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- A importância do paid media manager numa agência de comunicação : o caso da SA365Publication . Crisafulli, Andreína Del Carmen Gonçalves; Lourenço, Ana Isabel Principe dos Santos da SilvaO propósito deste trabalho é contribuir para a compreensão da relevância do papel do paid media manager numa agência de comunicação. Num contexto altamente competitivo e influenciado pelo digital, onde é relevante as empresas estarem presentes no momento certo e no canal certo com a mensagem certa para influenciar os seus consumidores através de estratégias integradas de comunicação, perceber em que consiste o trabalho do paid media manager e até que ponto é essencial tem uma grande relevância. Neste sentido, foram propostas as seguintes questões de investigação: Q1: Qual o papel que o paid media manager desempenha nas estratégias de comunicação elaboradas por uma agência de comunicação? Q1.1: É possível o papel do paid media manager ser desempenhado por outro departamento numa agência de comunicação? Através do estudo de caso da agência SA365, da observação direta realizada em contexto organizacional e da realização de entrevistas semiestruturadas, foi possível concluir que o papel do paid media manager nas estratégias de comunicação é transversal e que as funções desta figura passam pela intervenção operacional, estratégica, analítica e de opinião no quotidiano da agência. Também, que devido à natureza técnica que supõe em matéria de anúncios, tendências e outros temas relacionados com o âmbito digital, não poderá vir a ser desempenhado por outro departamento na organização. Este trabalho contribui para a construção do conhecimento sobre o papel desta figura, o seu carater intransmissível e a relevância da sua intervenção nas estratégias concebidas em uma agência de comunicação.
- The role of storytelling in empowering digital marketing campaigns : a case of study of ParfoisPublication . Santos, Ana Sofia Viegas; Martins, Carla Sofia CarvalhoIn the digital era, brands must use increasingly persuasive techniques to capture the attention of customers. This research aims to examine how storytelling could be a highly effective method in stimulating customers’ cognition, emotions, and behavior in digital marketing campaigns, and why it elicits such outcomes. With that purpose, a case study approach was adopted, examining how the Portuguese fashion brand Parfois integrated storytelling into its communication strategy. Data collection was based on the analysis of communication materials and a set of interviews with the manager of Mojobrands, the communication company that developed the Parfois storytelling, the marketing director of Parfois between 2013 and 2019, as well as a blogger who participated in the storytelling process. The main objective was to study how Parfois was able to leverage its digital marketing campaigns in response to an increasingly competitive digital environment. The findings show that storytelling – combined with influencer marketing within digital communication channels -, contributed to the international success of the brand.
- O papel do estatuto do desviante e das competências sociopolíticas na gestão da incivilidade em contexto laboralPublication . Abreu, Carolina Xavier Matias Mengo de; Morais, Catarina Tavares de CastroA incivilidade consiste na adoção de comportamentos ambíguos e de baixa intensidade que violam as normas de respeito da organização. Embora este tipo de comportamento desviante esteja associado à diminuição de recursos de autorregulação e maior intenção de saída nos trabalhadores, estas consequências podem ainda ser exacerbadas pelo estatuto que o ator do comportamento ocupa (chefe vs. colega) na organização. A investigação atual tem dado enfoque ao papel que as competências sociopolíticas podem desempenhar enquanto característica individual capaz de mitigar o impacto negativo da incivilidade. Assim, este estudo teve como principal objetivo analisar o papel preditor das competências sociopolíticas na autorregulação emocional e na intenção de saída dos trabalhadores, bem como o papel moderador do estatuto do desviante nesta relação. A amostra contou com um total de 89 participantes que preencheram questionários de autorrelato e recordaram experiências de incivilidade enquanto os seus dados biométricos eram registados por um sensor colocado na palma da mão. Os resultados mostraram que as competências sociopolíticas não predizem a autorregulação nem a intenção de saída. No entanto, os participantes, quando confrontados com comportamentos de incivilidade, apresentam menor autorregulação e maior intenção de saída se esses comportamentos forem realizados por um chefe comparativamente com um colega.
- SDG scoring : an analytic hierarchy process approachPublication . Sousa, Samuel André Moura e; Marques, Bernardo de Vasconcelos e Sousa PaulaThe demand for non-financial information has substantially risen in the last few years. Previously, investors only considered financial information on their investment decisions but there is an increased perception that non-financial factors might provide an additional framework on which firms can be measured, which can positively impact their investment success. Due to this, multiple rating agencies have risen as providers of scores reflecting the Environmental, Social and Governance (ESG) position of firms. However, they often seen as not providing the adequate theoretical reasoning and methodological clarity, which in addition to the lack of a consensus on ESG criteria, creates the space for the development of another scoring system with a robust and clear sustainability framework underlying it. Additionally, following the implementation of the Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD), a broader set of firms are required to report on their environmental and social impacts. This might create an information disadvantage for non-CSRD covered firms, which has led these firms to also have the desire to report on these issues. This dissertation presents the development process of a scoring system on which non-financial performance is measured through the Sustainable Development Goals (SDGs), i.e., a robust framework and that combines both financial and non-financial information in a single value, through Multi-Criteria Decision Making, namely, the Analytic Hierarchy Process (AHP). Additionally, it also provides a base framework for firms ESG reporting.
