FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- China imaginada : (des)construção de estereótipos sobre a China e os chineses em Portugal : 1974-2016Publication . Sousa, Érica Lima de; Alves, Jorge Manuel Ribeiro dos SantosOs contactos entre portugueses e chineses remontam ao século XVI via Macau, e desde desta época, que surgem as primeiras imagens sobre o que seria a China e os chineses aos olhos de navegadores portugueses em terras longínquas. Imagens que foram transportadas para o país luso, onde desde então, se transformaram com o passar dos anos. Os estereótipos, sejam eles positivos ou negativos, são muitas vezes usados na representação do “Outro” – no que se desconhece – de forma a criar uma imagem geral, mas que muitas vezes não corresponde ao país e sua cultura. Com o crescente investimento chinês em Portugal, pretende-se analisar algumas das imagens representativas da China e dos chineses em Portugal de forma a averiguar a imagem presente dos portugueses em relação ao país asiático. Para além da análise de imagens, a mesma será apoiada por um inquérito efetuado a portugueses.
- A conceção do criacionismo de Leonardo CoimbraPublication . Kanutula, Joaquim da Silva; Pimentel, Manuel Cândido de Melo MedeirosO nosso estudo tem como horizonte a investigação do pensamento filosófico de Leonardo Coimbra, que teve o seu início no ano de 1912 com a publicação de O Criacionismo (Esboço de um sistema filosófico), obra cujo título ficou a designar o seu sistema filosófico, resultado da apropriação e adequação da teoria clássica do criacionismo a uma nova forma de pensar. Pode-se afirmar que é fundamental, atual e interessante o pensamento filosófico de Leonardo Coimbra, por causa da originalidade das suas reflexões filosóficas e pelo contributo que trouxe ao enriquecimento da linguagem filosófica no que diz respeito ao pensamento filosófico português e também pela larga sistematização de temas e de problemas que o seu criacionismo veio propor, desde a epistemologia, com a constituição de uma teoria da ciência e, mais vastamente, de uma teoria do conhecimento, a uma ontologia do espírito. O que terá motivado ou impulsionado Leonardo Coimbra a nomear a sua forma de pensar de “criacionismo’’? Qual terá sido o motivo ou a razão que levou Leonardo Coimbra a designar a sua forma de pensar de “criacionismo”? Quais terão sido as orientações filosóficas que estão na origem de tal sistema? Quais os caminhos percorridos para a concretização desse sistema de pensamento? As inquietações de Leonardo surgiram fruto da insatisfação que sentiu ao apreciar diversas orientações filosóficas. Estudou a teoria clássica do criacionismo por ser uma teoria da criação do mundo por Deus a partir do nada, naquilo que é conhecido como criação ex nihilo, e pela oposição que esta teoria faz às teorias emanatistas que criam o cousismo, segundo as quais o mundo teve origem num processo dimanador a partir da unidade matricial do ser divino. Esta mesma teoria pode ser considerada a doutrina pela qual Deus cria de modo imediato as almas humanas, insuflando-as na substância corpórea, desde que existam as espécies nativas da matéria organizada, pronta para receber o princípio anímico. Mas o que Leonardo cogitou no criacionismo clássico foi sobretudo por ser uma teoria da ação pura divina, de que se podia deduzir um conceito de produção eficiente, criadora ou inventiva, e uma conceção de atividade como a própria nascente que dá sustento às naturezas criadas. Chamou a sua filosofia um criacionismo, por ser uma filosofia da liberdade. O criacionismo para Leonardo traduz a realidade dramática das consciências que só existem convivendo num esforço permanente de fraternidade e acordo, justiça e beleza, criando, portanto, a realidade.
- Consciência moral em John Henry Newman como via para chegar à fé e ao conhecimento de Deus, a partir de "An essay in aid of a grammar of assent"Publication . Paiva, Fernando Maio de; Pereira, Américo José PinheiraEste estudo analisa a especificidade do conceito de Consciência Moral em Newman, no âmbito da sua reflexão filosófica acerca do assentimento à fé religiosa. A dissertação está estruturada da seguinte forma: depois de um capítulo introdutório acerca da Consciência Moral, segue-se um resumo de An Essay in Aid of a Grammar of Assent, a obra de referência deste estudo, realçando os aspectos mais relevantes para o tema em análise. No Capítulo 3 são analisadas as influências filosóficas mais importantes em Newman. O Capítulo 4 é propriamente o âmago da dissertação no qual são expostas as especificidades do pensamento de Newman acerca da Consciência Moral na relação com a adesão à fé religiosa e com o conhecimento de Deus. A conclusão sintetiza as grandes ideias expostas e demonstradas ao longo do Capítulo 4, nomeadamente a relação da concepção escolástica de Consciência Moral com a concepção própria de Newman, bem como a sua correlação com a Verdade.
