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- Marketing em tempos de crise : turismo de lifestylePublication . Mendes, Filipa Azevedo da Glória Dias; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoO presente relatório de estágio aparece como fruto do estágio curricular desenvolvido na agência de viagens Sporski- Snow Specialists. Procurando fazer uma ponte com o difícil período pelo qual atravessa a economia nacional, este estudo, direcionado para o marketing de crise, ambiciona identificar algumas das estratégias de marketing que, quando aplicadas ao turismo de nichos, podem contribuir para minimizar e inverter os efeitos negativos de uma crise económica. O estudo de caso, centrado nas empresas Sporski e Takeoff, direcionadas em exclusivo para o nicho do turismo de lifestyle, procura analisar as estratégias levadas a cabo pelas agências de viagem e delinear quais as que mais contribuíram para atenuar a quebra prevista. A metodologia de investigação, tendo por base o método interativo de Maxwell, utiliza o método qualitativo em duas vertentes, observação participante, durante os meses de estágio, e realização de entrevistas semidiretivas. Esta investigação tem os seus alicerces teóricos assentes em três eixos: o marketing de crise, de serviços e de nichos. Entre as principais conclusões contam-se a necessidade de manter, ou aumentar, o investimento em marketing em períodos de crise e de garantir que as empresas são capazes de responder de forma eficaz às necessidades dos clientes a que se dirigem. Em períodos de crise, e na medida em que as empresas contam, na sua maioria, com um menor orçamento disponível, é fundamental que apostem em campanhas de marketing direto, dedicando uma atenção especial às oportunidades do universo online, cada vez mais uma fonte de comunicação com resultados comprovados no esforço de vendas. Apresentamos ainda como conclusão a ideia de que os nichos são, por si só, uma forma de lidar com períodos de crise. Ao negarem uma abordagem indiferenciada e apostarem na especialização, conseguem por vezes tornar-se altamente rentáveis e, com clientes muito fiéis, garantir uma estabilidade que se pode revelar crucial para resistir a momentos conturbados da economia. No fundo, ambicionamos contribuir para um maior conhecimento referente ao marketing de crise e esperamos que novos estudos possam reforçar esta área de investigação, encetando uma discussão académica com uma ligação muito relevante ao universo empresarial.
- A coparentalidade e o apoio social, em situação de rutura conjugal e o ajustamento dos filhos : estudo com famílias multidesafiadas, com filhos em idade pré-escolarPublication . Verças, Ana Rita Ventura; Pereira, Ana Isabel; Francisco, RitaEsta investigação consiste num estudo misto, cujo objetivo principal é perceber a relação entre a coparentalidade e o apoio social no ajustamento da criança, em famílias multidesafiadas em situação de rutura conjugal. Participaram no estudo quantitativo 98 crianças em idade pré-escolar e 78 pais (48 mães e 30 pais), que frequentavam uma IPSS do Concelho de Cascais. O protocolo de investigação foi constituído por um questionário sociodemográfico, o questionário da coparentalidade de Margolin et al. (2001), o questionário medical outcomes study social support survey (MOS-SSS; Sherbourne & Stewart, 1991) e o questionário de capacidades e dificuldades (SDQ; Goodman, 1997). Desta amostra, foi selecionado um sub-grupo de 10 mães, que constituíram, numa segunda fase, a amostra do estudo qualitativo, respondendo a uma entrevista semiestruturada e preenchendo o esquema “convoy model” (Kahn & Antonuci, 1980). Os resultados de ambos os estudos permitiram perceber que existe influência da coparentalidade e do apoio social no ajustamento da criança ao divórcio. As crianças cujos pais apresentam níveis mais elevados de conflito têm maiores dificuldades, comparadas com crianças cujos pais apresentam níveis mais elevados de cooperação e comunicação. As mães cujas redes de apoio são maiores e que fornecem tipos de apoio mais diversificados apresentam níveis mais elevados de cooperação, e os seus filhos não apresentam dificuldades, de acordo com o SDQ. Percebeu-se que os fatores relacionados com o ajustamento da criança ao divórcio ou separação dos pais são diversos e o seu impacto é visível, quando estes atuam em conjunto. A idade da mãe revelou-se um fator de influência na coparentalidade e ajustamento dos filhos, no sentido em que as mães com mais de 30 anos apresentam maiores níveis de cooperação e comunicação com o excônjuge, quando comparadas com mães com menos de 30 anos. As dificuldades económicas da mãe, o apoio material e ao nível dos tempos livres (da parte do pai) e o tempo que a mãe passa com a criança são alguns dos indicadores importantes para a adaptação da criança à separação/divórcio. Foram definidas algumas linhas de orientação no âmbito da mediação social e familiar nestes contextos de pobreza.