- O contributo do teletrabalho para a conciliação entre a vida de trabalho e a vida familiarPublication . Vasconcelos, Sofia Carinhas; Guimarães, Maria Isabel Gonçalves Guedes de Castro; Oliveira, Eva Teresa Valente Dias deAs exigências do mundo profissional têm vindo a aumentar significativamente nas últimas décadas, tornando-se cada vez mais difícil para muitos colaboradores encontrar um equilíbrio adequado entre a vida profissional e familiar. Por esse motivo, o teletrabalho tem sido progressivamente utilizado como facilitador da conciliação entre a vida de trabalho e a vida familiar dos indivíduos. No entanto, o teletrabalho pode também representar um desafio para os colaboradores, no sentido em que dificulta a distinção entre o trabalho e a família. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender até que ponto o teletrabalho contribui para a conciliação entre a vida de trabalho e a vida familiar. O presente trabalho é uma meta-análise qualitativa que identifica, interpreta e analisa resultados das investigações efetuadas acerca do tema nos últimos cinco anos. A meta-análise foi conduzida a partir de uma amostra de 33 artigos, que foram escrutinados através do método de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o teletrabalho tem implicações na mudança das organizações, na flexibilidade dos indivíduos, no bem-estar e no technostress no trabalho. Além disso, este pode contribuir positiva ou negativamente para a conciliação entre a vida de trabalho e a vida familiar, dependendo de fatores como as fronteiras trabalho-família, o género, a parentalidade, o apoio organizacional e o work feeling dos indivíduos. Por fim, os resultados sugerem que a Gestão de Recursos Humanos tem um papel primordial na implementação de políticas que facilitem a conciliação entre o trabalho e a família dos teletrabalhadores.
- Teletrabalho e conciliação trabalho-vida pessoal : o papel moderador do NSE e da dimensão do agregado familiarPublication . Costa, Susana Luís Soares; Monarca, Maria Adélia de Jesus; Ribeiro, Luísa Jacinta Feio AntunesEste estudo teve como objetivo principal a análise da relação entre o teletrabalho e a conciliação trabalho-vida pessoal, considerando os moderadores tamanho do agregado familiar e nível socioeconómico (NSE), aferido com base na faixa salarial dos participantes. A amostra envolveu 78 participantes, com idades compreendidas entre os 21 e os 65 anos, dos quais 28 são do sexo masculino e 50 do sexo feminino. Os dados foram obtidos com questionários online e interpretados através de análises de correlação e moderação. No entanto, não foram encontradas associações significativas entre as variáveis. Estes resultados podem sugerir que o impacto do teletrabalho no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal pode não ser influenciado pela dimensão do agregado familiar ou pelo estatuto socioeconómico, pelo menos no contexto particular deste estudo. Este projeto faculta informações sobre a interação entre o teletrabalho, as características do agregado familiar, o nível socioeconómico e a conciliação trabalho vida pessoal, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada dos fatores que influenciam a capacidade dos trabalhadores para alcançar equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. É ainda necessária mais investigação para compreender melhor a complexa dinâmica entre o teletrabalho, a conciliação trabalho-vida pessoal e as diversas variáveis sociodemográficas.
- Estudo piloto de implementação do Heroic Imagination junto de crianças e jovens em riscoPublication . Sousa, Ana Luísa Costa de; Barbosa, Mariana ReisO programa Heroic Imagination Project (HIP) pretende combater a indiferença social, fomentando atitudes e comportamentos prossociais. A literatura tem reconhecido que as adversidades vividas na infância e adolescência podem representar uma ameaça para o desenvolvimento socioemocional, tornando premente a promoção de competências socioemocionais junto de crianças e jovens em risco. Seguindo a proposta de implementação do HIP num ATL de um território económico e social desfavorecido, a presente investigação pretende contribuir para a adaptação do programa junto de crianças e jovens em risco. Adotando-se uma metodologia qualitativa, explorou-se a forma como as crianças, os jovens, as formadoras e a psicóloga do ATL compreenderam e interpretaram as suas experiências ao longo das sessões, através da observação-participante e de entrevistas semiestruturadas. Seguidamente, recorreu-se à análise de conteúdo dos dados obtidos. Os resultados apontam para o impacto positivo do programa nos participantes a nível social, particularmente ao nível da promoção de empatia. Os dados deste estudo oferecem também importantes contributos com vista à adaptação das sessões a grupos de participantes com o mesmo perfil, sistematizando os conteúdos e estratégias que se revelaram mais ou menos eficazes e apresentando recomendações concretas e sugestões de melhoria para futuras implementações do HIP com esta população.
