FCSE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCSE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Competências socioemocionais e qualidade de vida relacionada com a saúde em adolescentesPublication . Fernandes, Ana Paula da Silva; Almeida, Armando Manuel GonçalvesIntrodução: O presente relatório permite a exposição do percurso de desenvolvimento de competências realizado, no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Comunitária, na área da Saúde Comunitária e de Saúde Pública, da Universidade Católica Portuguesa, realizada em contexto de Unidade de Saúde Pública. A adolescência é uma fase de transição do tipo desenvolvimental, acompanhada por transformações a vários níveis. A saúde dos adolescentes sofre influência de variados Determinantes de Saúde, pelo que a Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde é um importante indicador da perceção dos jovens sobre a sua vida e saúde, pois permite, entre outras coisas, a identificação de grupos de indivíduos mais vulneráveis e o planeamento de intervenções, ao nível da promoção da saúde. As escolas, pela influência no adolescente e na sua saúde, são locais privilegiados para estas intervenções. A capacitação dos adolescentes permite a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências, como as competências socioemocionais, promovendo a transição saudável dos adolescentes para a idade adulta. Método: Através da metodologia do Planeamento em Saúde, realizou-se um Diagnóstico de Situação, em estudantes dos 14 aos 18 anos, num Centro de Formação Profissional, do concelho do Porto, o que possibilitou a elaboração e execução de um projeto de intervenção comunitária. Resultados: Com o Diagnóstico de Situação, identificou-se a Socialização Comprometida, como um dos problemas major desta comunidade. Procedeu-se à elaboração de um projeto com o objetivo de diminuir o compromisso ao nível da socialização, em duas fases, de setembro de 2024 a julho de 2026, tendo sido possível, realizar as estratégias planeadas para a fase 1. Na avaliação intermédia, obteve-se uma melhoria de 1,41% da perceção dos estudantes, quanto à qualidade da relação com os seus pares, uma melhoria de 0,10% quanto à dimensão Provocação (Bullying) e um aumento de 1,56% quanto aos estudantes que (nunca ou raramente) sentiram medo de outros estudantes. Quanto à percentagem de estudantes que raramente ou nunca se sentiram tristes, houve uma diminuição de 5,52%. Discussão e Conclusão: Este estudo sublinha a importância da atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, na promoção da saúde, em indivíduos, grupos e comunidades, nomeadamente na área do desenvolvimento das competências socioemocionais em adolescentes. Apesar dos resultados obtidos não serem significativos, podem orientar a intervenção na segunda fase do projeto e reforçam a necessidade de se alargar a Saúde Escolar, também aos estudantes do ensino profissional.
- O papel do enfermeiro especialista na melhoria contínua da qualidade no âmbito da vacinaçãoPublication . Ávila, Filipa Mendes Freire; Amado, João Daniel NevesA vacinação patenteia uma das mais emblemáticas histórias de sucesso ao nível da saúde pública, uma vez que confere proteção individual e populacional e previne doenças infeciosas. O Plano Nacional de Saúde 2021-2030, alinha-se com o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, a Saúde de Qualidade, e nomeia as doenças evitáveis pela vacinação como um problema de Saúde Pública de baixa magnitude, mas com elevado potencial de risco, dado que a diminuição no investimento da qualidade e efetividade das estratégias de intervenção que controlam e/ou previnem estas doenças pode manifestar-se no seu reaparecimento. Urge, a nível mundial, o reforço das estratégias de intervenção que visam assegurar o acesso equitativo a vacinas seguras, eficazes e de qualidade. O presente relatório foi efetivado, para aquisição das competências alusivas ao Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária, na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, numa Unidade de Saúde Pública da Região Norte de Portugal. A problemática do projeto de intervenção, ancorado na metodologia do Planeamento em Saúde, objetivou identificar as necessidades em saúde emergentes na área da qualidade em saúde no âmbito da vacinação e propor uma estratégia de intervenção inerente ao papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária e Saúde Pública face à necessidade emergente previamente priorizada. Face à extrema necessidade do reforço das estratégias que fomentam a qualidade dos serviços de vacinação, discriminada pelas Entidades Reguladoras da Saúde, elaborou-se o diagnóstico de saúde do qual emergiram oito necessidades em saúde. O processo de priorização, em anuência com os peritos, destacou a área da rede de frio como prioritária, constituindo a temática major do projeto, na qual alicerçam-se os objetivos delineadas, as propostas de intervenção elaboradas e os respetivos indicadores. O projeto fomentou a melhoria contínua da qualidade, através de propostas de intervenção, que visam garantir a efetiva segurança na administração de vacinas pela adequada manutenção das condições da rede de frio o que, em consequência, culmina em ganhos efetivos na saúde pública.
- Processo de planeamento antecipado de cuidados nas pessoas com doença oncológica avançadaPublication . Bruno, Ana Teresa Lopes; Martins, Maria de Lurdes dos SantosIntrodução: O planeamento avançado de cuidados é um processo que suporta adultos de qualquer idade e estado de saúde na compreensão e partilha dos seus valores pessoais, objetivos de vida e preferências em relação a cuidados de saúde futuros. O seu objetivo principal é ajudar a garantir que as pessoas recebam cuidados consistentes com os seus valores e preferências perante situação de doença grave e crónica. Apesar de ser uma medida que promove o respeito e o valor pessoal, a prática clínica na Oncologia Médica pauta-se por uma escassa discussão sobre estes temas entre os profissionais de saúde e as pessoas com doença oncológica considerada avançada, incurável. Objetivo: Compreender as perceções dos médicos oncologistas e seus doentes num centro oncológico terciário em Portugal relativamente ao processo de planeamento antecipado de cuidados de saúde. Método: Desenvolveremos um estudo exploratório descritivo com base nos princípios da investigação qualitativa, colhendo dados através de uma entrevista semiestruturada a uma amostra de oncologistas e pessoas com diagnóstico de doença oncológica avançada. O tratamento dos dados será realizado recorrendo a métodos mistos, nomeadamente à análise temática indutiva para os dados de natureza qualitativa e a métricas para os dados de natureza quantitativa. Resultados: Os resultados serão apresentados e publicados em relatório, perspetivando-se a partir dos dados encontrados a elaboração de uma norma orientadora para profissionais de saúde que reflita a realidade das pessoas com doença oncológica avançada, em Portugal, espelhando os desejos e objetivos auscultados. Conclusão: Com o presente protocolo de investigação esperamos contribuir para o desenvolvimento do planeamento avançado de cuidados como ferramenta impreterível nos cuidados à pessoa com cancro em situação de doença avançada.