- Labirintos da infância : contextos de intervenção em crianças e jovens em risco : cuidados de saúde primáriosPublication . Rodrigues, Jorgelina Maria Guerreiro Ramos Beckert; Resende, Ana Maria Soares deTodas as crianças têm direito a crescer com segurança e protecção, assim como a viver uma vida sem qualquer género de violência. Contudo, as estatísticas mundiais, revelam um alarmante retrato em que milhões de crianças são vítimas de violência física, sexual e emocional. A violência e os maus tratos representam, assim, um grave problema de âmbito global com impacto directo a nível da saúde física e mental da criança ou jovem, no seu bem-estar e desenvolvimento e, como consequência, na sociedade em geral. Em Portugal, a par dos progressos internacionais, diversas disciplinas têm desenvolvido os seus conhecimentos, no sentido de facilitar uma actuação concertada aos níveis da prevenção, diagnóstico e intervenção transdiciplinar no âmbito das situações de maus tratos. O mau trato e a negligência constituem uma realidade multifacetada, onde a intervenção dos serviços de saúde se enquadram num contexto de responsabilidade partilhada pelos diferentes actores da comunidade. O Relatório que agora se apresenta descreve um projecto, em contexto institucional, na área da promoção e protecção dos direitos da criança realizado no Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) do Agrupamento de Centros de Saúde de Oeiras, onde decorreu o estágio. O estágio onde se desenvolveu o projecto foi realizado em dois momentos: módulo I e II. No seu primeiro módulo fez-se o diagnóstico da situação, de acordo com a metodologia de planeamento em saúde, tendo sido avaliadas as necessidades sentidas pelos profissionais de saúde na articulação entre o NACJR e as Unidades Funcionais, especificamente durante o processo de sinalização de situações de risco e mau trato ao NACJR. Os resultados obtidos vieram evidenciar a importância de uma comunicação, entre as unidades e o núcleo, que seja bilateral e decorra em todas as fases do processo. Estes resultados vieram reforçar a pertinência da elaboração, no segundo módulo de estágio, de um projecto que se denominou "Labirintos da Infância – Contextos de intervenção em crianças e jovens em risco ". Este projecto visa contribuir para a criação de uma resposta, mais eficaz, às necessidades específicas apresentadas pelos profissionais, no processo de sinalização de situações de risco e maus trato, facilitadora de uma intervenção mais concertada e atempada na promoção e protecção da criança e do jovem em risco ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.
- O (des)uso das tecnologias de informação e comunicação por parte dos professores no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades especiaisPublication . Castaínça, Fátima Armanda dos Santos; Ribeiro, Célia; Carvalho, AnabelaNa educação especial, as Tecnologias de Informação e Comunicação e as Tecnologias de Apoio vêm facilitar o processo de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, contribuindo deste modo, para a já denominada “Escola para todos”, consignada na Declaração de Salamanca. Neste âmbito, sustentamos que os agentes educativos preponderantes para o estudo são os professores do ensino regular e de educação especial, pelos papéis determinantes na promoção do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio. No entanto, importa salientar que o trabalho em parceria entre ambos será sem dúvida crucial para a promoção do sucesso destes alunos. Dada a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias de Apoio no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais pretendemos com este trabalho conhecer a opinião dos professores do ensino regular e de educação especial sobre a utilização das mesmas no referido processo, ao nível do 1º ciclo do ensino básico, de algumas escolas do distrito de Viseu. Apoiados no quadro teórico, prosseguimos com a utilização de questionários como instrumentos de recolha de dados aplicados aos professores do ensino regular e de educação especial. Os resultados parecem indicar que os professores de educação especial estão mais atualizados a nível de estratégias de utilização das tecnologias nas Necessidades Educativas Especiais relativamente aos do ensino regular. Contudo, tanto os professores do ensino regular como de educação especial consideram que as escolas não possuem os recursos tecnológicos suficientes para acolher alunos com Necessidades Educativas Especiais e que as condições e restrições de acesso e uso dos espaços e equipamentos, presentes nas escolas, dificultam a utilização desses recursos no processo de ensino e aprendizagem. Também foi possível verificar a necessidade de mais formação nesta área.
