Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-02"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- O Captain! My Captain! : as funções do diretor no dia a diaPublication . Inácio, Ricardo Jorge Santos Soares; Estêvão, Carlos Alberto VilarEste relatório aborda as diferentes funções do diretor escolar, quer sejam as tarefas do dia a dia, quer sejam as enquadradas pelos normativos legais em vigor, e a sua relação com o órgão que detém funções de supervisão da sua atuação, o conselho geral. Durante os últimos oito anos de atividade profissional, as competências e habilidades do gestor escolar foram fundamentais na forma como exerceu a liderança escolar e atingiu os objetivos da sua organização. Mas durante este hiato de tempo, as relações entre órgãos administrativos da escola nem sempre foram pacíficas, existindo conflito e crispação entre os diversos atores. As competências emocionais do diretor tornaram-se um fator crítico para o retomar do equilíbrio nas posições divergentes que foram sendo assumidas. Este trabalho aponta as alterações ocorridas na liderança e competências-chave, como fator crítico para alcançar o sucesso, quer dos objetivos profissionais, propostos no projeto educativo, quer dos pessoais, com a reeleição para o cargo, findo os oito anos descritos.
- O papel das lideranças em contexto de mudança : a autonomia e flexibilidade curricular : a mudança em construçãoPublication . Gonçalves, Maria de Fátima Cepeda; Estêvão, Carlos Alberto VilarSendo as organizações educativas espaços de mudança e transformação permanente, analisar-se-á nesta reflexão o papel das lideranças em espaços escolares e o impacto que estas podem e devem ter no contexto da implementação da Flexibilidade e Autonomia Curricular. Num primeiro momento far-se-á uma abordagem teórica dos modelos organizacionais de escola, destacando-se o modelo racional burocrático e o modelo simbólico cultural. Num segundo momento abordaremos a evolução do conceito de liderança e os tipos e modelos de liderança, especialmente em contexto escolar. De seguida focar-se-ão as transformações sociais enquanto catalisadoras das mudanças ao nível das organizações escolares. Neste contexto, analisaremos, numa perspectiva crítica, mas à luz dos diplomas legais, a perceção de autonomia de escola e o que se pretende com a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) para, posteriormente, entendermos em que medida as lideranças podem potenciar a implementação do mesmo. A reflexão foi balizada pela bibliografia e trabalho académico, pela legislação em vigor e pelos documentos internos respeitantes ao Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela. Tendo estes suportes como base de trabalho, fez-se uma análise das potencialidades e constrangimentos da implementação da mudança preconizada naquela organização e apontam-se possíveis estratégias que poderão levar a uma mudança gradual.
- Does funding liquidity help predict U.S Dollar returns?Publication . Rodrigues, Pedro Themido Pereira; Albuquerque, Rui André Pinto dePredicting the future value of an exchange rate has been a long-standing challenge in economics. There is still no evidence of any model or technique that has consistently been proven to beat the random walk model. The current objective of this thesis is to check if there is a liquidity channel tied to banking funding that allows us to explain some part of the performance of currency returns. The present analysis focuses on the paper “Risk Appetite and Exchange Rates” by Adrian et al. (2015) where it is claimed that there is a statistically significant relationship between banks’ funding capacities and changes in exchange rates. This relation seems to be more prominent for currencies of more developed countries. In my analysis, the liquidity aggregates (Commercial Paper and Repo) also display some explanatory power, though less than in Adrian et al. Importantly, however, I show that using linear time de-trending as the authors do presents stationarity problems for both liquidity aggregates, especially for Repo volume. The statistical inference of the OLS results is therefore limited. Moreover, in the fitted models, adding a dummy variable and a dummy variable with interactions with the two liquidity aggregates, as in Adrian et al. (2015), reduces the individual significance of the coefficients’ estimates for the liquidity variables. Overall, my analysis casts doubt on the results obtained in Adrian et al. (2015).
- The neutrality of border adjustments revisitedPublication . Freire, Miguel Moreira Santana; Teles, Pedro Miguel Pinho deI study the economic effects of border adjustments, which consist in fiscal arrangements that ensure that goods are taxed at destination. This issue has been recently discussed in the context of policy proposals in the United States. I present the classical result that border adjustments are neutral, and revisit two cases in which this proposition may fail. First, border adjustments may distort relative prices when applied to certain indirect tax systems. Second, border adjustments may have effects on government revenue and on the balance of payments. I argue that the first failure of neutrality is not empirically plausible and thus has no place in shaping fiscal policy, but that the second failure may provide a motive to employ border adjustments.
