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- Ensino profissional : um percurso de diferenciação pedagógicaPublication . Ferreira, Marta Maria Pinto de Azevedo; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesA via profissionalizante em Portugal surgiu para dar resposta às necessidades fundamentais de alunos que procuram uma alternativa ao ensino regular. Em 1989 é implementado pela primeira vez nas escolas profissionais e em 2004, passou a fazer parte da oferta formativa de algumas escolas públicas. Esta oferta surge num sistema educativo tradicional, herdado de uma escola que, na segunda metade do seculo XX, abriu as suas portas a todos os alunos, tornando-se uma escola massificada fruto da necessidade de responder aos desafios da fábrica. O ensino de elites deu lugar ao ensino de massas, marcado pelo sistema tradicional de organização e transmissão de conhecimentos que ainda hoje, prevalece na escola portuguesa. A introdução dos cursos profissionais nas escolas públicas pretendia, juntamente com os restantes cursos, contribuir para o aumento das competências básicas dos alunos portugueses e para o cumprimento do objetivo da Comissão Europeia de formar 85% dos jovens com 22 anos da União europeia com o 12º ano (in, Iniciativa Novas Oportunidades, 2005). Contudo, o ensino profissional nem sempre se configurou como percurso de sucesso, promotor da inclusão, sendo muitas vezes visto como um ensino de segundas oportunidades e havendo uma estigmatização dos alunos que o frequentam, como sendo os mais desmotivados, os incapazes, os indisciplinados. A taxa de inscrição nos cursos profissionais cresceu nas escolas públicas desde a sua implementação em 2004/05 com um total de 36 765 alunos, para 114 848, em 2014/2015, (DGEEC, 2016). No entanto os índices de conclusão têm sofrido algumas oscilações, levando a que alguns alunos abandonem a escola, após obterem os 18 anos, sem, no entanto concluírem a escolaridade obrigatória conforme definido na Lei nº 85/2009 de 27 de agosto. O ensino profissional não deve ser percecionado como um ensino para os que não querem ou não sabem, mas uma oferta delineada para o sucesso de todos e de cada um, que se diferencia do outro pela individualidade do ser “eu” e pela vontade do querer saber “fazer”. Ao construímos uma escola inclusiva é necessário aceitar o desafio de prever e conceber diferentes processos e meios de ensinar, para que os alunos se sintam reconhecidos, respeitados e dispostos a aprender. O nosso estudo centrou-se num agrupamento onde são ministrados cursos do ensino profissional com uma contextualização social, cultural e economicamente desfavorecida e com uma população escolar com poucas expetativas académicas. Com o presente trabalho, pretendemos estudar o modelo pedagógico adotado pelos docentes que lecionam nas turmas do ensino profissional e as práticas pedagógicas potenciadoras de um ensino individualizado e diferenciado, capaz de motivar os alunos para novas aprendizagens. Na nossa investigação, decidimos utilizar como técnicas de recolha de dados, a análise documental, recorrendo à legislação em vigor e aos documentos estruturantes do agrupamento, ao Projeto Educativo do agrupamento em estudo e aos Planos de Turma dos cursos do ensino profissional. Realizamos ainda entrevistas, sob a forma de Focus Group, a alguns atores que diariamente ocupam o espaço escolar do local em estudo. O grupo de intervenientes englobou oito alunos do 11º e 12º Anos, que frequentavam os cursos profissionais, dois professores, dois diretores de turma e um diretor de curso com componente letiva e cargos pedagógicos nas turmas do ensino profissional O nosso trabalho permite-nos concluir que alguns docentes continuam, ainda, a implementar práticas tradicionalistas que marcaram um ensino elitista, de mera transmissão de saberes livrescos. Os alunos ambicionam professores inovadores, apaixonados pela profissão e pela arte de ensinar não a “todos como se fossem um só”, mas a cada um, como seres aprendentes com o direito a práticas que respeitem o ritmo individual de aprendizagem e o ser aluno.