- Dimensões de socialização implicadas na vida religiosa da comunidade chinesa do Templo Fo Guang Shan de LisboaPublication . Nunes, Tânia Raquel Ribeiro da Cunha Belo; Alves, Jorge Manuel Ribeiro dos Santos; Simões, Rui Fernando AlmeidaO objeto deste trabalho é a análise de algumas variáveis do processo de socialização decorrentes da frequência, por membros da comunidade chinesa radicada em Lisboa, que frequenta o templo budista Fo Guang Shan em Lisboa (centrando-se o estudo na comunidade chinesa). Encontramos, desta forma, ambos os conceitos socialização e comunidade interligados. A investigação centra-se em vários modelos de pesquisa etnográficos e antropológicos e surge como objeto de estudo na área da socialização, sendo assim tratados diversos aspetos da socialização e dos modelos de reprodução social e cultural desta comunidade chinesa. Desta investigação consta igualmente uma análise realizada aos dados recolhidos nas entrevistas à comunidade. O estudo recorreu a períodos de observação e a entrevistas de alguns membros da comunidade frequentadora do templo e tem como principal objectivo compreender o processo de socialização no contexto específico das práticas sociais atualizadas no Templo, integradas pelos próprios atores sociais, e procurando compreender a relação entre a vivência do Budismo e a inserção comunitária por meio de interação entre gerações, no seu quadro de representações sociais e culturais.
- A Filosofia da educação na perspectiva platónicaPublication . Gomes, Simões Rosário Gaspar; Pereira, Américo José PinheiraEste trabalho consiste no estudo do pensamento educacional de Platão, no qual procuramos apresentar no primeiro capítulo a vida e obras do autor. Quanto as obras, destacaremos as escritas durante os vários períodos de sua vida, destacando as da mocidade. É durante este período em que nós identificamos um Platão no auge das suas investigações nos quais nos brinda com as grandes obras como é o caso dos escritos do primeiro Livro da República que faz uma abordagem acerca da justiça; o Protágoras, que aborda a questão da virtude; o Hípias Maior e Menor; a Apologia e o Críton. No segundo capítulo, faremos uma abordagem histórica da Grécia Antiga trataremos da questão da Paideia Grega e não só como também da influência dos sofistas naquele período. Ainda no mesmo capítulo, faremos uma abordagem da influência de Sócrates no pensamento de Platão, seu contributo na educação e formação do homem grego. Platão deixa evidente na própria alegoria que o processo de ascensão da alma constitui um longo e gradual percurso, com diferentes estágios, e um amplo currículo, caracterizando-se como um elevar-se para além das experiências sensíveis, a fim de alcançar a sabedoria suprema a ciência do bem. Finalmente no terceiro capítulo, trataremos do paradigma da educação na Grécia antiga, destacamos a educação dos governantes na República de Platão, e para terminar fizemos uma abordagem do novo conceito do saber, o Ménon.
- Intuição e juízo na obra Inteligencia y Logos de Xavier ZubiriPublication . Mineiro, Daniel Nuno Oliveira; Morujão, Carlos Aurélio VenturaEste estudo pretende dar notícia da intuição da realidade. E, por isso, seguiremos de perto a filosofia de Zubiri mostrando que a realidade é colhida por meio de um inteleccionismo, que imbrica sensibilidade e inteligência num só acto intuitivo. Para o efeito, partiremos de uma filosofia da actualidade, não dos antigos paradigmas judicativos ou logicistas. Além disso, mostraremos que a realidade só pode ser colhida através de outras realidades. Por esta razão, faremos referência ao campo de realidade, à respectividade, à transcendentalidade, à talidade e à re-actualização logóica; uma vez que sem estes aportes de realidade não seria possível delinear hipóteses do que seja determinada coisa em realidade. Numa segunda parte, introduziremos a noção de Juízo que tem por base a intuição, e, faremos referência ao modo como é afirmada a realidade tendo em conta o papel da coisa real já intuída. Por isso, passo a passo mostraremos a necessidade de voltar à realidade já intuída, para verificar através das formas de afirmação e dos modos, a realização ou irrealização das hipóteses através dos requisitos da evidência. Sem este percurso, não seria possível chegar à noção de verdade dual apontada por Zubiri.
