Faculdade de Ciências Humanas
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Browsing Faculdade de Ciências Humanas by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A condição da mulher nos sectores do cinema e do audiovisual em PortugalPublication . Burnay, Catarina Duff; Félix, João; Tavares, PatríciaThis study on the Condition of Women in the Film and Audiovisual Sectors in Portugal was promoted by MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, an association founded in 2022, whose mission is precisely to think about and leverage the presence of women in cinema and audiovisual in Portugal, promoting parity and equitable representation, and by XX Element Project-Associação Cultural, a cultural association founded in 2016 that seeks to be an agent of intervention in the fight to promote equity, respect and inclusion of all people, through the development of artistic projects. In order to listen to the feelings and experiences of the women involved professionally in these sectors, the two associations created an online survey questionnaire and distributed it to workers in these fields without any gender bias. In a second phase, in-depth interviews were carried out with ten female professionals, as a way of identifying/specifying particular situations and complementing the information found in the survey. Simultaneously, the associations analysed three grants awarded by ICA: New Talents and First Works; Support for Cinema; and Support for Audiovisual and Multimedia. They also mapped the gender of professionals holding managerial positions in public bodies that support the cinema and audiovisual sectors, as well as in the most relevant management bodies and boards of the three main audiovisual media groups in Portugal.
- Adaptação textual para guião de curta-metragem do conto “O Homem que plantava aves” : baseado na tradição oral angolanaPublication . Patissa, Daniel Gociante; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA presente pesquisa pretende constituir a sustentação argumentativa do Projeto de adaptação textual para guião de curta-metragem a partir do conto intitulado ‗O Homem Que Plantava Aves‘, de autoria própria e baseado na tradição oral angolana, estando composto por duas partes centrais. A Parte I é dedicada à revisão da literatura, onde se discute a função da memória na articulação do legado oral, no ponto 1. Esta secção está subdividia em três subpontos, o primeiro dos quais se debruça sobre os traços representativos da tradição oral na literatura angolana, o segundo sobre memórias da ficção na Televisão Pública de Angola, sob o prisma do audiovisual e tradição oral, sendo que o terceiro e último subponto explora os fatores que influenciam o guião como instrumento de adaptação de linguagens. A Parte II foca-se na vertente empírica do projeto, partindo pela descrição dos parâmetros de metodologia de investigação adotados, incluindo breves notas do processo de reescrita por parte do autor do conto e do guião.
- As Humanidades na universidadePublication . Espírito Santo, Arnaldo doAs Humanidades são assim designadas porque, derivando de uma conceção antropocêntrica da cultura, do saber e do ensino, confluem no Homem. Genericamente, esta conceção, assumida e sublimada pelo pensamento medieval com a imagem bíblica do Homem criado à semelhança de Deus, prevaleceu no humanismo cristão do Renascimento. Na atualidade as Humanidades são valorizadas nos documentos que regem o Espaço Europeu de Ensino Superior como essenciais para a construção da Europa. Desde há mais de dois milénios que as instituições de ensino, e a seu tempo a Universidade, se têm assumido como fiéis guardiãs da tradição humanística e como promotoras do conhecimento em todas as dimensões. Não sem algumas dificuldades quanto à preservação dos cursos de Humanidades, em sentido estrito e em toda a sua grandeza.
- Between love stories and activism : pathos, storytelling, and connection in the communication of Taylor Swift on Instagram and through musicPublication . Neumann, Clara Elly; Tavares , Patrícia Isabel Ramos Pego NunesA glamorous superstar who is taking the world by storm and an ancient Greek scholar. These are not necessarily two people which one would bring together. And yet this is exactly what this dissertation does. The ancient Greek scholar Aristotle and his rhetoric are looked at from a modern way through the glittering and sparkling lens of Taylor Swift. The dissertation uses a qualitative research design with a content analysis as well as semi-structured interviews to understand the communication strategy of artist Taylor Swift. The research focuses on the concept of storytelling in connection with an emotional communication approach related to the pathos theory of Greek scholar Aristotle. It assesses how Swift uses pathos in storytelling to create an emotional connection with her fans. The dissertation considers the impact of the music of artist Taylor Swift and looks at Instagram to understand the communication strategy connected to social media. Understanding the connection which Swift built with the help of her music and social media interaction. The interviews and the content analysis underline how successful Swift manages to interact with her fans and how emotional her communication strategy is. It shows how promoting engagement is one of her main ways of creating a successful, emotion-based communication strategy. The dissertation also looks at the activism which can be found in Swift’s communication and how it has become part of her recent music as well as her Instagram appearance.