- Uma padre na aldeia global : nova evangelização e novas Tecnologias de Informação e ComunicaçãoPublication . Aguiar, Américo Manuel Alves; Ilharco, Fernando Albano Maia MagalhãesNesta dissertação, revemos os últimos cem anos de pronunciamentos dos sucessores de Pedro, do Papa Leão XIII, ao Papa Bento XVI, atestando a atenção e interesse com que a igreja católica sempre olhou para as potencialidades oferecidas pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. Olhamos de um ponto de vista comunicacional para a urgência da Nova Evangelização pronunciada pelo Papa João Paulo II, dando continuidade ao já expresso pelo Papa Paulo VI e pelo próprio II Concílio do Vaticano. Alicerçamos a nossa reflexão em autores selecionados entre uma variedade de outras possibilidades. Seguimos de modo mais estrutural as teorias de McQuail, Castells, Baudrillard, e McLuhan, e fazemos um percurso cronológico proporcionado pelos referidos autores: da Galáxia Gutenberg à Galáxia Internet, passando pela Galáxia McLuhaniana. Em síntese, exploramos a conclusão de que a rede da sociedade em rede em que vivemos, desta Galáxia Internet onde navegamos, é em boa parte a rede de sempre, onde o próprio Jesus de Nazaré nos desafia a acreditarmos numa pesca milagrosa… Lançai de novo as redes – assim fizemos.
- A remuneração dos administradores dos bancosPublication . Henriques, Filipa Cristina Pereira; Câmara, Paulo
- Os eventos enquanto instrumentos de dinamização da culturaPublication . Pedro, Rita Alexandra de Sousa; Hanenberg, PeterO presente trabalho tem como base um estágio efectuado na Booktailors – Consultores Editoriais, Lda., empresa de consultoria editorial. No centro deste estágio e do presente relatório está o conceito de “evento cultural”. Para o efeito, o trabalho inicia-se por uma reflexão sobre os conceitos relacionados com os eventos, em geral, e com os eventos culturais, em especial, procedendo-se, depois, à análise do papel que estes últimos desempenham no discurso contemporâneo, enquanto instrumentos de desenvolvimento do sector cultural. É dada especial atenção às experiências que os eventos culturais proporcionam às cidades em que ocorrem, e às suas populações, bem como aos respectivos impactos. No fim as actividades da empresa Booktailors onde se realizou o estágio serão apresentadas e analisadas à luz destes conceitos.
- Consciência moral em John Henry Newman como via para chegar à fé e ao conhecimento de Deus, a partir de "An essay in aid of a grammar of assent"Publication . Paiva, Fernando Maio de; Pereira, Américo José PinheiraEste estudo analisa a especificidade do conceito de Consciência Moral em Newman, no âmbito da sua reflexão filosófica acerca do assentimento à fé religiosa. A dissertação está estruturada da seguinte forma: depois de um capítulo introdutório acerca da Consciência Moral, segue-se um resumo de An Essay in Aid of a Grammar of Assent, a obra de referência deste estudo, realçando os aspectos mais relevantes para o tema em análise. No Capítulo 3 são analisadas as influências filosóficas mais importantes em Newman. O Capítulo 4 é propriamente o âmago da dissertação no qual são expostas as especificidades do pensamento de Newman acerca da Consciência Moral na relação com a adesão à fé religiosa e com o conhecimento de Deus. A conclusão sintetiza as grandes ideias expostas e demonstradas ao longo do Capítulo 4, nomeadamente a relação da concepção escolástica de Consciência Moral com a concepção própria de Newman, bem como a sua correlação com a Verdade.