- O papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo dos jovensPublication . Lourenço, Alexandrina da Silva; Pereira, Américo José PinheiraA presente dissertação tem como base a obra Investigações Filosóficas de Ludwig Wittgenstein e trata o tema «o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo, como instrumento para o estudo da aprendizagem de jovens adolescentes». O tema proposto tem como pano de fundo o Projeto “Filosofia para Crianças e Jovens”, implementado no Colégio Internacional de Vilamoura, onde leciona a autora da dissertação aqui desenvolvida. Este projeto foi implementado há cerca de 15 anos, sendo, neste momento, alvo de estudo e uma riquíssima fonte de análise. Na sua origem e tal como a generalidade dos projetos nesta área científica, o projeto em curso nesta Escola - Colégio Internacional de Vilamoura - tem assumido como base de trabalho a teoria de Matthew Lipman sobre o ensino da filosofia aos mais jovens, bem como alguns outros contributos da Sociedade Portuguesa de Filosofia, de Oscar Brenifier2 e de Alice Santos3. Assim, integrando-se a mestranda neste projeto e percebendo a necessidade de procurar inovação científica, propôs-se estudar a obra de Wittgenstein acima citada, no sentido de produzir uma dissertação que tem como primeiro objetivo fundamentar teórica e epistemologicamente as práticas pedagógicas de filosofia no Colégio. Assim sendo, e depois de uma primeira parte dedicada à contextualização da obra em causa, bem como à sua apresentação, realiza-se um estudo de caso, através da prática letiva da disciplina de Filosofia para Jovens, ministrada a uma turma de 8º ano, que submeteu a teste as potencialidades do rigor linguístico e do alargamento vocabular no desenvolvimento do raciocínio e na apreensão do conhecimento. Por fim, partindo do estudo da obra de Wittgenstein, em confronto com as teorias prevalecentes neste campo científico e com as práticas em vigor, o objetivo último consiste em apontar caminhos orientadores para o desenvolvimento e melhoria do Projecto “Filosofia para Jovens” no Colégio.
- As parábolas de Jesus e sua atualidade na arte de ensinar : uma reflexão a partir da Unidade Letiva “Jesus, um homem para os outros” do 6º ano de escolaridadePublication . Ribeiro, Maria Zulmira Fernandes; Palma, Alexandre Coutinho Lopes de Brito; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoDurante a minha Prática de Ensino Supervisionada, ao lecionar a unidade letiva 2 do sexto ano “Jesus, um homem para os outros” surgiu uma questão relativa às parábolas de Jesus: Tem este “recurso pedagógico” interesse nos dias de hoje? Daí surgiu o tema do relatório: As parábolas de Jesus e sua atualidade na arte de ensinar. Estas histórias que Jesus contava tinham como pano de fundo as imagens do quotidiano das pessoas e através das quais era transmitida uma mensagem que, na maioria das pessoas, ficava gravada na memória e no coração. Ele não fazia juízos de valor, apenas fazia com que os seus interlocutores se sentissem implicados na história, fizessem as suas próprias ilações e decidissem o caminho a seguir. Entre outras parábolas que apresentou, a do bom samaritano serviu de base para o lançamento da questão e para o delinear de uma proposta de trabalho adaptada à nossa realidade. Descobri que as parábolas são uma mais-valia no desenvolvimento do trabalho pedagógico a realizar com os alunos. Com a ajuda de vários autores, como Daniel Marguerat, Joachim Jeremias, Armand Puig, Joachim Gnilka, Richard Arends e os vários autores do Programa de EMRC, fui dissecando o conceito de parábola e compreendendo o seu papel na atualidade. Depois deste estudo posso concluir que as parábolas de Jesus continuam atuais na arte de ensinar, aliás a mensagem que anunciam já está presente no mundo e é sempre atual em todos os tempos porque é a linguagem do amor de Deus pelo ser humano e, através de exemplos simples, mostram que é possível amar a Deus e ao próximo como Ele amou e ensinou. Podemos mesmo afirmar que as parábolas são reflexos nítidos do ser e viver de Jesus no seu relacionamento com Deus, seu PAI e com a humanidade.