- Bridging the gap: environmental health literacy as key to adolescent well-being and sustainable behaviorsPublication . Matos, Margarida Gaspar de; Branquinho, Cátia; Domingos, Leonor; Guedes, Fabio Botelho; Cerqueira, Ana; Gaspar, TaniaAdolescents who possess environmental health literacy are more equipped to handle the effects of the environment on their health. This study uses data from Portugal’s 2022 HBSC survey to investigate the environmental health literacy (EHL) of teenagers. The Environmental Health Literacy Scale (EHLS) was verified by confirmatory component analysis. Within the framework of an ecosystem, this study investigates factors related to health and well-being. There are 7355 adolescents in the sample. EHLS_Social Norms and participation in volunteering activities were found to be significant predictors of EHL_Knowledge, which explained 25.2% of the variance in the final model. EHLS_Social Norms and EHLS_Knowledge accounted for 42.9% of the variance in EHL_Behaviors, while school grade was adversely connected with pro-environmental behavior. While actions and knowledge were major positive predictors, gender and school grades showed negative relationships, and EHL_Social Norms accounted for 46% of the variance. This study establishes a valid measure of environmental health literacy in adolescents, informing science education strategies and public health interventions.
- Cinema pela tela de um smartphone : as motivações e as transformações na experiência dos espectadores portugueses e brasileiros que assistem a filmes pelo celularPublication . Silva, Karina Rodrigues da; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoO avanço da tecnologia mudou o modo como consumimos entretenimento, ao passo que a pandemia da covid-19, em 2020, acelerou tendências que levariam anos para serem alcançadas neste setor. O cinema, por sua vez, passou a dividir espaço com novas formas de assistir a filmes – e, neste atual cenário, o smartphone tem ganhado cada vez mais protagonismo, pois o aparelho se tornou uma extensão da vida cotidiana. Isto posto, esta pesquisa investiga as motivações dos usuários de smartphones em Portugal e no Brasil que assistem a filmes pelo dispositivo móvel e como essa escolha transforma a experiência cinematográfica. Para alcançar os objetivos traçados, fez-se uso de levantamento bibliográfico, questionário aplicado a 412 participantes de 18 a 38 anos e entrevistas semiestruturadas com profissionais de cinema de ambos os países. A escolha dessas nacionalidades partiu do interesse, não comparativo, de analisar as mudanças de comportamento no consumo de cinema frente ao crescimento das plataformas digitais e uso de smartphones, além da carência de pesquisas empíricas sobre o tema. O estudo revelou que acessibilidade, comodidade e mobilidade são as principais motivações que levam os usuários a escolher o celular como dispositivo para visualizar filmes. Atualmente, o espectador consegue otimizar tempo assistindo a produções nos intervalos de sua rotina – a qualquer hora e em qualquer lugar. Por conseguinte, observa-se um consumo mais individualizado, personalizado e controlado. Por outro lado, apurou-se que o smartphone desencadeia a falta de concentração para acompanhar um filme do início ao fim, reduzindo a conexão com a história. Portanto, o uso do celular promove uma atenção fragmentada, refletindo o comportamento típico do nosso dia a dia. O resultado da pesquisa indica que portugueses e brasileiros se distraem com frequência enquanto utilizam o dispositivo móvel, principalmente devido às notificações.
- Code-Dependency : Tiktok's AI & suggested content feed. Users circumstances to go outside of their filter bubblesPublication . Tiraborelli, Alice; Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego NunesThis dissertation's main objective is to understand users' perceived usage of TikTok's algorithm, particularly focusing on their reasons for exploring content beyond the platform's suggested feed. This exploratory study aims to look into user search behavior concerning algorithmic recommendations. To gain a comprehensive understanding, the theoretical framework addresses three key areas: the concept of "Platform Society," the role of artificial intelligence (AI) and algorithms in social media, and the phenomenon of "Algorithmic Sovereignty." With this theoretical approach, this research addresses user interactions on TikTok by examining how users navigate and engage with the platform's algorithmically curated content, versus actively searching for content independently. Through a detailed examination of TikTok's algorithm, user behavior, and engagement strategies, the study provides insights into the interplay between user agency and algorithmic control. Findings indicate that TikTok's algorithm significantly influences user behavior by personalizing content feeds based on user interactions, preferences, and engagement patterns. The study reveals that while many users rely heavily on algorithmically suggested content, some actively seek diverse content, demonstrating varying degrees of algorithmic awareness. The algorithm's influence is most evident in shaping user engagement and interaction patterns, guiding content discovery, and reinforcing specific content preferences. Moreover, the study identifies a complex relationship between user agency and algorithmic influence, highlighting the need for greater transparency and user awareness in navigating algorithmically mediated environments. The implications of these findings extend to understanding digital behavior on social media platforms, emphasizing the importance of balancing algorithmic personalization with user autonomy. Ultimately, this dissertation contributes to the broader discourse on the societal impact of AI and algorithms, advocating for strategies that enhance user empowerment in the digital age.
