Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel das lideranças em contexto de mudança : a autonomia e flexibilidade curricular : a mudança em construção

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Sendo as organizações educativas espaços de mudança e transformação permanente, analisar-se-á nesta reflexão o papel das lideranças em espaços escolares e o impacto que estas podem e devem ter no contexto da implementação da Flexibilidade e Autonomia Curricular. Num primeiro momento far-se-á uma abordagem teórica dos modelos organizacionais de escola, destacando-se o modelo racional burocrático e o modelo simbólico cultural. Num segundo momento abordaremos a evolução do conceito de liderança e os tipos e modelos de liderança, especialmente em contexto escolar. De seguida focar-se-ão as transformações sociais enquanto catalisadoras das mudanças ao nível das organizações escolares. Neste contexto, analisaremos, numa perspectiva crítica, mas à luz dos diplomas legais, a perceção de autonomia de escola e o que se pretende com a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) para, posteriormente, entendermos em que medida as lideranças podem potenciar a implementação do mesmo. A reflexão foi balizada pela bibliografia e trabalho académico, pela legislação em vigor e pelos documentos internos respeitantes ao Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela. Tendo estes suportes como base de trabalho, fez-se uma análise das potencialidades e constrangimentos da implementação da mudança preconizada naquela organização e apontam-se possíveis estratégias que poderão levar a uma mudança gradual.
As educational organizations are spaces for permanent change and transformation, we will analyze in this reflection the role of leadership in school spaces and the impact that these can and should have in the context of the implementation of Flexibility and Curricular Autonomy. In a first moment, a theoretical approach will be made to the organizational models of school, emphasizing the bureaucratic rational model and the cultural symbolic model. In a second moment we will approach the evolution of the concept of leadership and the types and models of leadership, especially in a school context. Next, we will focus on social changes as catalysts of changes in school organizations. In this context, we will analyze, in a critical perspective but in the light of legal diplomas, the perception of school autonomy and what is intended with the implementation of the Curriculum Flexibility and Autonomy Project (PAFC) to later understand the extent to which leadership can implementation. The reflection was based on the bibliography and academic work, the legislation in force and the internal documents concerning the grouping in question. Having these supports as a basis of work, an analysis of the potentialities and constraints of the implementation of the proposed change in the grouping was made and possible strategies are identified that could lead to a gradual change.

Description

Keywords

Modelos de escola Liderança Autonomia Flexibilidade e autonomia curricular Mudança School models Leadership Autonomy Flexibility and curricular autonomy Change

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue