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- O infográfico informativo no futuro do jornalismoPublication . Lacerda, Alexandra Miguel Pedruco da Conceição de Araújo; Santos, Rogério José de AlmeidaA presente dissertação tem como principal objectivo documentar a crescente liberdade visual no jornalismo e a imposição do Infográfico nesse panorama. O aparecimento das redes sociais e a consequente urgência em partilhar conteúdos fez com que a imprensa escrita se adaptasse e inaugurasse uma nova era comunicativa. Os infográficos são talvez a principal marca - antes tidos como recurso e, hoje em dia, indiscutivelmente vistos como género. No online é o infográfico interactivo que combina em si todas as potencialidades oferecidas pela multimédia. A análise comparada entre dois jornais de referência – Público, o jornal mais bem desenhado da Península Ibérica, e o jornal britânico The Guardian, vencedor do Pulitzer 2014 – pretende confirmar a imposição do infográfico enquanto narrativa jornalística.
- Lean thinking : aplicação de técnicas de melhoria contínua em empresa de fabrico de couros artificiaisPublication . Ferreira, Gisela Fernanda dos Santos; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaAtualmente, a concorrência global força as empresas a uma produção de maior exigência técnica, a custos cada vez mais baixos. Neste âmbito, a filosofia Lean propõe ajudar as empresas a exponenciar o seu valor, reduzindo desperdícios e custos associados. A empresa em estudo dedica-se à produção e comercialização de couros artificiais sobretudo para aplicações de estofos e calçado. O objetivo do projeto prende-se com a implementação de técnicas Lean, no sentido de diminuir os custos associados à 2ª qualidade, em especial ao retrabalho. Numa fase inicial procedeu-se a uma análise-diagnóstico da situação da organização. Assim, recorreu-se a ferramentas como o diagrama de Ishikawa, 5 W’s, “5W’s and H”, diagrama de pareto, bem como à análise de não conformidades internas, sendo possível identificar qual o principal desperdício da empresa: retrabalho de cores não conformes. O trabalho teve como base o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act). Neste sentido, foram planeadas e encetadas diversas ações como a introdução de kanbans para facilitar o corte de amostras padrão, sistema poka-yoke de validação de cor, e a mais fundamental: sensibilização para a melhoria contínua e para a importância das amostras no sentido de ser evitado o retrabalho. Após uma implementação de um ano, os principais resultados são favoráveis à aplicação da filosofia Lean. Verificou-se uma diminuição muito significativa do número de “lacas à cor”, e consequentemente dos custos associados ao retrabalho. Foi possível um aumento do número de amostras padrão contribuindo, assim, para um sistema de gestão da qualidade mais eficaz. A organização constatou os benefícios da utilização de práticas Lean e pretende, no futuro, uma implementação total da técnica “5S’s”.
- Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividadePublication . Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira; Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho daO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao Estágio Pedagógico em Artes Visuais, que teve início em setembro de 2011, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Reflete sobre o modo como a Arte contribui, no âmbito do ensino-aprendizagem, para a dinâmica de outras disciplinas curriculares. O relatório procura apresentar modos de valorização e aplicação da Arte na educação do aluno. Em concreto, considerando a inclinação do aluno para a necessidade de entendimento e respostas imediatas, visa o estímulo da sensibilidade estética e o incentivo à reflexão no aluno, como antecedentes da ação diferenciada. Para o efeito, recorre-se a diversas linguagens artísticas para favorecer o desenvolvimento da criatividade. O fim último deste relatório é, portanto, articular uma reflexão entre a Arte e a Educação, mostrando as suas relações íntimas, no propósito de uma Educação pela Arte. Neste quadro, procurar-se-á também sublinhar a importância do estreitamento dos laços com outras disciplinas e professores, bem como com a comunidade envolvente. Este estreitamento pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade pedagógica nos professores, a autoestima e o autoconceito nos alunos. Deverá também facilitar o desenvolvimento estético e a educação do gosto, ao que acresce o desenvolvimento da perceção sobre o artista e sobre a criação artística.
- Dimensões de socialização implicadas na vida religiosa da comunidade chinesa do Templo Fo Guang Shan de LisboaPublication . Nunes, Tânia Raquel Ribeiro da Cunha Belo; Alves, Jorge Manuel Ribeiro dos Santos; Simões, Rui Fernando AlmeidaO objeto deste trabalho é a análise de algumas variáveis do processo de socialização decorrentes da frequência, por membros da comunidade chinesa radicada em Lisboa, que frequenta o templo budista Fo Guang Shan em Lisboa (centrando-se o estudo na comunidade chinesa). Encontramos, desta forma, ambos os conceitos socialização e comunidade interligados. A investigação centra-se em vários modelos de pesquisa etnográficos e antropológicos e surge como objeto de estudo na área da socialização, sendo assim tratados diversos aspetos da socialização e dos modelos de reprodução social e cultural desta comunidade chinesa. Desta investigação consta igualmente uma análise realizada aos dados recolhidos nas entrevistas à comunidade. O estudo recorreu a períodos de observação e a entrevistas de alguns membros da comunidade frequentadora do templo e tem como principal objectivo compreender o processo de socialização no contexto específico das práticas sociais atualizadas no Templo, integradas pelos próprios atores sociais, e procurando compreender a relação entre a vivência do Budismo e a inserção comunitária por meio de interação entre gerações, no seu quadro de representações sociais e culturais.