- Internationalization strategies of Portuguese Companies to India : comparison between three strategies : Águas de Portugal, Efacec and VisabeiraPublication . Gomes, Diogo José Alves Póvoa; Reis, Ricardo César Ribeiro Ventura FerreiraThe present dissertation deals with internationalization strategies from companies in a small country developed economy, Portugal, to one of the largest economies in the World, India, with the purpose of raise awareness of the vast the vast business opportunities that this country can offer to Portuguese enterprises. The central research question is: “Do Portuguese companies have the capacity to satisfy the necessities of a country like India?” This investigation analyses three very different options of internationalization: Outsourcing, luxury market and Indian social problems, where an in-depth investigation is made on these segments, followed by a case study of three Portuguese companies that are currently exploring, respectively, these internationalization options. Besides the economic, political and demographic factors discriminated by the companies as being extremely attractive for their expansion, the main conclusion of this investigation is that Portuguese enterprises have the capacity to satisfy the needs of a country with the size of India, and do not necessarily have to pass through Goa to have success in this vast market. Based on the results, personalized recommendations were made to the companies analyzed, as well as highlighting other attractive sectors for Portuguese firms.
- Impact of social media on brand equity : the case of Super BockPublication . Guimarães, Afonso Meireles Bello; Crispim, Nuno Pedro MoraisThis dissertation intends to study the impact of social media on brand equity, with focus on the portuguese beer brand Super Bock. This study was conducted using a model to measure brand equity based on the Multidimensional Consumer-based Brand Equity scale (MBE) and Overall Brand Equity (OBE) by Yoo & Donthu (2001). These scales were used to measure consumer’s brand equity and the 4 dimensions: brand awareness and associations, perceived quality, loyalty and social media. The methodology used to collect data to the study consisted in two parts: a qualitative part, through interviews and a quantitative parte, made through a online survey. Social media has an important role on Super Bock’s communication strategy. The brand makes high investments on advertising on the Internet and on social media platforms. Facebook is the most important social media platform for the brand, who invests in creating relationships with consumers. Two studies were done to test the impact of social media on the brand equity of Super Bock. However, it was not possible to prove its impact, due to inconsistencies in the results. In spite of not knowing if social media can impact brand equity in general, it seems to have a positive impact on the other three dimensions. Also, location and gender proved to be important factors influencing the brand equity of Super Bock.
- Profissionais a exercer na medicina dentária: principais fatores de risco e riscos laborais, doenças profissionais associadas e medidas de proteção recomendadasPublication . Santos, M.; Oliveira, T.; Almeida, A.Introdução/ enquadramento/ objetivos Nas instituições prestadoras de serviços dentários existem geralmente médicos dentistas (generalistas e/ou especializados), os ajudantes/ auxiliares dentários, rececionistas e, por vezes, gestores/ orçamentistas. Os principais fatores de risco/ riscos laborais dos primeiros são o eventual contato com agentes biológicos; posturas mantidas/ forçadas, movimentos repetitivos e vibrações; ruido; radiações eletromagnéticas e esforço visual por utilizarem écrans com frequência; radiação ionizante por Rx e agentes químicos. As restantes classes profissionais atrás mencionadas estão sujeitas a radiações eletromagnéticas, esforço visual, postura sentada mantida e movimentos repetitivos. Existem uma quantidade razoável de trabalhos publicados relativos à saúde ocupacional neste setor, mas a generalidade destes aborda aspetos específicos, não sendo fácil encontrar uma perspetiva global do tema, minimamente completa e sucinta. Pretende-se com esta revisão conhecer melhor os fatores de risco/ riscos existentes neste setor profissional. Metodologia Trata-se de uma Revisão Bibliográfica Integrativa, iniciada através de uma pesquisa realizada em dezembro de 2017 nas bases de dados “CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina, Academic Search Complete e RCAAP”. Conteúdo Os agentes biológicos mais relevantes neste contexto são os vírus das hepatites B e C, bem como o HIV. Em diversas tarefas estes profissionais permanecem por períodos prolongados em posturas mantidas e/ou forçadas (quer sentados, quer de pé e quase estáticos, ainda que com alguns movimentos repetitivos associados e, por vezes, sem pausas adequadas). Neste setor profissional há exposição relevante ao ruído. Os instrumentos de trabalho que apresentam níveis mais elevados de decibéis foram a turbina de alta rotação e o compressor; também foram mencionados as canetas odontológicas, o compressor de ar, o aspirador, o amalgamador e os próprios aparelhos de climatização. De todos os agentes químicos usados até agora, o mercúrio é o mais relevante. Em alguns contextos há exposição a Rx. Conclusões Nenhum dos artigos selecionados mencionou de forma direta medidas de proteção coletiva. Contudo, poder-se-ão destacar neste contexto o uso de agentes químicos o menos tóxicos possíveis, um bom desenho ergonómico do posto de trabalho, utilização de equipamentos que emitam o menor ruído e vibração possível, rotatividade de tarefas e formação adequada aos profissionais relativa aos fatores de risco e riscos laborais. A nível de equipamentos de proteção individual são mencionados o uso de bata de manga comprida, viseira ou óculos, gorro e luvas de latex. Os acidentes de trabalho neste setor justificam-se sobretudo pelo campo de trabalho pequeno, uso de instrumentos cortantes e/ou que trabalham a alta velocidade, sendo razoavelmente frequente a criação de aerossóis e salpicos, bem como pela proximidade física com o cliente e/ou os movimentos bruscos que este possa ter. A parte do corpo geralmente mais atingida com acidentes por corto-perfurantes é o dedo; as agulhas nunca devem ser recapsuladas com a outra mão a segurar a tampa, nem as agulhas devem ser reutilizadas, encurvadas ou partidas. Nenhum dos artigos consultados deu particular destaque para as doenças profissionais; contudo, são de realçar a este nível a patologia músculo-esquelética variada, doenças infeciosas (HIV, hepatites B e C, sobretudo), questões oncológicas diversas e, ao nível emocional, ansiedade, depressão e burnout. Seria pertinente desenvolver investigações que avaliassem a realidade nacional.
