmente, os professores trabalhavam sozinhos nas “suas” salas de aula, onde a reflexão para a ação entre pares era (frequentemente) exígua. A pedagogia diferenciada (AP) é pensada para melhorar a aprendizagem dos alunos, considerando-os como atores principais do seu próprio desenvolvimento intelectual e requer, na maioria das vezes, o trabalho colaborativo e articulado dos professores – titular e assessor. Um exercício em construção e que exige um processo de formação-ação reflexivo e empenhado. Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre Assessoria Pedagógica, aplicada nos últimos cinco anos letivos num agrupamento de escolas inscrito no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, essencialmente às disciplinas de Português e Matemática e conta com a participação de 12 professores. Investigar sobre os modos de colaboração dos professores e evidenciar eventuais fragilidades impeditivas da melhoria dos resultados académicos são os nossos objetivos. Durante a exposição, discutir-se-ão as implicações para o desenvolvimento profissional e as aprendizagens dos alunos implicados, demonstrada através de uma metodologia de natureza plural – estudo de caso, com recurso a diversas técnicas de recolha de dados – análise documental, questionário, observação e entrevista coletiva. Os resultados permitem perceber sinais positivos de melhoria das práticas de assessoria que visam colmatar o insucesso através de uma intervenção diferenciada junto do aluno com dificuldades de aprendizagem.
- A escola pelos olhos dos alunosPublication . Moura, Ana Paula Lopes da Silva; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasAs escolas do século XXI integram alunos muito diferentes em vários domínios, uns com grande vontade de aprender e outros sem qualquer desejo. Este trabalho de investigação surgiu como forma de procurar responder a uma das nossas inquietações, enquanto docente do ensino básico, que se prende com os diferentes graus de envolvimento dos alunos com a escola, ou dito de outra maneira, a vinculação de uns e a desvinculação de outros. A metodologia utilizada consistiu na realização de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso descritivo e interpretativo, que pretende dar voz aos alunos. Procurar-se-á desta forma construir as perceções sobre as suas vivências e experiências escolares, nomeadamente no que diz respeito à escola em geral, às práticas curriculares em sala de aula, ao processo de avaliação, à relação pedagógica com os diferentes professores e inter-relação com restantes atores educativos. Para a recolha dos dados foi utilizada a técnica do focus group junto de dezasseis alunos dos 6º e 7º anos de escolaridade, de uma escola pública localizada no centro do Porto. A análise destes dados permitiu-nos constatar que a (des)vinculação dos alunos face à escola, nesta faixa etária, é fortemente influenciada por dois fatores: por um lado o sentido atribuído ao trabalho escolar, e por outro lado, as expetativas, relativamente ao futuro, criadas em contexto familiar. Deste modo, verificamos que, tendencialmente, são os alunos pertencentes a um contexto familiar menos envolvido na dinâmica escolar, cujas expetativas dos seus pais e encarregados de educação, no que concerne ao sucesso educativo, são mais baixas, que apresentam um maior grau de desvinculação perante a escola. Concomitantemente, destacamos a importância da relação pedagógica e do sentido do trabalho escolar como veículos facilitadores dessa vinculação.
- Viver e sentir a escola depois da retençãoPublication . Sabença, Alexandra da Conceição; Cabral, Maria Ilídia de Meireles; Alves, José MatiasO mundo mudou muito e o modelo escolar vigente, que vem desde o século XVIII, manifesta dificuldades de adaptação à nova era. As dificuldades de ensino e aprendizagem também são muito mais profundas do que as do passado, num ensino obrigatório e massificado, e a capacidade de atrair a atenção que a escola antes produzia, é hoje mais difícil de obter. O insucesso escolar tem sido objeto de diversos estudos ao longo dos últimos tempos. Portugal mantém atualmente uma posição bastante desfavorável, integrando os países com mais elevada taxa de reprovação. Constatou-se, que a reprovação tem um impacto extremamente significativo no desempenho escolar dos alunos, e que se umas vezes provoca um efeito pedagógico, noutras tem o efeito exatamente inverso. Enquadrada na problemática do insucesso escolar, formalizado na Retenção Escolar, esta investigação é um estudo de caso sobre o impacto da retenção na forma dos alunos viverem e sentirem a escola. Para atingir os objetivos do estudo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo à realização de narrativas e entrevistas semiestruturadas aplicadas a dezasseis alunos numa escola localizada no distrito do Porto. Os resultados revelam que o fenómeno da retenção transforma as vítimas do sistema nos principais culpados, ficando reféns num labirinto de autoculpabilização.