- How FinTechs and their partnerships with financial institutions are closing the banking gap : challenges and opportunities faced towards greater financial inclusionPublication . Pessanha, Ana Horgan Ulrich Caldeira; Bonfim, Diana Carina Ribeiro GuimarãesFinTechs have been on the forefront of the financial services industry’s reshape. There is a sound potential impact of such technologies worldwide, and more specifically among the 1.7 billion adults who constitute the unbanked, who lack affordable, useful and sustainable access to financial services and products. Financial inclusion has been on key players’ agendas for the past few years, considered to be key in reducing poverty and boosting prosperity worldwide. While financial institutions have long enjoyed a centrality in customers’ financial lives, and FinTechs threaten it by replacing parts of their value chains with innovative solutions, this competitive mindset becomes a cooperative one when developing economies are the target, where accessing unbanked populations requires the cooperation between both players, in order to reach a profitable and effective solution that brings together the know-how and trust afforded by banks and the innovative skills brought by FinTechs. In this work, we have analyzed how partnerships have been made possible and what constitute their challenges, as despite allowing to overcome several constraints that impeded the unbanked to be served, finding the right partner, efficiently working together and effectively scaling innovation, is not always straightforward. Many services provided by partnerships have not yet been through a complete financial cycle, and their benefits to financial inclusion take time to flourish. But one can already conclude that if both players are able to partner successfully, overcoming culture, working methods and ambition’s differences, financial inclusion will continue to be targeted and one day, hopefully, fully addressed.
- O empowerment como resultado na autogestão da doença crónica e regime terapêuticoPublication . Luz, Elisabete Lamy da; Bastos, Fernanda SantosEnquadramento: O desenvolvimento de competências de autogestão dos regimes terapêuticos nas pessoas com doenças crónicas é determinante para o desenvolvimento de Empowerment; sendo este um resultado indireto dos cuidados de enfermagem. As pessoas com elevado nível de Empowerment são capazes de incorporar os conhecimentos necessários que lhes permitem (con) viver com a sua doença crónica. Assim sendo, este resultado poderá proporcionar ganhos em saúde para a população e diminuição da utilização dos serviços e sistemas de saúde. Objetivos: caracterizar o nível de Empowerment, enquanto resultado, nas pessoas com doença crónica e identificar os fatores facilitadores e inibidores do mesmo e potencialmente influenciáveis pelas terapêuticas de enfermagem. Metodologia: Estudo realizado em duas fases. Na primeira, foi realizado um estudo transversal com 271 participantes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos e com doenças crónicas, em que caraterizamos o seu nível de Empowerment e identificamos fatores relacionados. Na segunda fase, entrevistámos nove participantes com elevado nível de Empowerment, provenientes da primeira fase do estudo, utilizando para análise dos dados a orientação do método proposto pela Grounded Theory. Resultados: O controlo da doença crónica e estabilização da mesma está relacionado com maior nível de Empowerment e predomínio do score Responsável. Verificámos que existe maior probabilidade de o nível de Empowerment ser mais elevado nas pessoas com predomínio no score de Responsável relativamente ao score dos outros estilos. Sendo menor nas pessoas com predomínio no score Negligente ou Formalmente Guiado. Através da regressão linear múltipla, verificámos que uma maior interferência nas atividades instrumentais e no relacionamento e desenvolvimento pessoal, bem como a interação com os profissionais, têm um impacto negativo no Empowerment, diminuindo-o. Por outro lado, níveis mais elevados do estilo de gestão do regime terapêutico do tipo Responsável, do controlo, da atitude favorável face à doença promovem o aumento do Empowerment. Os resultados da fase qualitativa clarificam o processo de construção do resultado, na perspetiva da pessoa com doença crónica: “Facilitando a decisão de acordo com a “cabeça de cada um”, e aprofundam os fatores envolvidos neste processo. Discussão: Este estudo corrobora a hipótese de que existe uma associação estatisticamente significativa entre o nível de Empowerment e o estilo do regime terapêutico de predomínio Responsável. Os fatores facilitadores/inibidores do Empowerment como resultado são: atributos pessoais; o estilo de gestão do regime terapêutico; suporte social e familiar; interferência da doença crónica na vida das pessoas. Conclusão: O estudo constitui um contributo ao identificar fatores que predizem o Empowerment individual das pessoas com doença crónica. Permitindo aos enfermeiros implementar terapêuticas individualizadas e favorecedoras do Empowerment como resultado.
- Auto-dano, ambiente e dinâmica familiar nos adolescentesPublication . Ribeiro, Maria Beatriz Fernandes Gonçalves Freitas; Gonçalves, ArmandaO auto-dano (AD) é atualmente um problema de saúde pública, uma vez que as taxas de incidência acerca desta problemática estão a aumentar com riscos e consequências não só a nível físico mas também, a nível psicológico e social. O ambiente e dinâmicas familiares mostram estar relacionados com AD ou com fatores precipitantes do mesmo. Deste modo, o presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre AD, coesão, flexibilidade e comunicação familiar e descrever as variáveis considerando o género, idade e contextos de pertença. Os instrumentos aplicados foram: Questionário de Impulso, Autodano e Ideação Suicida na Adolescência (Castilho, Barreto Carvalho, Nunes e Pinto-Gouveia, 2012), The Risk- Taking and Self-Harm Inventory for Adolescents (Xavier, Pinto-Gouveia, & Cunha, 2011) e Escala de Avaliação da Flexibilidade e Coesão Familiar – FACES IV (Sequeira, Cerveira, Neves, Silva, Espirito-Santo, Guadalupe & Vicente, 2015) e o Questionário sociodemográfico. A amostra foi constituída por 398 adolescentes, 51.3% raparigas com média total de idade de 17 anos. Os resultados permitiram concluir que 19.6% do total da amostra já praticou AD ao longo da vida. O estudo conclui que existe uma elevada prevalência de AD nos adolescentes, existindo diferenças significativas entre géneros. Para além disso o estudo confirmou a correlação AD e coesão, flexibilidade e comunicação familiar nos adolescentes.