- A escola pelos olhos dos alunosPublication . Moura, Ana Paula Lopes da Silva; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasAs escolas do século XXI integram alunos muito diferentes em vários domínios, uns com grande vontade de aprender e outros sem qualquer desejo. Este trabalho de investigação surgiu como forma de procurar responder a uma das nossas inquietações, enquanto docente do ensino básico, que se prende com os diferentes graus de envolvimento dos alunos com a escola, ou dito de outra maneira, a vinculação de uns e a desvinculação de outros. A metodologia utilizada consistiu na realização de um estudo de natureza qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso descritivo e interpretativo, que pretende dar voz aos alunos. Procurar-se-á desta forma construir as perceções sobre as suas vivências e experiências escolares, nomeadamente no que diz respeito à escola em geral, às práticas curriculares em sala de aula, ao processo de avaliação, à relação pedagógica com os diferentes professores e inter-relação com restantes atores educativos. Para a recolha dos dados foi utilizada a técnica do focus group junto de dezasseis alunos dos 6º e 7º anos de escolaridade, de uma escola pública localizada no centro do Porto. A análise destes dados permitiu-nos constatar que a (des)vinculação dos alunos face à escola, nesta faixa etária, é fortemente influenciada por dois fatores: por um lado o sentido atribuído ao trabalho escolar, e por outro lado, as expetativas, relativamente ao futuro, criadas em contexto familiar. Deste modo, verificamos que, tendencialmente, são os alunos pertencentes a um contexto familiar menos envolvido na dinâmica escolar, cujas expetativas dos seus pais e encarregados de educação, no que concerne ao sucesso educativo, são mais baixas, que apresentam um maior grau de desvinculação perante a escola. Concomitantemente, destacamos a importância da relação pedagógica e do sentido do trabalho escolar como veículos facilitadores dessa vinculação.
- Inter-industry analysis of the impacts and attitudes of a chat versus human representativePublication . Diogo, Diogo de Bernardes Henriques e Almeida; Crispim, Nuno Pedro MoraisTechnology disruptions are known to keep on changing the way people interact with brands thus contributing to experiences that may or may not lead to better events if companies don’t invest on understanding the critical pain points in the consumer journey. The aim of this dissertation is to understand the impacts that the implementation of a chat has on the user and compare this effect with the outcome that traditional agents have for similar situations, leading to an observation if there are differences when satisfying a need through digital or physical instruments. Other objects of research include investigating which are the drivers that lead to a better consumer experience through chat coupled with understanding which are the attributes that makes the software unique from all other platforms and which retract the acceptance. To finish, it is studied which are the current attitudes towards the inevitable diffusion of chatbots. It was possible to conclude that for low involvement situations chat leads to underperforming valuations of loyalty, that the drivers of a satisfying experience are focused on the outcome whereas to foster loyalty it additionally needs to transmit sincerity, that the value added of this channel is its convenience and communication style although the impersonality and technical difficulties may repeal users and the sample is not yet comfortable with the upcoming of chatbots.