- Arquitetura de Business Intelligence para Location Based ServicesPublication . Barros, André da Silva Mendes Pedrosa de; Amaral, Paulo Cardoso do; Silva, Tito Lívio dos SantosTendo-se verificado que segundo Kargin os Location Based Services (LBS) ainda não têm o grau de aceitação desejado e que segundo Roto e Kaasinen é necessário melhorar a experiência de utilização dos mesmos pretende-se nesta dissertação dar um contributo nesse sentido (Kargin et al., 2007), (Roto & Kaasinen, 2008). Pretende-se contribuir para a melhoria da experiência de utilização dos LBS estudando a hipótese de que a arquitetura de referência de Business Intelligence (BI) possa não servir as atuais necessidades dos LBS. Faz-se nesta dissertação uma análise da adequabilidade da arquitetura de referência de BI aos LBS partindo das necessidades dos mesmos, sintetizando-as e fazendo posteriormente uma análise ponto a ponto. Tendo sido feita a análise e sido encontrados aspetos em que a arquitetura de referência de BI precisa de ser alterada para que melhor responda às necessidades dos LBS faz-se uma proposta de arquitetura de BI que dê um contributo no sentido de melhor responder às necessidades dos mesmos. A elaboração da proposta de arquitetura, parte dos aspetos identificados na análise em que a arquitetura de referência falha na resposta aos requisitos dos LBS e estabelece como meta a solução dessas falhas. No decorrer desta dissertação pôde concluir-se que a arquitetura de referência de BI tem dois aspetos em que falha na resposta às necessidades dos LBS, são eles, a gestão contextual do utilizador em tempo real e a resposta, também em tempo real, aos pedidos do utilizador dados os desafios que advêm da utilização em mobilidade deste tipo de serviço e da necessidade que surge de processar os dados de posicionamento em tempo real. Com a proposta de arquitetura desenvolvida nesta dissertação dá-se, numa solução de compromisso, através de alterações na arquitetura de referência de BI, um contributo no sentido de melhor responder às necessidades dos LBS.
- Representações sociais e institucionalização de pessoas idosasPublication . Serrano, Cátia de Assis Carvalho; Joaquim, HenriqueO envelhecimento demográfico é uma realidade que todos reconhecemos e temos que encarar. Os desafios face a esta realidade são muitos, e exigem de todos nós um novo olhar devido ao seu impacto a nível social. Sendo uma meta das sociedades procurar prolongar a vida dos seus cidadãos, não seria coerente não procurar também, uma melhoria da sua qualidade de vida. Além disso, os constrangimentos da população idosa são muitos, e por vezes torna-se necessário, por diversos factores, a institucionalização do idoso. As conotações, na maior parte das vezes negativas, associadas às instituições, são um considerável factor para se recusar o internamento. Contudo, essas percepções podem não estar adequadas à realidade que tem sofrido alterações ao longo dos tempos. Neste sentido, esta dissertação tem como temática as representações sociais e a institucionalização de pessoas idosas, e como objecto empírico de investigação a imagem que as pessoas idosas têm sobre a institucionalização que já vivem, ou que possam vir a viver. Relativamente aos procedimentos metodológicos, a orientação adoptada enquadra-se na abordagem qualitativa, apresentando-se fundamentalmente como um estudo comparativo. Assim, numa perspectiva compreensiva dos fenómenos sociais, optou-se por imergir na realidade de um serviço de apoio domiciliário, de um centro de convívio, e de um Lar, na freguesia de Benfica, três respostas sociais diferentes e destinadas a pessoas idosas, de modo a obter um conhecimento da vida social em estudo e apreendendo o significado dado pelos sujeitos aos seus próprios contextos. Desta forma, realizaram-se cinco entrevistas semi-directivas a cinco pessoas de quatro grupos distintos: o grupo do apoio domiciliário, o grupo do centro de convívio, o grupo do Lar, e o grupo dos potenciais utilizadores de respostas sociais. De referir que foi desenvolvido um trabalho de campo através das entrevistas semi-directivas às pessoas de cada um dos grupos e da pesquisa documental. Posteriormente, toda a informação recolhida foi alvo de tratamento qualitativo através da análise de conteúdo.