- The financial behavior of crypto assets markets : an academic overview over the cryptofinance environmentPublication . Corrêa, Sabino Freitas; Bonfim, Diana Carina Ribeiro GuimarãesCrypto assets markets are important participants in today´s financial world. This market, leaded by Bitcoin, reached a US$ 800 billion market cap in the beginning of 2018, followed by a crash that reduced more than 80% of its value subsequently. The relevance of this new type of assets exceeds the dimension of its quantitative size as expectations of further expansion, along with the potential disruptive effects expected from the technology beneath it (blockchain), bring great attention to this entrant into the financial ecosystem. Nevertheless, crypto assets are not currently measured under the usual financial parameters applied to traditional investments such as equities, or commodities among others. Neither, after an almost 10 years lifetime, its significant universe composed by almost two thousand trading cryptocurrencies has a consensual classifying and categorizing, nor there is a broadly accepted index to measure this new market´s performance and evolution. Financial studies on the subject are still not abundant if compared to the vast number of research material on traditional financial assets. Crypto assets are relatively new and have peculiar characteristics, standing in uncharted territory and crossing the boundaries of technology fields. For a better financial comprehension of crypto assets markets, this thesis will assess the behavior of its components. The purpose of this thesis is to: A. Analyze different types of crypto asset products from a financial perspective in order to categorize and classify their main types, properties and differences; B. Evaluate the compatibility between crypto assets and the structure of the main market indexes in order to propose and test reliable and investable benchmark indices for the crypto assets’ markets; C. From the proposed benchmark results and constituents, evaluate their behavior and performance on a conventional and risk adjusted basis; along with computing the classical financial metrics for each of its components such as beta, correlation matrix and serial correlation. “The one thing that’s missing, but that will soon be developed, it’s a reliable e-cash. A method where buying on the Internet you can transfer funds from A to B, without A knowing B or B knowing A.” Milton Friedman, 1999.
- Nursing strategies to reduce the risk of therapeutic obstinacy in artificial nutritionPublication . Afonso, Tânia dos Santos; Veludo, Filipa; Sousa, Patrícia PontíficeBackground: Nurses have an important role in maintaining a patient's nutrition near the end of life. Aims: To define nursing nutrition strategies with the person near the end of life and their families; systematise the elements to be considered in artificial nutrition decision-making and evaluate the nursing interventions' influence on therapeutic obstinacy risk. Methods: A sample of 11 articles were selected and the results considered strategies to promote oral feeding before artificial nutrition; the follow-up of the health-disease process by nurses and described the nurse's role as a privileged patient advocate in the defence of the ethical principles of decision-making. These principles consider symptomatology, prognosis, psychology and the emotional significance of nutrition. Conclusion: Nurses are qualified professionals with a critical role in the patient's care due to the proximity they have with the patient; the evidence seems to show a relationship between nursing interventions and the reduction of the risk of therapeutic obstinacy; however, there are no studies in this specific area.
- Viver e sentir a escola depois da retençãoPublication . Sabença, Alexandra da Conceição; Cabral, Maria Ilídia de Meireles; Alves, José MatiasO mundo mudou muito e o modelo escolar vigente, que vem desde o século XVIII, manifesta dificuldades de adaptação à nova era. As dificuldades de ensino e aprendizagem também são muito mais profundas do que as do passado, num ensino obrigatório e massificado, e a capacidade de atrair a atenção que a escola antes produzia, é hoje mais difícil de obter. O insucesso escolar tem sido objeto de diversos estudos ao longo dos últimos tempos. Portugal mantém atualmente uma posição bastante desfavorável, integrando os países com mais elevada taxa de reprovação. Constatou-se, que a reprovação tem um impacto extremamente significativo no desempenho escolar dos alunos, e que se umas vezes provoca um efeito pedagógico, noutras tem o efeito exatamente inverso. Enquadrada na problemática do insucesso escolar, formalizado na Retenção Escolar, esta investigação é um estudo de caso sobre o impacto da retenção na forma dos alunos viverem e sentirem a escola. Para atingir os objetivos do estudo optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo à realização de narrativas e entrevistas semiestruturadas aplicadas a dezasseis alunos numa escola localizada no distrito do Porto. Os resultados revelam que o fenómeno da retenção transforma as vítimas do sistema nos principais culpados, ficando reféns num labirinto de autoculpabilização.