- Effects of product characteristics and brand strength on brand engagement in InstagramPublication . Albino, Maria de Azevedo da Cunha Carpinteiro; Costa, Ana Isabel de AlmeidaBrands should focus their attention to SNS, allocating efforts into achieving a relevant and SMM strategy. After all, only relevant and targeted content will obtain relevant engagement from its consumers on SNS. This dissertation aims to study the impact different types of product involvement (high and low involvement products) and brand strength might have on the levels of consumers engagement with a brand on SNS, namely Instagram. To this end, this study is divided into descriptive and explanatory research methods. Results of the study show that product involvement does not have an impact on consumer engagement with branded content posts. However, product involvement has a significant impact on the willingness to follow a brand. The level of consumer engagement with branded content was found to be influenced by brand appeal and brand identity. Results show that brand strength has an impact on consumer engagement, since stronger brands typically display lower levels of consumer engagement. In conclusion, these findings are relevant for managers and marketers in allocating budget on social media marketing and in optimizing the levels of consumer engagement for their branded content posts on Instagram.
- Do fonema ao grafema : um caminho a percorrerPublication . Felgueiras, Glória da Conceição Arieira; Ponte, Filomena Ermida daSendo a aprendizagem da leitura e da escrita, considerada fundamental para a integração de qualquer ser humano na sociedade, a sua concretização reveste-se de algumas dificuldades. Esta tarefa, característica dos primeiros anos de escolaridade, apresenta alguma complexidade, havendo mesmo um número significativo de crianças que não consegue compreender a natureza da tarefa e, consequentemente, dar resposta às exigências escolares em termos de aprendizagem. Tendo presente que as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita constituem um dos grandes entraves às aprendizagens e a um percurso escolar de sucesso, sendo estas aprendizagens transversais a todos os domínios apreendidos a nível escolar, torna-se pertinente o seu estudo. Nestes últimos anos, começou a existir uma maior preocupação e investimento na investigação relacionada com a Psicolinguística, e em particular na abordagem da linguagem escrita. É neste contexto que surge o presente trabalho, que tem como objetivo analisar a aprendizagem da escrita no 1º ano do 1º ciclo, com duas metodologias de ensino diferentes. Os resultados são apresentados e discutidos e serão abordadas algumas considerações finais, tendo em conta os resultados obtidos.
- The role of ViniPortugal in the internationalization of Portuguese winesPublication . Proença, César Manuel Veloso Ferreira; Reis, Ricardo César Ribeiro Ventura FerreiraThis thesis is a case study on ViniPortugal, the official agency for Portuguese wine promotion. Standing in a period where Portugal wine production reaches its maximum capacity, consumers demand changes, international competition increases, and environmental causes destroy wine productions, Portugal had to adapt its wine internationalization strategy to be able to improve its performance. The aim of this thesis is to understand to which extent ViniPortugal helped in this adaptation process. The emphasis will be on ViniPortugal and its brand “Wines of Portugal” strategy and on how they were able to implement it achieving a considerable success in this new globalized world. To achieve success with this new strategy focused on the increase of Portuguese wines perceived value, rather than on increasing quantity exported, ViniPortugal promotional activities played a crucial role by enabling the increase of Portuguese wine perceived value. Hence, this research can be used to study ViniPortugal strategy and analyze its results. By doing so, it is possible to understand the advantages of a quality-driven strategy in comparison to a quantity-driven one, mainly on a globalized world where no one can run from the international competition.
- Brand placement on social media influencer contentPublication . Tavares, Filipe Emanuel Ferreira; Costa, Ana Isabel de AlmeidaFor some years now, social networks have gained increasing importance for corporate marketing, becoming a space where not only people but also brands can play an active role and communicate themselves with their target audience, gaining not only greater visibility but also strengthening relations with consumers. Regarding marketing strategies to be used in social networks, the placement of brands in the contents published by the so-called social media Influencers is one of the techniques that arouses greater interest, not only due to the high number of followers they have, as well as the influence that they exert on them, allowing brands to gain more visibility and involvement from consumers. Therefore, this dissertation aims at analyzing the factors related to the production and design of the content to be published in the social network Instagram, as well as the characteristics of the Influencers, that have more impact in the performance of this type of marketing strategies. Among several conclusions to be drawn from the study, it should be noted that the presence of Influencer in published content has a positive effect on the performance of the campaigns in question. In addition, influencers’ characteristics affect the way we perceive brands, in which there is a tendency for people who are exposed to these types of marketing strategies to associate the Influencers’ attributes to the brand.