- Análise de padrões comportamentais na entropia de mercado, comparando modelos de base linear e não linearPublication . Ferraz, Miguel da Costa Ricon; Alves, Paulo Alexandre PimentaNuma primeira abordagem, o título desta investigação pode ser interpretado como uma contradição. Isto porque, o conceito de entropia, devido à sua relação de proximidade com o caos, pode ser visto não só como a imprevisibilidade do mercado, como também, pela distorção da informação, e por este motivo não ser possível encontrar padrões. No entanto, esta investigação questiona se os mercados financeiros e a economia real não são simplesmente sistemas caóticos, ou, sistemas caóticos com uma vertente comportamental de maior preponderância em timeframes mais curtos. Ao longo deste trabalho vão ser examinados todos os conceitos incluídos no título, bem como outros que irão conferir uma perspetiva coesa e válida através uma revisão bibliográfica relevante. Esta dissertação passa pela conciliação da teoria económica relativa aos mercados financeiros com o campo da engenharia computacional. Este trabalho foca-se na capacidade de previsão das ferramentas de inteligência artificial aplicadas ao mercado cambial, com o apoio da análise técnica. O âmbito deste estudo compreende a comparação da capacidade previsional de modelos lineares face aos não lineares. As teorias clássicas, associadas aos modelos lineares, pretendem embelezar as relações entre os fatores do mundo real, para que estas fiquem ao alcance da compreensão humana. Assim, com as fortes críticas à teoria clássica, nasce o interesse pela modelação não linear que alcança um poder previsional superior, como é apurado nos resultados deste estudo. Como última nota, é de salientar que todos os algoritmos utilizados neste estudo são produto do autor.
- The influence of digital marketing on the choice of a fuel brandPublication . Rodrigues, Ricardo Jorge Andrade Silva; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaWith the advent of social platforms, digital marketing strategies have been gaining a lot of importance among companies, in order to segment and approach their target audiences and consequently improve their performance. This study aims to examine the influence of digital marketing when choosing a Fuel Brand. It presents data from a questionnaire developed for reviewing an individual’s social media habits and the most important variables in Fuel Brand choice. The research was performed utilizing various methods of analysis. To see the differences on a demographic level and compare the respondent’s results to measure social media habits, a pivot table analysis was made. A correlation matrix was built to measure the correlation between digital marketing and its predictor variables, clustering was made to differentiate the types of customers and optimize a brand’s approach towards each, and a logistic regression was made to verify if there was any underlying variable that affected the influence of digital marketing when choosing a Fuel Brand. According to the study’s results, a Fuel Brand's investment in social platforms suffers from a lack of advertising and exposure towards the benefits of actually utilizing these, meaning that if well leveraged, a Fuel Brand’s digital efforts can effectively gain them a competitive advantage.
- Intervenção cognitivo-comportamental na ansiedade na performance musical : estudo de caso múltiploPublication . Fernandes, Filipe José Sampaio da Silva Pires; Dias, Pedro Miguel Brito da Silva; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoO presente estudo desenvolveu-se devido à escassez de programas de intervenção na ansiedade na performance musical (APM). Os objetivos foram contribuir para a elaboração de um manual de intervenção em grupo em APM, após revisão de literatura, e averiguar a adequabilidade de estratégias e atividades desenvolvidas, numa intervenção com adolescentes de uma escola de música, através de um estudo de caso múltiplo, parte de um estudo de proof-of-concept. Foram implementadas quatro sessões junto de cinco participantes, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos. Foram avaliados os níveis de APM e de ansiedade-traço antes e após a intervenção, com recurso ao MPAI-A e ao STAIC C-2, respetivamente. Foi realizado um diário de bordo, sintetizando o funcionamento das sessões e apontando aspetos relevantes sobre o envolvimento dos participantes. Registou-se uma diminuição da média dos scores totais. Registou-se uma diminuição de sintomatologia em dois participantes e aumento em três. Participantes com maior adesão terapêutica apresentaram melhores resultados. Percebeu-se a utilidade de estratégias de psicoeducação, reestruturação cognitiva e respiração diafragmática. Os resultados do estudo contribuem para perceber a adequabilidade de diferentes estratégias, assim como alterações necessárias ao manual de modo a poder avançar para estudos futuros de viabilidade do programa.