- Acompanhamento pessoal de jovens consagrados : contributo para o acompanhantePublication . Cabecinhas, Célia Maria Pedrosa; Trigo, Jerónimo dos Santos
- O contrato de depósito escrowPublication . Morais, Nuno Miguel Ferreira; Tomé, Maria João Romão Carreiro Vaz
- O papel dos pais na transição escolar da criança para o primeiro cicloPublication . Fernandes, Guida Alice; Gonçalves, Armanda Paula CunhaA transição do ensino pré-escolar para o primeiro ciclo reveste-se de grande importância na primeira infância, na medida em que vai iniciar uma fase marcada por novos desafios de aprendizagem que é determinante para o seu desenvolvimento pessoal e social. Neste processo complexo e exigente, estão envolvidos vários intervenientes principalmente a família e a criança, sendo por isso muito relevante estudar as dinâmicas associadas. Assim, realizou se um trabalho de investigação qualitativo de natureza fenomenológica. A amostra é não aleatória com três casais e 3 crianças, tratando-se de uma amostra homogénea a casais com um único filho com idade entre os 5/7 anos. Os instrumentos deste estudo para a recolha de dados foram um questionário sociodemográfico e uma entrevista ad hoc. A interpretação dos dados faz-se através da análise de conteúdo categorial. Essa mesma interpretação dos dados, ou seja a análise de dados, indica-nos que os pais dão valor à educação dos filhos, sentem que têm algo a dizer sobre a relação e o envolvimento entre os pais e escola. Assim os pais vivenciam um conjunto de etapas e experiência emocional na entrada do pré-escolar e do 1º ciclo, desenvolvem significados quanto ao contexto educativo da criança, verificam dificuldades da criança nos diferentes contextos educativos, desenvolvem expectativas quando a percurso escolar da criança e denotam que a criança é capaz de desenvolver positivamente. Quanto à criança, esta refere as suas vivências face ao pré-escolar e ao 1º ciclo, os significados que atribui ao anterior e ao actual contexto educativo o factor que considera protector no pré-escolar e no 1º ciclo. Após esta análise surge-nos a discussão dos resultados, sendo que de forma sucinta a transição e adaptação ao 1º ciclo foram positivos tanto para os pais como para a criança. Os significados e o facto das tarefas desenvolvimentais parecerem concluídas, ajudam a criança na transição e adaptação ao novo contexto educativo.
- Responsabilidade civil : acidentes de viação em autoestradaPublication . Costa, Jorge Artur Pinto da; Proença, José Carlos Barros Brandão
- How does past forecast behavior affect analysts' employment outcome?Publication . Marcelino, Maria João de Almeida; Faias, José Afonso de Carvalho TavaresWe study the relationship of sell-side analysts’ performance and their employment outcomes in the U.S. from 1983 to 2013. Analysts with a weak accuracy score are more likely to leave the job and less likely to experience a job-upgrade. Controlling for accuracy and experience, bolder and younger analysts are also more likely to experience job-termination. Additionally an Institutional Investors’ all-star has a lower chance of job-termination in case of a weak performance. Finally from 2003 onwards, after Wall Street’s regulation enforcement, employment outcome becomes less sensitive to an analyst’s past performance.
- O regime jurídico da publicidade enganosa : a (des)proteção dos consumidores?Publication . Costa, Andreia Rodrigues; Afonso, Ana Isabel da CostaO presente trabalho aborda a figura da publicidade enganosa. Focando a atenção no seu regime jurídico, quer a nível comunitário, quer a nível nacional, procurar-se-á perceber se este tratamento é ou não apto a proteger os interesses dos consumidores, a parte mais fraca da relação contratual. No sentido de alcançar o desiderato supra referido analisar-se-ão os requisitos necessários para se qualificar uma mensagem publicitária como enganosa, assim como as consequências legais em que incorrem as empresas infratoras. Estudar-se-á com especial acuidade o ilícito contraordenacional expressamente consagrado no Código da Publicidade para fazer face, como veremos, ao ilícito mais frequente no âmbito da publicidade – o ilícito da publicidade enganosa.