- As comunidades literárias virtuais e a experiência de leitura percecionada : uma perspetiva multistakeholderPublication . Guerra, Catarina Silva Cardoso Castro; Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego NunesAo longo dos séculos, o livro tem-se revelado um veículo de conhecimento e um espelho das transformações da sociedade nos seus vários domínios. O estabelecimento das redes sociais nas rotinas de cada indivíduo possibilitou a criação de comunidades à volta de interesses comuns. A literatura acompanhou a tendência e plataformas como o TikTok e o Goodreads têm um papel fundamental na discussão de livros e criação de novos leitores.Com este estudo, pretende-se analisar a perceção da influência da participação nas comunidades literárias virtuais na experiência de leitura da população leitora presente nas comunidades do Goodreads e do BookTok, usando a teoria do interacionismo simbólico (Mead, 1934 & Blumer, 1969) como suporte. Com uma abordagem qualitativa, realizaram-se 32 entrevistas semiestruturadas a 34 membros das duas comunidades e diversos stakeholders relacionados com a leitura.Os resultados demonstram que apesar da perceção da influência destas comunidades variar entre stakeholders, são lugares onde se fomentam relações, partilham opiniões e recomendações literárias em que os novos mediadores e críticos informais têm um papel central. No BookTok, os booktokers sentem-se influenciados na quantidade e variedade de livros que lêem, por se proporem à produção de conteúdo frequente. Os escritores e influenciadores do Goodreads na comunidade, destacam apenas a facilidade em descobrir novos livros e autores. Os leitores e restantes membros, referem o aumento da quantidade e variedade de livros lidos, influenciados por booktokers e outros influenciadores. O Goodreads é utilizado essencialmente como uma ferramenta de monitorização de leitura. Sendo as principais influências pessoas próximas, como amigos ou familiares. Os leitores e os influenciadores, em especial, os membros da comunidade do BookTok revelaram uma tendência para uma leitura rápida e superficial dos textos. No entanto, os escritores destacaram a contra tendência, que tem surgido, em que se propõe a leitura mais lenta e aprofundada dos livros. É então possível concluir que as comunidades literárias virtuais possuem um papel determinante na transformação da experiência de leitura de muitos leitores.
- “Conta-me como foi” e a (re)mediação da memória histórica : dos conteúdos à receçãoPublication . Ferreira, Madalena Amaral Bonnefon Borges; Pereira, Ana Catarina Valdigem JacintoA ficção tem-se revelado um poderoso veículo de narrativas históricas. Para além de atuar na preservação da história, a ficção reinterpreta-a e representa-a remediada em produtos audiovisuais. Selecionou-se como objeto de estudo a série “Conta-me Como Foi” da RTP 1, nomeadamente as temporadas 6, 7 e 8, que representam o período pós 25 de abril. O foco desta investigação é o papel da ficção televisiva na mediação histórica, em concreto das temporadas enunciadas da série “Conta-me Como Foi” na reconstrução da memória histórica dos espetadores sobre o período pós 25 de abril em Portugal. Assim, o presente estudo foi orientado pelas seguintes questões de investigação: De que modo é que o período histórico pós 25 de abril foi representado nas temporadas 6, 7 e 8 da série “Conta-me Como Foi” da RTP 1? e Como é que a série “Conta-me Como Foi” da RTP 1 tem contribuído para a reconstrução da memória histórica sobre o período pós 25 de abril? Utilizou-se o método misto, com recurso às técnicas de análise de conteúdo quantitativa e de entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo foi feita aos 52 episódios das temporadas 6, 7 e 8 da série “Conta-me Como Foi” da RTP 1. As entrevistas foram realizadas a 10 espetadores da série, 5 dos quais viveram o período representado e 5 que não o viveram. Os resultados revelaram que a representação do período pós 25 de abril nas temporadas 6, 7 e 8 da série “Conta-me Como Foi” foi exclusivamente referente aos anos entre 1984 e 1987. Importa referir que todos os episódios contribuíram para representar este período e que na sua maioria em cada um eram abordados três eventos histórico-sociais da época. A televisão foi um meio que assumiu um importante papel na remediação da história. Relativamente ao contributo da série para a reconstrução da memória histórica do período pós 25 abril, quem o viveu salientou a revisitação da história e quem não viveu a época em análise atribuiu à série um papel relevante no conhecimento deste período da história.
- A design for social change framework: improving the educational climate of students with depressive symptomatologyPublication . Monteiro, Marco; Frontini, Roberta; Mindrico, Tiago; Pernencar, CláudiaThe mental health of university students is increasingly in the spotlight, particularly after the Covid-19 pandemic. This phase of their lives coincides with the presence of specific psychiatric challenges, and depressive symptoms are particularly relevant in these students. This study aims to develop a design framework for social change that seeks to intervene in the educational climate of students with depressive symptoms. Integrating the social change model with design methodologies aims to lead to positive changes in the school environment for young people, involving the participation of the school community.