FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Profissionalização em contexto pedagógico real : relatórioPublication . Costa, Marco Silva da; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesEste relatório integra-se no Mestrado em Ensino de Informática na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga. Neste procuramos problematizar questões teóricas inerentes à prática docente, onde abordámos questões diversificadas que versam o dia-a-dia do professor, as suas ações e sentimentos relativos a componente de prática de ensino supervisionada realizada, sendo que, neste âmbito, destacamos a relação com os alunos e comunidade educativa, a preparação e execução das atividades letivas e não letivas, retratando aquela que foi a nossa experiência nesta escola. Além destes aspetos retratámos as atividades cientificas desenvolvidas que resultaram na elaboração do artigo científico sob o tema: “Projeto educativo: abordagens teóricas e transversalidade: a informática como recurso ao serviço desse processo”, o qual assume pertinência inegável a qualquer profissional do ensino.
- Utilização da plataforma Moodle em contexto pedagógico : um estudo de caso no ambito da prática de ensino supervisionadaPublication . Pires, Maria João Gomes; Cruz, Sónia Catarina da SilvaNo âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Informática, apresentamos o presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada que se baseia nas reflexões sobre as nossas aprendizagens e experiências vividas ao longo da lecionação na busca de uma identidade do Ser Professor. Neste sentido, tomaram relevância as dimensões de Currículo, Planificação e Avaliação, dimensões de grande importância, que se revelaram essenciais para a orientação da nossa prática docente como professores de Informática. No caminho traçado, a integração e utilização das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem enquanto recurso de apoio e mediação da aprendizagem foram uma constante. Através da apropriação destes conceitos, realizamos uma série de atividades letivas e não letivas inovadoras, que contribuíram para a formação e o enriquecimento da nossa profissionalidade docente. Desde o início do estágio tivemos consciência da necessidade de encarar a nossa intervenção educativa como professor investigador e reflexivo, onde fomos confrontados com a importância de investigar. Uma vez que consideramos a plataforma Moodle uma mais-valia como estratégia no apoio ao processo de ensino e aprendizagem e dela fizemos amplo uso na nossa prática pedagógica, entendemos que seria interessante investigar em que medida os professores da escola utilizavam as ferramentas e recursos desta plataforma em benefício das aprendizagens dos alunos. A recolha de informação neste estudo foi realizada através de um inquérito por questionários online aos professores da escola, pelo que os resultados apontaram para uma insuficiente formação na utilização da plataforma que, entre outros fatores, justificam a falta da integração da Moodle na sala de aula. Apesar do esforço da tutela em tentar acompanhar as alterações provocadas pela Sociedade da Informação, com a criação e melhoramento de infraestruturas de acesso às novas tecnologias e fornecer oportunidades de formação na área das, ainda existem professores que resistem a estas mudanças e continuam a praticar estratégias e métodos de ensino tradicionais, não revelando apetência para encarar o desafio de utilizar novas e diferentes tecnologias inovadoras na sala de aula.